Multa ambiental é transformada em Ecopista

     - Prefeitura de Montes Claros inaugurou ecopista no Parque Municipal Milton Prates e anunciou novos investimentos na área ambiental -

     A Prefeitura de Montes inaugurou, no último domingo, 16, a ecopista com um quilômetro de extensão construída no Parque Municipal Milton Prates. A obra marca um novo tempo para essa importante área de preservação ambiental da cidade que, além da ecopista, já conta com várias melhorias como, mesas e bancos rústicos construídos a partir do reaproveitamento de madeira caída do próprio parque e que são utilizados pelos frequentadores desse espaço que é o melhor lugar de recreação e prática de atividades físicas existente na cidade.

    Para o prefeito Humberto Souto, “a grande beneficiada com essa importante obra é a população de Montes Claros que terá um espaço melhor adaptado para as práticas de exercícios físicos e contemplação da natureza”. Ressalta-se que, caberá à população, juntamente com o município, conservar e preservar essa importante área verde e, também, garantir que as futuras gerações desfrutem desse espaço público.
    "Não prometemos grandes obras, prometemos resgatar a dignidade da Prefeitura, administrar com honestidade, correção, e com respeito ao dinheiro público. Essa é uma obra que serve para o lazer e também para a saúde, e com uma grande vantagem: não custou um tostão para a Prefeitura. Conseguimos permutar uma multa que uma empresa tinha e o pagamento foi essa obra. Administrar é fazer isso: buscar economizar o dinheiro do povo", destacou o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.
    De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro, a ecopista é resultado de deliberação do Conselho de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Montes Claros – CODEMA, que converteu em beneficio para a cidade, uma multa ambiental.
    Academia
    Além da ecopista, foi entregue à população uma academia ao ar livre para a prática de exercícios. Para o secretário de Esportes, Igor Dias, “essa é mais uma importante aquisição que irá propiciar bem estar aos praticantes de atividades físicas aeróbicas que utilizam o Parque Municipal Milton Prates.
    Desassoreamento da lagoa do parque
    Estão sendo realizados estudos para a revitalização da lagoa do Parque Municipal Milton Prates, incluindo seu desassoreamento. Já foram coletados materiais submersos e vegetação nativa para análise e posterior elaboração de projeto executivo.
    Pelotão Ambiental
    Já foi criado por Decreto Municipal o Pelotão Ambiental de Montes Claros. Formado por membros da Guarda Municipal de Montes Claros, esse pelotão estará sediado nas dependências do Parque Municipal Milton Prates e realizará a segurança do local bem como das demais áreas de relevância ambiental urbana da cidade. Caberá a esse pelotão, também, o acompanhamento na fiscalização de ocupações irregulares de espaços públicos.
    Ambulantes no Parque Municipal
    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros está realizando o cadastramento de trabalhadores ambulantes que utilizam o Parque Municipal Milton Prates para venderem produtos variados. Além dos cadastro, haverá a utilização de uniformes por esses trabalhadores a fim de facilitar a identificação dos mesmos pelos visitantes do parque.
    Licitações

    Está em processo de elaboração um edital de licitação para exploração dos serviços de restaurante e pedalinhos do Parque Municipal Milton Prates.
    Vale Verde
    O Vale Verde é um beneficio garantido a todo cidadão montesclarense que tenha interesse em visitar os parques da cidade aos domingos e feriados. As empresas que exploram o serviço de transporte coletivo público da cidade serão obrigadas a dispor de dez (10) ônibus para a realização de dez viagens cada um, totalizando cem (100) viagens gratuitas à população por final de semana ou feriado.

    Fotos: Fábio Maçal

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper