Moradores de rua de Montes Claros ganham ponto de referência

     O Centro Pop Padre Henrique Muñoz, é mais uma obra que estava paralisada na cidade e que foi concluída. Agora, Montes Claros passa a oferecer uma rede de assistência social bem consolidada

     A sede do Centro Pop será inaugurada hoje

     Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (29), pelo prefeito Humberto Souto, a sede do Centro Pop Padre Henrique Muñoz, construída com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e que foram liberados em 15 de agosto de 2015, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O investimento foi de R$608.815,80, com contrapartida da Prefeitura. O local está sediado estrategicamente no bairro Canelas, por causa da proximidade com a Rodoviária, que é um ponto de referência dos moradores de rua. No mesmo local será empossado o Conselho de Acompanhamento dos Moradores de Rua, que reúne vários segmentos da comunidade e direcionará as atividades para o setor.

    O teólogo Greisson dos Reis, coordenador do Centro Pop explica que neste espaço poderão ser atendidos de 80 a 90 moradores de rua por dia, contra os 30 atuais na sede que funcionava no bairro de Lourdes. Ele explica que os moradores em situação de rua receberão total assistência, como alimentação, banho e roupa e ainda poderão participar de oficinas de artesanato e cursos profissionalizantes, para serem inseridos no mercado de trabalho. Também serão ministradas palestras. As pessoas usuárias de drogas serão encaminhadas às casas de recuperação que atuam nesse setor.
    A diretora de Assistência Social da Secretaria Municipal de Defesa Social, Kênia Medeiros, explica que o prefeito Humberto Souto, ao tomar posse em janeiro passado encontrou a obra paralisada e com algumas falhas. Ele mandou concluir as obras, colocando material adequado e regularizando a situação. A diretora afirma ainda que serão buscadas parcerias que viabilizem o atendimento aos moradores em situação de rua e, por isso, a importância de posse do Comitê Municipal. Com o Centro Pop, Montes Claros passa a oferecer uma rede de assistência social bem consolidada, pois tem a Casa Esperança, que atua com mulheres; a Casa de Passagem e as casas Betânia e Eunice Rocha.

    A diretora Kênia Medeiros e o coordenador Greisson dos Reis

    CENTRO POP - O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é mantido pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O local, direcionado especificamente ao atendimento de adultos, oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde), disponibiliza local para guarda de pertences e oferece condições para higiene pessoal, oficinas, assistência psicossocial, sala de entretenimento, alfabetização, entre outras atividades que visam, principalmente, ressignificar as questões relacionadas à vida, convívio familiar e comunitário. Dezenas de moradores de rua são atendidos, diariamente, das 7 às 16 horas.

    AÇÃO SOCIAL E SOLIDARIEDADE -Levantamento recente realizado pela Prefeitura mostrou a necessidade urgente de unidade desta espécie, uma vez que a cidade possui cerca de 230 moradores de rua, a maioria com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. No local, também são proporcionadas condições de convívio em grupo e desenvolvidas relações de solidariedade, afetividade e respeito mútuo, para, principalmente, resgatar a autoestima dos assistidos.

    A equipe do Centro Pop é composta por um coordenador, dois auxiliares administrativos, dois assistentes sociais, um psicólogo, sete educadores, dois trabalhadores de serviços gerais, dois oficineiros e um estagiário. As condições e formas de acesso ao local são através de encaminhamento da rede socioassistencial, demanda espontânea e abordagens sociais.

    Com Gazeta e Ascom/Prefeitura

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper