Dia da árvore também é dia conscientização

    - Data será celebrada com ações que visam conscientização e preservação em Montes Claros - Projeto “Crescendo Juntos” é o maior incentivador para aumentar o reflorestamento da cidade -


    O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e é o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais. Por isso, a Prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da secretaria municipal de Saúde, vem incentivando o plantio de uma árvore na calçada de cada casa, para contribuir com o bem-estar da população e amenizar o forte calor que faz em Montes Claros, além de embelezar a cidade.
    Para o secretário Paulo Ribeiro, proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje, mesmo com toda degradação. E foi por isso que criamos o projeto “Crescendo Juntos”, para que cada criança que nascer em Montes Claros receba uma muda de árvore para ser plantada pelos pais, onde a família terá a responsabilidade de acompanhar todo seu desenvolvimento para fortalecer a consciência pela preservação ambiental, despertando na criança sua responsabilidade com a natureza, desde o seu nascimento.
    .O projeto “Crescendo Juntos” foi criado em 2006 através da Lei municipal 3.559, na gestão de Athos Avelino, pelo então e agora atual secretário do Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, mas foi interrompido em 2009, com a mudança de Governo. “Foi uma pena esta interrupção, pois se não estivesse tido esta suspensão, nossa cidade estaria mais arborizada, já que a ideia era envolver o montes-clarense na construção de uma cidade com melhor qualidade de vida em um ambiente sustentável para seus filhos, mas, por capricho ou por falta de conscientização ambiental dos últimos gestores, Montes Claros acabou ficando penalizada por oito anos”, criticou Ribeiro.
    Para a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta Gonçalves, o “Crescendo Juntos” despertará a responsabilidade dos pais para com a natureza desde o seu nascimento do filho. “Os pais recebem, logo após o nascimento do filho, uma muda de uma árvore para que ela cresça juntamente com o recém-nascido, recebendo os devidos cuidados para retribuir futuramente com bons frutos e boa sombra”, justificou a secretária.


    PROGRAMAÇÃO
    Na próxima quarta-feira (20) à 9:00 horas, equipe da secretaria de Meio Ambiente realizará o plantio de árvores com os alunos da Escola Municipal Professora Eunice Carneiro, no conjunto habitacional José Correa Machado. Às 16 horas, será apresentado para a equipe do ESF – Estratégia Saúde Família, bairro Independência II/Acácias, o Projeto Crescendo Juntos, que tem por objetivo sensibilizar pais e mães a plantarem a muda recebida e inserirem valores sustentáveis na criação de seus filhos, para constituir cidadãos com consciência crítica.
    Na quinta-feira (21), Dia da Árvore, haverá plantio de árvores, a partir da 8 horas, em várias partes da cidade, principalmente na Avenida Pai João e nos trevo do Parque Municipal e da Rodoviária.
    Durante a semana haverá oficinas educativas de jardins e hortas verticais, priorizando as medicinais, nas escolas municipais Jair de Oliveira, no bairro Eldorado; Mariana Santos, na região do Pentáurea; Du Narciso, no Village do Lago II e na escola Estadual Secundino Tavares, na Vila Mauricéia. Além de palestras, que serão ministradas nas escolas, pelo ambientalista José Gomes Assis.

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper