Escola de samba trouxe um samba-enredo em homenagem a Ciça, mestre de bateria da própria escola

A escola de samba Unidos do Viradouro venceu o Carnaval do Rio de Janeiro de 2026, conquistando seu quarto título. A escola atingiu 270 pontos e se sagrou campeã. A Viradouro cantou a vida e obra de Mestre Ciça, mestre de bateria da própria escola, um dos personagens mais queridos do Carnaval carioca, que está em plena atividade.
“Niterói está em festa. Nem sei o que dizer”, disse mestre Ciça, ao portal UOL.
O desfile foi considerado um dos mais emocionantes do Carnaval carioca deste ano. Além de irreverente. Mestre Ciça conduziu a bateria, depois utilizou uma moto para voltar ao último carro alegórico, onde era integrante para a homenagem, ao lado da atriz Juliana Paes.
Mestre Ciça começou no carnaval como passista em 1971, na Unidos de São Carlos (atual Estácio de Sá). Ele esteve à frente da bateria da Estácio de Sá entre 1988 a 1997. Durante o ano de 1998 ele foi diretor de bateria da Unidos da Tijuca. A chegada à Viradouro se deu em 1999. Foi Ciça que no carnaval de 2007, organizou um desfile com a bateria indo até o recuo da passarela do samba em cima de um carro alegórico.
A Beija-Flor de Nilópolis ficou em segundo lugar, com 269.9 pontos, com um samba-enredo sobre o Bembé, a maior festa de candomblé de rua do mundo.
Vila Isabel (3º), Salgueiro (4º), Imperatriz Leopoldinense (5º) e Mangueira (6º) completam o desfile das campeãs no próximo sábado (21).
A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acabou rebaixada, com 264.6 pontos.