Arquitetura debate casas em área do lixão incendiado

     - Começou nesta terça-feira (25) a Semana de Arquitetura e Urbanismo de Montes Claros, que tem um aspecto polêmico: a mostra do filme documentário “Segregação sócio espacial Comunidade Palmital”, de autoria do diretor Diego Dutra, que vem mostrar a situação dos moradores da comunidade que fica ao lado da área do Aterro Controlado de Montes Claros. 


    O campus de Montes Claros (Foto: Divulgação)

    Por coincidência, no sábado, as casas da área do lixão foram incendiadas, com os moradores passando a morar debaixo de lonas. A coordenadora do curso de Arquitetura das faculdades Santo Agostinho, Andréa Vilela, ficou surpresa com o incêndio no local e salientou que foi coincidência inserir esse documentário na programação. Isso ocorreu porque o diretor Diego Dutra colheu depoimentos de diversos palestrantes da semana realizada no ano passado.
    A Semana de Arquitetura e Urbanismo prossegue até o dia 27 e durante os quatro dias, sempre a partir das 17 horas, haverá exposição de pesquisas e trabalhos realizados em Montes Claros. De acordo com Andrea Vilella arquitetos e urbanistas de várias partes do país estarão presentes, dado aos acadêmicos e arquitetos de Montes Claros a oportunidade de troca de experiências e aprendizado. A iniciativa busca promover o debate e a difusão de temas contemporâneos pertinentes à profissão, oferecendo um alargamento do olhar da arquitetura e urbanismo e reconhecendo a importância do processo de construção de uma identidade.

    O evento segue as recomendações de intercâmbio cultural recomendadas pela União Internacional dos Arquitetos. “A semana ocorrerá como uma forma de estabelecer relações recíprocas de ordem cultural. Proporcionamos a nossa comunidade acadêmica uma oportunidade de conhecer outras realidades e apresentar a sua própria. E assim, entre os dias 25 e 27 de abril deste ano, seremos do mundo e não somente de Minas Gerais”, destacou Andrea Vilella.

    Hoje, Valeska Peres Pinto, ex-presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) fará a palestra. Amanhã será a vez de Fred Barboza, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal e Laura Penna, sócia diretora da Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Depois vem Alexandre Amorim, profissional atuante na área do Conforto Ambiental; João Gabriel Rosa, arquiteto e urbanista do Estúdio 41 (Curitiba-PR). No fechamento do evento, acontecerá o Show de Talentos. Segundo Andrea Vilella, esse momento irá expandir o universo da Arquitetura e Urbanismo e dar a oportunidade de todos conhecerem as outras habilidades da comunidade acadêmica.

    Via Girleno Alencar - Jornal Gazeta

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper