15ª Semana Nacional de Museus com extensa programação

     - Museu Regional abre as portas para várias exposições durante a Semana

     O Museu Regional do Norte de Minas está inserido em um dos mais importantes eventos do segmento no País. Entre os dias 17 e 21 deste mês, o espaço será uma das sedes da 15ª Semana Nacional de Museus, com extensa programação para os amantes da arte associada à história e à cultura da região. Segundo a Unimontes, a programação está definida, com ação educativa junto às escolas e colégios, visitas mediadas, palestras e exposições temporárias.

    A promoção em nível nacional é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Sociedade Brasileira de Museus (SBM) e Ministério da Cultura (Minc), alusiva ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema em 2017 é “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus”, com justificativa – segundo a organização – “da busca da reflexão de narrativas museográficas produzidas a partir de escolhas, disputas de poder e silêncios, que coloca muitas vezes suas exposições e acervos circunstanciados pelos interesses do presente e daqueles que os narram”.

    museu regional1EXPOSIÇÕES | Durante o evento, o Museu receberá quatro exposições temporárias, sendo uma delas de livros: “Conhecimento para a Vida”, com a divulgação das obras e títulos lançados pela Editora Unimontes. A iniciativa integra as comemorações pelos 55 anos de existência da Universidade. O professor Lucas Carvalho, do curso de Artes Visuais, é o curador da exposição mista “Uma Cor, Uma Época, Uma Causa”, que também está entre as atrações da 15ª Semana de Museus. O trabalho é um coletivo produzido pelos acadêmicos do 2º período, com 15 itens entre telas e fotografias.

    A exposição “Das Telas de Algodão às Telas Virtuais”, do professor e artista plástico Hélio Brantes, com doze trabalhos inspirados na influência digital no cotidiano das pessoas. O material foi produzido a partir do mestrado em “Arte e Cultura Visual”. Inspirado em paisagens, o artista plástico Hélio Aguilar apresenta no MRNM a exposição “Caminhos”, com telas inspiradas em diversos cenários do Norte de Minas.

    PALESTRAS | Entre os dias 17 e 19/5, serão realizadas três palestras dentro da programação do evento, sempre às 19 horas. Os trabalhos neste sentido começam na quarta-feira (17), com o professor Jânio Marques Dias, do curso de História e diretor de Documentação e Informações da Unimontes, que abordará o tema: “Subjetividades das Narrativas Históricas: o Dito e o Indizível”.

    Para quinta-feira (18/5), foi escolhido otema: As Relações entre Arquitetura e Memória: Lugares de História”, com abordagem do professor Régis Eduardo Martins. Na sexta-feira (19), o vice-reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, também docente do Departamento de Filosofia, ministra a palestra “As Histórias que nossos Museus estão Contando”.

    As visitas guiadas estão agendadas para os dias 17 e 19 de maio, com o agendamento prévio das escolas públicas e particulares da cidade. A entrada é gratuita. Para as pessoas que desejarem receber certificado (20 horas) será preciso se inscrever, com pagamento de taxa simbólica de R$ 10,00. E no dia 21, mais uma edição do projeto “Domingo é Dia de Museu”, com a abertura do espaço para visitação de 9 às 13 horas, também gratuitamente, com ações educativas para o público em geral. Com informações da Unimontes.

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper