–  Encontrei no plano de aula
Do professor de filosofia que me antecedeu,
O tema da Bioética pensou em substituí-lo,
Mas agora vejo que o colega tinha razão –

– A bioética é uma discussão relativamente nova no campo da filosofia, nela travam-se debates éticos como: Eutanásia, aborto, erro médico, além de escolher quem deve morrer. Nesse último caso, o médico de pronto socorro às vezes tem que escolher entre dois, qual salvar a vida se há uma apenas uma chance. Ou seja, apenas um leito disponível. Nesse caso o filósofo pode ser procurado, é dele a tarefa de elaborar critérios válidos quando essa escolha se fizer necessária. (Quem de vê morrer)
A bioética já invalidou algum critério absurdamente utilizado como: cor, etnias nível social. Mas com o advento da pandemia do Covic-19, um critério vem sendo muito abordado como válido; o critério de idade apóia-se em um discurso fácil de que são os idosos que devem morrer para salvar os jovens e a economia. Nessa carência de critérios valido, podemos estabelecer alguma hipótese, até sugerir um critério novo para ser debatidos, (Zelo pela vida), todos amam a vida, mas zelam por esse valor?

Exemplo I: Dois indivíduos disputam uma vaga na UTI, Ambos caíram de uma altura de trinta metros, o primeiro era operário da construção civil caiu de onde trabalhava, (acidente de trabalho) o outro caiu de uma montanha em que escalava na, prática de esporte radical e gostava de viver perigosamente (adrenalina),

Exemplo II: Quem merece uma chance de viver quando dois indivíduos atingidos por disparo de armas de fogo disputam o mesmo leito na UTI; uma vítima de disparo de arma de fogo (bala perdida) no seu local de trabalho, enquanto o outro brincava de roleta russa em casa com sua própria arma, (diversão)
O zelo pela vida (valor) pode ser atribuído na mesma proporção?

Nesse contexto de pandemia em que centenas de pessoas enfrentarão esse problema de falta de leitos, imaginemos dois cenários: dois indivíduos chegam a essa situação, alem de serem todos da mesma idade, cor nível social, ambos são médicos,
O primeiro estava vindo de um hospital, onde atendia pacientes com convém 19 e foi contaminado, (acidenta de trabalho), o outro vinha da Avenida Paulista embrulhado numa bandeira do Brasil onde participava de um ato negacionista da doença, que pedia o fim do isolamento social. Diante da grande dificuldade de escolha, se o médico pedisse o parecer bioético do filósofo, eu não tenho a resposta, Não sei se ZELO pela vida seria um é um critério valido? Vou levar para debater com meus alunos, ta no plano de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *