Praça ganha família gigante de seriema feita de sucatas

     - As praças e parques de Montes Claros vêm sendo embelezadas pela prefeitura com esculturas feitas com ferros-velhos. -

     Depois que o parque municipal Milton Prates ganhou mesas e bancos rústicos, feitas com madeiras mortas do próprio parque, agora é a vez das praças serem embelezadas com sucatas que são transformadas em obras de arte, pelo coordenador de educação ambiental da Prefeitura de Montes Claros e artista plástico Gu Ferreira. Ele participou de várias exposições no Brasil e exterior. Seu trabalho também é tema de várias monografias.

    A prefeitura está embelezando os espaços públicos da cidade, colocando esculturas e outros objetos de arte através da utilização de sucatas no depósito do município, além de sucatas de empresas públicas e privadas de Montes Claros, que foram doadas para o município, como a Codevasf, Dnocs, Denver, PS Imóveis etc, para dar uma cara nova à cidade com sua arte.

    A Praça Engenheiro Joaquim Costa, nas proximidades do hospital Dilson Godinho, foi a primeira a receber esculturas feitas de sucatas. Uma família de seriema, feita com vários tipos de sucatas foi afixada naquela praça, adotada pela PS imóveis e que contou com sua parceria para viabilizar sua instalação. Além das sucatas, as árvores caídas dentro dos parques e praças também estão sendo aproveitadas e transformadas em equipamentos, como brinquedos e mobiliário para os parques, mais propriamente bancos que agora ocupam os próprios espaços e algumas repartições do município.

    O trabalho já foi iniciado no parque municipal Milton Prates e será estendido para os outros parques e praças da cidade. Em breve, além dos bancos e mesas de madeiras rústicas e das seriemas feitas de sucatas, várias esculturas gigantes de maribondos, formigas, flores e outros signos do sertão serão expostos nas praças.

    Para Gu Ferreira, esta iniciativa da Prefeitura de Montes Claros além de embelezar os espaços públicos da cidade ainda contribui para a saúde da natureza. “Antes, estes descartes acabavam indo incorretamente para o aterro. E agora, esse material residual está virando arte, em benefício da população e da natureza”.

    Para o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, “O trabalho está fazendo muito bem para a cidade, porque Gu é um artista que revela seu sentimento através de diversas formas de expressão, para propagar ideias e sentimentos com a maior genialidade, usando formas e cores.”.

    Fonte: Ascom - Prefeitura de Montes Claros

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper