MRV e Antares executarão obra de Niemeyer

     - PPP garante capela de Oscar Niemeyer em Montes Claros -

     Uma parceria público privada (PPP) enfim retirará do papel o projeto elaborado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer de dotar Montes Claros de uma capela ecumênica, em homenagem ao montes-clarense Darcy Ribeiro, que nessa semana completaria 95 anos de idade. As empresas MRV e Antares aceitaram viabilizar essa obra, que deverá ser construída no entorno do Interlagos. O secretário municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro, sobrinho de Darcy Ribeiro e presidente da Fundação Darcy Ribeiro, esclarece que tinha proposto ao prefeito Humberto Souto realizar essa obra, orçada em R$1 milhão, negociando em troca de impostos, mas a ideia não foi aceita. Por isso, se buscou a PPP.

    O secretário afirma que em 1998 o seu pai, Mário Ribeiro, na época prefeito de Montes Claros, propôs a Niemeyer presentear Darcy Ribeiro com um projeto de capela que seria construída no campus da Unimontes em Montes Claros. Niemeyer pegou uma cartolina e fez o rabisco de como seria a obra. A decisão de mudar o local da capela, segundo Paulo Ribeiro, é porque não existe mais espaço no campus da Unimontes. Além disso, a capela nas imediações do Interlagos reforça o aspecto turístico dessa localidade. O terreno escolhido fica nas imediações da área que foi escolhida em 2009 para sediar o Centro de Convenções de Montes Claros.

    Durante muitos anos, Paulo Ribeiro tentou conseguir recursos para viabilizar a obra da Capela e até pediu ao então ex-vice-presidente José Alencar, que foi criador do Grupo Coteminas. No ano de 1998, o então reitor José Geraldo de Freitas Drumond encaminhou uma equipe técnica ao escritório de Niemeyer, em Copacabana, no Rio. A capela será de aproximadamente 300 metros quadrados, em dois níveis, com o pavimento inferior semienterrado e o outro com um ‘meio andar’ acima do solo, tendo uma rampa, em formato circular. O arquiteto Gil Rocha, que acompanhou o projeto, afirma que no seu interior, a capela tem estilo parecido com a Catedral de Brasília, uma das obras-primas do mestre das curvas, com o altar ao centro e os bancos ao redor. 

    Leia mais aqui

    Com informação de Girleno Alencar - Jornal Gazeta

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper