Montes Claros completa hoje 185 anos

     

     - Os pesquisadores Laurindo Mékie e Marcos Fábio afirmam que a instauração do município foi em 1832. Eles explicam que em 3 de julho Montes Claros recebeu o título de 'cidade'. -

     Ao contrário do que a maioria da população acredita, a emancipação político-administrativa de Montes Claros não teria ocorrido no dia 03 de julho de 1857. A data sempre é comemorada pelo poder público e amplamente estudada nas instituições de ensino tanto da rede particular, quanto pública. Mas pesquisadores defendem que, na realidade, vale o registro ocorrido em 1832 quando foi instaurado o município de Montes Claros de Formigas e estabelecidos seus poderes executivo, legislativo e judiciário. Assim, a cidade seria 25 anos mais velha, completando nesta segunda-feira (16) 185 anos.
    Quem sustenta a tese são os professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Laurindo Mékie Pereira e Marcos Fábio Martins de Oliveira. De acordo com os estudiosos, autores do artigo "A invenção do 03 de Julho em Montes Claros", o que houve em 1857 foi que Montes Claros recebeu o título de "cidade", o que não refletiu em mudanças na organização do município. "Não ocorreu qualquer modificação jurídica, política, ou administrativa em virtude deste título. A única mudança foi no nome que passou de 'Montes Claros de Formigas' para apenas 'Montes Claros', por causa da homônima cidade de Formigas", explica o artigo publicado em 2003.
    Para entender a controvérsia, é necessário diferenciar os termos "município" e "cidade". "A expressão 'município' significa a reunião do conjunto composto pela sede, pelas vilas e pelos distritos; 'cidade' é apenas o nome dado ao perímetro urbano da sede", argumenta Mékie.
    A data 03 de julho ficou consagrada na opinião pública a partir da comemoração do "centenário" de Montes Claros, em 1957. O professor Laurindo Mékie conta que a festa dos cem anos estava inserida em um "contexto de entusiasmo característico do período – o desenvolvimentismo levado a efeito pelo Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek – e reflete a vitalidade da pecuária local, maior força econômica e braço direito da Prefeitura Municipal na promoção do evento". De acordo com o artigo, a estratégia visava melhorar a imagem da cidade e atrair investimentos do Estado e da União.
    Para solucionar o impasse, foi promulgada em 2002 uma lei que estabeleceu o "Dia do Município", reconhecendo o dia 16 de outubro como data da emancipação político-administrativo de Montes Claros. Mas, as comemorações tradicionais do 03 de julho prosseguem normalmente como o aniversário da cidade.

    Leia mais: A invenção do 03 de Julho em Montes Claros

    Laurindo Mékie Pereira, Marcos Fábio Martins de Oliveira


    Resumo
    Este artigo discute as controvérsias existentes quanto à data de emancipação político-administrativa do município de Montes Claros. Há, no âmbito municipal, um uso confuso das datas oficiais do município. Praticamente todos os segmentos sociais – entidades de classe, instituições de ensino, empresas estatais e privadas – e os próprios poderes públicos – Legislativo e Executivo – utilizam de forma inadequada conceitos e datas para se referirem a Montes Claros. O objetivo deste texto é contribuir para o esclarecimento da questão bem como analisar as razões históricas da mesma.

    Com informação do G1 Grande Minas

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper