PITACOS – 28.11

    ANARQUIA REPUBLICANA - Segundo a Wikipédia, República (do latim res publica, "coisa pública") é uma estrutura política de Estado ou forma de Governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas (multitude); uma comunidade de interesses e de fins (communio); e um consenso do direito (consensus iuris).

    Na concepção moderna de República no dizer do historiadorr Roque Antônio Carrazza “é o tipo de Governo, fundamentado na igualdade formal das pessoas, em que os detentores do poder político exercem-no em caráter eletivo, representativo (via de regra), transitório e com responsabilidade.

    Os políticos brasileiros, de todos os partidos, não entenderam até os dias atuais o que seja uma forma de governo republicana, embora tenha sido instalada no país no longínquo ano de 1889 da graça do Senhor.

    Por isso mesmo, em pleno Século XXI, o Brasil político vive esta bagunça que estamos assistindo aí.

    Ó Céus, resmungaria o espírito do escravo Tuia sem língua lá num cantinho escuro do paraíso.

    GLOBO INOCENTA LULA - Alguns leitores não vão gostar do que Irão ler a seguir  e acusar o jornalista de ser partidário. O que não sou. Escrevo sobre política com total isenção e imparcialidade. Nos jornais em que trabalhei, fiz matérias em todas as áreas profissionais, até mesmo no colunismo social. Essa estória já em 53 anos. Sou apenas um repórter do interior comprometido com a verdade dos fatos e ferrenho defensor da democracia e da soberania nacional. O que estou relatando pode até parecer mentira para os partidários apaixonados, mas não é. Na noite de sábado último, 26, segundo diversos blogs independentes, as Organizações Globo de Comunicação que há dois anos tentam destruir o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, recuaram nessa sua pretensão.

    Em texto publicado no site da revista Época por seu editor-chefe, o periódico afirma que o relatório da Polícia Federal sobre o chamado “triplex de Lula”, que provocou o indiciamento do ex-presidente e da ex-primeira dama Marisa Letícia, “é fraco e sem provas.”.

    Época sugere que Lula é inocente e vai mais além, dizendo que a denúncia do Ministério Público, a ser oferecida ao juiz Sérgio Moro e que foi antecipada pelo próprio jornal O Globo, “terá que ser mais bem consistente do que o relatório da Polícia Federal. A peça dos procuradores terá de superar as fragilidades apresentadas pelo relatório da PF. Caso contrário, a acusação terá grandes chances de ser considerada inepta – de ir para o lixo”, diz o texto da Época.

    OS VERDADEIROS PATOS -  Chegam  a ser vergonhosas – para não dizer cínicas – as argumentações do governo para fazer mudanças nas aposentadorias. Os arautos oficiais, através de matérias pagas com o dinheiro dos contribuintes, insistem em criminalizar as aposentadorias por tempo de contribuição previdenciária.

    E defendem ardorosamente a elevação do tempo de aposentadoria, sob a alegação de que quem tem 65 anos de idade ainda está em plena capacidade produtiva.

    O interessante é que as estatísticas oficiais não falam das gordas aposentadorias que beneficiam poucos com pagamentos acima do teto máximo estabelecido pelo INSS, dando a entender que esse teto do instituto é apenas para os trabalhadores que estão se aposentando.

    Mas não há nenhuma referência às pessoas que gozam de mais de uma aposentadoria; ou às aposentadorias vitalícias; ou às aposentadorias dos senadores e deputados federais; às aposentadorias invejáveis de viúvas de políticos graduados.

    Pelo seu novo plano de mudanças, o governo não acaba com os privilégios, mas apenas penaliza o grosso da população com a elevação da idade de aposentadoria.

    E dá um recado sub-reptício: aposentadoria só para trabalhador morto.

    E ainda há inocentes-úteis promovendo panelaços nos bairros chiques das capitais do País e se deixando tanger – que nem boi de abate – nas Ruas e Avenidas das cidades grandes em movimentos de protestos contra seus próprios direitos.

    EU AINDA ACREDITO - Com a devida vênia dos cronistas esportivos, alguns aspectos devem ser melhores analisados sobre a atual situação que atravessa o clube das Alterosas,  pois poucos comentaristas esportivos têm a devida dose de coragem para falar as verdades à sua apaixonada torcida, quais sejam:

    1 – Não se joga com time misto num Campeonato Oficial (seja o Mineiro, seja o Brasileiro,seja a Libertadores

    2 – O ex-técnico uruguaio Daniel Aguirre tirou o Atlético o que ele tem de mais positivo: a garra e o amor à camisa

    3 – A saída de Marcelo Oliveira foi precipitada, pois dos técnicos disponíveis no mercado, ele é o que mais se identifica com o Atlético.

    4 – O Atlético tem um plantel maravilhoso, para o ataque: Luan, Pratto, Fred, Casares, Otero, Robinho, Yuri. Só craque. Mas todos eles são atacantes.

    5 – O meio de campo do Atlético é muito fraco: Rafael Carioca, Clayton, Lucas Cândido, Donizete e Dátolo. Desses, se salvam da mediocridade Donizete (que está velho de idade e no ponto de aposentadoria) e Dátolo, que o Marcelo não gostava, não sei por que, e andou sofrendo longos períodos de contusões (mas é melhor do que os outros, em forma).

    6 – A defesa do Atlético é uma gracinha e só se salva mesmo o goleiro Victor. Os demais atletas que estão jogando no setor são quebras-galhos. É só olhar quantos gols o Atlético sofreu no Brasileirão. Um bom time tem que ter um goleiro que inspire confiança e um quarteto defensivo de qualidade técnica. E o Atlético não tem: tinha, mas vendeu o Rever e o Jemerson. E não existe bons jogadores nas posições de defesa à disposição no mercado esportivo.  A maior prova disso é a atual seleção brasileira: se o Brasil enfrentar uma Alemanha compactada e embalada vai perder de 7 outra vez e olhe-se lá se a balaiada não for maior.

    7 – De um modo geral, analisando-se o futebol brasileiro na atualidade, conclui-se que os chamados grandes times estão nivelados na mediocridade. Não salva nem o Palmeiras, que foi campeão de um vergonhoso Brasileirão, que só é um bom campeonato de futebol na tela da Globo.

    8- O maior trunfo do alvinegro mineiro é a sua apaixonada torcida, que faz até o time do Asilo dos Velhos correr em campo.

    9 – Estamos fazendo esta análise na véspera do jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, quando o Atlético vai tentar superar o placar adverso de 3 a 1 sofrido no Mineirão. Como ardoroso torcedor do time das Alterosas e sabedor de que o futebol é uma caixa de surpresas eu acredito.

    Necessário que se faça uma observação: a opinião é minha, exclusivamente minha, de uma pessoa que jogou futebol durante vinte anos, em todas as categorias e nos diversos níveis de competição.

    NOVA FÊNIX - Os dirigentes do Ateneu anunciam a retomada das obras de reconstrução do Estádio João Rebelo. Torcemos para que, desta feita, os tratores não passem das promessas. É muito triste ver um estádio que serviu de palco para memoráveis jogos na situação de penúria em que se encontra atualmente. Resgatado o estádio, a esperança é que milhares de jovens possam retomar à prática do saudável futebol, em todas as categorias. Um clube com as tradições do Ateneu não pode simplesmente sucumbir pela incompetência humana.

    NÚMEROS QUE NÃO MENTEM - A linguagem econômica é muito prolixa e, por isso mesmo, é manipulada maldosamente para enganar a opinião pública. Todo governo golpista faz isso. Usa e abusa das estatísticas de mercado para assustar o povo e promover estardalhaços pirotécnicos para desestabilizar a ordem pública.

    Mas há notícias que acabam desmentindo e a desmistificando as “verdades” utilizadas pelos golpistas, como essas anunciadas pelas instituições financeiras, dentre elas, o Banco Central:

    1 – Mercado estima queda de cerca de 3,5% no PIB em 2016;

    2 – A expansão da economia será mais fraca no ano que vem;

    3 – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) permanece acima do 6,5% previsto para a inflação de 2016 e bem distante do objetivo central fixado para este ano, de 4,5%;

    4 – O Mercado financeiro prevê um encolhimento de 3,49%. O PIB, como se sabe, é a soma de todos os bens e serviços feitos no país. Ele serve para medir o comportamento da economia brasileira;

    5 – Essa será a primeira vez que o País registra dois anos seguidos de retração no nível de atividade econômica;

    6 – Os economistas das instituições financeiras também baixaram a previsão do PIB em 2017, de 1% parra 0,98%, segundo informações do Banco Central;

    Será preciso desenhar o desastre do desempenho da economia do Brasil em 2017? 

    Ou o País não enfrenta uma grave recessão econômica?

    Não fale em crise, trabalhe, prega o presidente usurpador Michel Temer.

    Estaria certo o macaco?

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper