Vereador de Montes Claros troca festa da virada por plantão em hospitais

Rodrigo Cadeirante varou a madrugada visitando unidades de saúde para fiscalizar o serviço prestado à população A falta de pediatras na Unidade de Pronto Atendimento do Chiquinho Guimarães foi constatada pessoalmente pelo vereador Rodrigo Cadeirante, durante inusitado plantão de fiscalização que fez durante a madrugada do dia 1º de janeiro, logo após a virada de 2025 para 2026.Enquanto todos ainda festejavam a chegada do ano novo, Cadeirante surpreendeu médicos, funcionários e pacientes ao chegar para checar como estava o atendimento nos hospitais e nas unidades de saúde mantidas pela rede municipal. Mesmo em recesso parlamentar, ele afirmou que a fiscalização se fazia necessária por ser uma demanda da população. Na UPA também preocupou Cadeirante o fato de duas pessoas chegarem baleadas e a Guarda Municipal não estar presente para dar segurança. Ele ligou para o vice-prefeito Otávio Rocha.A Guarda chegou em 5 minutos ao local. No Hospital Alpheu de Quadros os funcionários reclamaram do número insuficiente de técnicos de enfermagem e da má qualidade da alimentação, ao ponto de ser descartada,oferecida aos pacientes e a eles próprios. Esse problema já tinha sido constatado pelo vereador em outra fiscalização feita também de madrugada, durante o Carnaval do ano passado.A situação foi denunciada por ele na tribuna da Câmara, inclusive com requerimento ao prefeito Guilherme Guimarães e ao secretário de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, solicitando que, ao invés de fornecer a comida a Prefeitura inclua o valor equivalente no contracheque do servidor, como auxílio-alimentação.“Conversei sobre isso diretamente com o secretário, que se mostrou favorável à minha sugestão, mas a medida ainda não foi efetivada”, revelou Cadeirante. Durante a madrugada o vereador também esteve na Santa Casa, onde pacientes reclamaram da demora para a realização da triagem. No Hospital Universitário (HU) os funcionários reforçaram a necessidade da nomeação dos aprovados no concurso de 2018, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), como forma de suprir o déficit de pessoal que o hospital enfrenta.O dia já amanhecia quando Rodrigo Cadeirante chegou ao Hospital Aroldo Tourinho e finalizou a fiscalização. Ele pretende fazer um relatório e produzir documentos para encaminhar às autoridades e às direções dos locais fiscalizados.

Deputado de Montes Claros, sede de fábrica da Alpargatas, endossa coro contra Havaianas

Delegado Marcelo Freitas, deputado federal montes-clarense, fez vídeo segurando chinelo de concorrente em referência à campanha de políticos de direita contra a empresa brasileira Rádio Itatiaia O deputado federal Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG) embarcou na polêmica gerada por um comercial da Havaianas com um vídeo publicado em seu perfil no Instagram. Nos comentários do registro publicado na quinta-feira (25), usuários da rede social criticaram a iniciativa argumentando que a marca de sandálias tem uma fábrica e gera empregos em Montes Claros, no Norte de Minas, cidade natal e reduto eleitoral do parlamentar. “Minha sogra me trouxe um presente de Natal. E eu quero dizer a todos que vou iniciar meu ano de 2026 com o pé direito. Havaianas não! Aqui nós estamos indo de Grendene”, diz o parlamentar no vídeo enquanto mostra o chinelo recebido como presente natalino. https://www.instagram.com/delegadomarcelofreitas/?utm_source=ig_embed&ig_rid=4884cd0e-1363-4e21-a7a2-d25938c00461 “Alguém avisa pra ele que a unidade da Alpargatas de Montes Claros, emprega 2.250 funcionários,será que se a unidade Moc fechar ele vai empregar esse povo?”, diz um dos comentários da publicação. “Você é funcionário do povo talvez não lembre, Havaianas gera muitos empregos aqui na região, coisa que vc deveria trabalhar para manter essas pessoas com seus empregos, mas pelo pensamento pequeno prefere entrar em uma onda que não traz benefícios nenhum para região”, diz outro de dezenas de comentários com a mesma linha de argumentação. Freitas faz referência à campanha publicitária da Havaianas em que a atriz Fernanda Torres pede que seu interlocutor não comece o ano com o pé direito, mas com ‘os dois pés na porta’ em sugestão a um comportamento corajoso e intenso. A peça publicitária foi interpretada como uma crítica velada à direita por parte de políticos e movimentos conservadores, que iniciaram uma campanha de boicote à empresa. A reportagem entrou em contato com o deputado e mantém o espaço aberto para uma manifestação do parlamentar. Havaianas em Montes ClarosA fábrica da Alpargatas — empresa dona da marca Havaianas — foi instalada em Montes Claros em 2013. Os cálculos do Governo de Minas à época apontavam para a criação de 2.250 empregos diretos com a indústria e mais 3 mil indiretos. Segundo o relatório da Alpargatas de 2024, a empresa vendeu 226 milhões de pares de sandálias no ano, sendo que 32% da produção (72,3 milhões) acontece em Montes Claros. A empresa também atua em Minas Gerais com um centro de distribuição em Extrema, no Sul do estado.

Adolescente fica gravemente ferido após bater moto em carro de aplicativo, em Montes Claros

Um adolescente de 16 anos ficou gravemente ferido após sofrer um acidente enquanto conduzia uma motocicleta em Montes Claros, na noite desta terça-feira (9). Ele bateu em um carro de aplicativo no bairro Alto São João. O motorista contou à Polícia Militar que estava parado na Avenida Geraldo Athayde e, ao receber uma solicitação de corrida, fez uma manobra para acessar a pista oposta após observar o trânsito e perceber que não havia aproximação de veículos. Nesse momento, foi atingido pelo motociclista, que seguia no sentido bairro/Centro, e estaria em alta velocidade Quando a PM chegou ao local, o adolescente já estava sendo atendido pelo Samu e, devido à gravidade dos ferimentos, não foi possível colher a versão dele sobre o ocorrido. Segundo a assessoria do Samu, o menor estava com traumatismo cranioencefálico grave e havia perdido grande quantidade de sangue. Ele foi medicado e intubado no local do acidente. Após ser estabilizado, foi encaminhado para a Santa Casa. O hospital informou, na manhã desta quarta-feira (10), que o estado de saúde do paciente é grave e ele respira com ajuda de aparelho. O motorista do carro sofreu escoriações no rosto e recusou transporte para o hospital. A motocicleta foi retirada do local por terceiros antes da chegada da PM.

TAPA-BURACOS INTENSIFICADO – O grande volume de chuva da última semana levou a Prefeitura a intensificar a operação

Faça chuva ou faça sol, a Operação Tapa-buraco realizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Empresa Municipal de Serviços Obras e Urbanização (Esurb), segue recapeando as ruas da cidade, garantindo a fluidez do trânsito. Em tempos de chuva intensa, a operação é intensificada. Em função de o asfalto estar bastante úmido, as ruas são restauradas utilizando o “tapa-fácil” (CBUQ em saco), produto próprio para ser utilizado em período de chuvas. A operação está sendo realizada na Avenida Mestra Fininha, Avenida Deputado Esteves Rodrigues, Avenida das Américas, Avenida Cula Mangabeira, Avenida Dona Gregória e Rua Dr. Santos. A operação tapa-buracos promove o recapeamento e a recomposição asfáltica das ruas, viabilizando a melhoria da trafegabilidade, garantindo mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, ampliando a mobilidade urbana e a segurança de todos que trafegam pelo local. A reparação consiste na remoção das camadas danificadas do pavimento e na aplicação de novo asfalto, restabelecendo a integridade de ruas e avenidas. O serviço também contribui para a redução de custos futuros com manutenção, já que vias bem conservadas têm maior durabilidade e menor necessidade de reparos constantes. De acordo com a Esurb, a escolha das ruas para intervenção leva em consideração o fluxo de veículos, a gravidade dos danos no pavimento e a demanda da população, priorizando áreas de maior movimento e ruas que apresentam riscos à mobilidade. Para informar sobre vias esburacadas, basta ligar para o Disk Tapa-Buracos, através dos telefones 3212-6196 e 3212-1015; o serviço também pode ser solicitado pelo e-mail esurb.tapaburacos@gmail.com.

TAPETE VERDE – Prefeitura conclui gramado do Estádio “Juvenção”

A Prefeitura de Montes Claros finalizou a colocação da grama na obra de ampliação e modernização do Estádio Municipal Juvêncio Augusto Soares (Juvenção). O estádio vem recebendo adequação para sediar os jogos do Campeonato Mineiro de Futebol da 1ª Divisão em 2026. A estreia da equipe montes-clarense North Esporte Clube está marcada para o dia 14 de janeiro, em jogo contra o Atlético Mineiro. Para atender a demanda,  a Prefeitura de Montes Claros intensificou a colocação da grama de variedade Bermuda Celebration, já utilizada em alguns dos principais estádios brasileiros, como o Mineirão e o Maracanã, por exemplo A área total de aplicação do gramado é de quase 9 mil metros quadrados. O gramado foi instalado com a ajuda de uma máquina para a abertura dos rolos que possuem 30 metros de comprimento e entre 70 a 80 centímetros de largura. Foram 26 caminhões para o transporte dos rolos de grama, trazidos do interior de São Paulo. Em um mutirão de diversas secretarias municipais promovido pela Prefeitura, o estádio também já recebeu a colocação de arquibancadas e postes de iluminação, além de drenagem profunda para a colocação do gramado. A estimativa é de que nos próximos dias a obra seja totalmente concluída para que seja feita a conferência por órgãos de fiscalização como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Federação Mineira de Futebol.

Jovem é preso com mais de 800 frascos de lança-perfume em Montes Claros e diz que venderia droga no réveillon

A Polícia Militar apreendeu mais de 800 frascos de lança-perfume e tabletes de maconha em Montes Claros, no Norte de Minas. Um jovem de 23 anos foi preso em flagrante. O suspeito foi detido durante um patrulhamento no bairro Vera Cruz. No momento da abordagem, ele estava com dois frascos de lança-perfume no bolso da bermuda. Ao ser questionado, o jovem confessou que tinha mais drogas em casa e que pretendia vender o material no réveillon. A PM fez buscas no imóvel e encontrou uma mala contendo 817 frascos de lança-perfume, cinco tabletes de maconha e uma porção média da mesma droga. O suspeito foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

Montes Claros deve ter um dia de céu nublado com pancadas rápidas nesta quinta-feira (27)

Montes claros (MG) deve ter um dia com chuva em áreas específicas nesta quinta-feira (27). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade terá temperaturas variando entre 17°C e 26°C, com alta probabilidade de chuva em áreas específicas ao longo do dia. Como será o tempo durante o dia em Montes claros? Montes Claros começa a madrugada com temperaturas agradáveis em torno de 17°C, garantindo um clima ameno nas primeiras horas do dia. Pela manhã, os termômetros registram uma leve elevação, chegando a 26°C, enquanto a tarde será mais quente, com máxima prevista de 26°C. À noite, as temperaturas se mantêm estáveis, encerrando o dia também com 17°C. Umidade relativa do ar em Montes claros A umidade relativa do ar em Montes claros deve variar ao longo do dia, com previsão de atingir 100% no pico máximo durante a manhã e cair para 60% nos períodos mais secos, geralmente à tarde. Direção e intensidade do vento em Montes claros Os ventos em Montes claros serão predominantemente fracos, soprando do leste para o nordeste ao longo do dia. O nascer do sol está previsto para às 05h14, e o pôr do sol ocorrerá às 18h14. Temperaturas esperadas para os próximos dias em Montes claros

Defesa Civil faz alerta para cuidados durante as chuvas

Com a chegada do período chuvoso a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Defesa Civil, está intensificando as ações de combate a alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e transbordamento de córregos. Durante todo o ano diversas ações preventivas foram realizadas e, com a chegada das chuvas, equipes do município têm percorrido os locais que apresentam histórico de ocorrências. É importante que a população redobre a atenção neste período. A Prefeitura recomenda que todos acompanhem os alertas oficiais e adotem medidas para evitar riscos. Para manter a segurança em casa, algumas ações são essenciais como a limpeza de calhas, telhados e ralos, além do reforço em muros e barrancos. Durante as chuvas fortes, é recomendado, se possível, evitar sair de casa em caso de alerta de tempestade. Em caso de situação de alagamento, é recomendado não atravessar, à pé ou de carro, áreas alagadas, ainda que a água esteja baixa. Nesta situação, é necessário procurar abrigo seguro, longe de árvores, postes e estruturas metálicas. Em caso de emergência, o cidadão pode acionar a Defesa Civil através do número 199. Como forma preventiva, qualquer pessoa pode enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 e realizar o cadastro da sua rua através do CEP. Por meio do cadastro, são repassados gratuitamente alertas da Defesa Civil. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Anderson Chaves, é necessário que a população faça o cadastro e não negligencie os alertas. “Hoje a tecnologia é uma ferramenta a mais para prevenir acidentes. É importante que todos tomem precauções”, explica.

Vereador ameaçado de morte em Montes Claros

Rodrigo Cadeirante e sua Família sofreram ataques na rede social. Polícia está no encalço dos envolvidos A Polícia Civil de Montes Claros investiga ameaça de morte feita ao vereador Rodrigo Cadeirante e a seus familiares. O autor utilizou o perfil “vulgo_sagaz-td22” no Instagram para proferir ofensas e palavras de baixo calão ao vereador. Abaixo de uma postagem sobre a privatização de rodovias e cobrança de pedágios, escreveu: “ Vtmnc (sic) fdp eu vou matar sua família”. A publicação foi apagada, mas Cadeirante já tinha feito o print. Ele fez boletim de ocorrência e entrou com representação na polícia. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Crimes Cibernéticos da PC. Investigador ouvido pela reportagem informou que não será difícil chegar ao autor das ameaças. Apesar do ocorrido, Cadeirante não alterou sua rotina e mantém a agenda de trabalho. Amigos que trabalham com segurança armada chegaram a oferecer proteção, mas ele disse confiar nas instituições e que não vai se intimidar. “Já fui ameaçado por prefeito que já foi preso, por político, por presidente de partido que também já foi preso e por empresário picareta já condenado. Não é um vagabundo desses que vai me fazer abaixar a cabeça. Meu propósito na política é justamente incomodar”, desabafou durante pronunciamento na tribuna da Câmara. As ameaças ao político foi o principal assunto debatido na reunião ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira, com praticamente todos os vereadores se revezando ao microfone para prestar solidariedade ao colega. Os ataques ocorrem justamente após uma semana em que Cadeirante fez uma série de denúncias contra segmentos que detêm poder, notadamente empresas que lucram com privatizações de rodovias e empresas públicas. Atacar o denunciante também interessaria a grupos políticos que apoiam essas medidas, tomadas pelo governo do estado. Motivação política, a propósito, é uma das linhas de investigação. Além de enviar mensagem, o agressor ainda tentou, sem sucesso, ligar várias vezes para a vítima, pelo Instagram. “Nós vamos te encontrar e você vai ter que explicar a razão das ameaças e quem te pagou”, avisou Cadeirante. Da petista Iara Pimentel a Carol Figueiredo, do PL, todos os vereadores presentes foram ao microfone para manifestar repúdio às ameaças sofridas por Rodrigo Cadeirante. Conservadores e progressistas foram unânimes em defender a autonomia do vereador em expressar opiniões e fazer denúncias, sem que sofra qualquer tipo de ameaça ou intimidação no exercício do mandato. Daniel Dias (PCdoB), Eduardo Preto (PODE), Edson Cabeleireiro (PV), Maria Helena Lopes (MDB), Graça da Casa do Motor (União Brasil), Ailton do Village (MDB), Cláudio Rodrigues (Cidadania), Júnior Martins (PP), Raimundo do INSS (PDT), Marlus do Independência (PSD), Rena de Nova Esperança (União Brasil), PC Landin (Avante) e Crisóstomo da Minas Brasil (União Brasil) foram na mesma linha. Eles creditaram os ataques à coragem de Rodrigo Cadeirante em denunciar abusos e defender a população, características que fizeram dele o mais votado de Montes Claros consecutivamente. “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, lembrou Eduardo Preto ao se referir a uma citação extraída do pensamento do filósofo iluminista Voltaire (1694-1778), A frase, na verdade, foi escrita pela autora inglesa Evelyn Beatrice Hall para resumir o pensamento do filósofo francês, mas é equivocadamente atribuída ao filósofo francês. Alguns vereadores aproveitaram o episódio para cobrar da Mesa Diretora a adoção de medidas que protejam os vereadores no recinto da Câmara. Há relatos de pessoas armadas participando das reuniões e de vereador sendo filmado dentro do prédio. Nos últimos 10 anos, 85 vereadores foram assassinados no país.

Ocupando espaços – Mulheres 50+ impulsionam empreendedorismo

Líderes de mercado, elas impulsionam negócios e transformam desafios em oportunidades Para empresária Vera Lúcia Lopo, a maturidade traz também uma visão estratégica e empática que faz diferença na liderança. Foto: arquivo pessoal (arquivo pessoal.) Por Larissa Durães – O Norte De acordo com dados do Sebrae, cerca de 2,7 milhões de mulheres com mais de 55 anos são donas de seus próprios negócios no Brasil. O número revela a força do empreendedorismo feminino 50+, que cresce impulsionado pelo desejo de autonomia financeira e pela busca de novos propósitos. Esse movimento integra a chamada economia prateada, setor voltado às pessoas acima dessa faixa etária, que movimenta trilhões de dólares no mundo. A empresária Vera Lúcia Lopo, que atua há mais de 30 anos no comércio em Montes Claros, representa essa geração de mulheres que encontraram no empreendedorismo uma forma de reafirmar autonomia e propósito após os 50. “Tem dificuldades, sim, e muitas. Sobretudo, o principal desafio é a credibilidade, as pessoas acreditarem que você é capaz”, afirma. Para ela, a experiência de vida e profissional é um dos grandes diferenciais na gestão do negócio. “O meu segmento é algo que eu sempre sonhei e desejei. Tenho compromisso com o meu trabalho, com as pessoas, com a clientela e com a entrega. Isso para mim é muito importante, essa entrega de qualidade, de horário, e o respeito para com a clientela”, destaca. A maturidade, segundo Vera, traz também uma visão estratégica e empática que faz diferença na liderança. “Hoje a sociedade está doente. Tanto podemos falar da clientela quanto das pessoas que vêm trabalhar conosco. Já tive profissionais com TDAH, autismo e até mesmo esquizofrenia. Precisamos ter habilidade para lidar com essas pessoas, porque no nosso segmento dependemos de várias funções — design, cortador, impressor — e é preciso saber integrar essas diferentes realidades”, explica. Vera defende que o trabalho das mulheres dessa faixa etária contribui diretamente para o fortalecimento da economia. “Com certeza, o trabalho das mulheres 50+ vai elevar o PIB, tanto do nosso mercado local quanto estadual e até mesmo nacional”, ressalta. E deixa um conselho às que desejam empreender: “Após os 50, não tenha medo de arriscar. É um risco calculado, lógico, mas seja persistente, com a convicção e a certeza de que vai vencer. E procure ajuda, elas sempre virão”. A vice-presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Montes Claros (CME MOC), Cybelle Medrado, também destaca o papel fundamental das mulheres maduras no desenvolvimento econômico da região. “Montes Claros é um mercado importante. Vemos muitos movimentos acontecendo e espaços sendo abertos para as mulheres na cidade. Seja uma empreendedora de venda direta ou dona de uma grande empresa, todas estão se conectando. Montes Claros é uma cidade pulsante, e as mulheres podem, sim, empreender, gerar empregos e movimentar a economia”, avalia. Apesar dos avanços, Cybelle reconhece que as mulheres ainda enfrentam desafios ao conciliar o empreendedorismo com as responsabilidades familiares e a necessidade constante de provar sua capacidade em um mercado ainda desigual. Cybelle destaca a importância das redes de apoio e capacitação, como o Sebrae e a Associação Comercial, além dos grupos de mulheres empreendedoras que fortalecem conexões e oportunidades em Montes Claros. “E a experiência das mulheres acima de 50 anos é um diferencial que enriquece todo o ecossistema empreendedor”, conclui.