O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro, foi escolhido por unanimidade pela Câmara Municipal de Montes Claros, para recebe neste ano de 2020, a Medalha de Honra a Montes Claros, a mais importante condecoração do Município, conferida pelo Legislativo montes-clarense às pessoas com efetiva contribuição e serviços prestados ao crescimento da cidade. A entrega acontece sempre durante as comemorações do aniversário da cidade, sendo homenageada sempre uma pessoa por ano.
O atual secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro, cargo que também ocupou entre os anos de 2005 a 2007, sendo responsável pela criação da pasta do Meio Ambiente no âmbito da Administração Municipal, buscando dessa forma implementar políticas públicas permanentes e irreversíveis para a conservação de áreas verdes no município e a consolidação do processo de educação ambiental.

Leia também:

https://emcimadanoticia.com/2020/04/22/paulo-ribeiro-por-paulo-ribeiro/

Em sua primeira gestão como secretário municipal implementou um amplo programa de arborização urbana, com o plantio e a distribuição de mudas em toda a cidade, contribuindo para uma Montes Claros mais bonita, mais arborizada, colorida e com muito mais verde em todos os bairros, praças e jardins. Paulo Ribeiro foi também um dos autores da Lei Municipal do Ecocrédito, primeira lei brasileira que prevê o pagamento aos produtores rurais pela preservação ambiental, sobretudo em áreas de recarga e nascentes e do Vale Verde, que prevê a gratuidade do transporte coletivo aos fins de semana e feriados para áreas verdes da cidade, especialmente os parques municipais. Ele também coordenou o processo de criação do Parque Estadual da Lapa Grande, com o objetivo de proteger os mananciais e grutas, além do sítio arqueológico presentes na Unidade de Conservação e foi o idealizador da Expedição Caminhos dos Geraes, criada com o objetivo de avaliar a situação do patrimônio natural da região, catalogando espécies e avaliando possíveis danos ambientais decorrente do uso inadequado com empreendimentos como a silvicultura, a mineração e a produção de carvão na região. Além de produzir um inventário ambiental da região, a Expedição Caminhos dos Gerais tem mapeado os atrativos turísticos do Norte de Minas.
Foi secretário municipal de Comunicação e Articulação Institucional, uma experiência de abertura do diálogo da Administração Municipal com a cidade e os seus diversos públicos.
Foi presidente do Diretório Estudantil de Montes Claros DEMC, de 1979 a 1980, tendo realizado na Praça da Catedral de Montes Claros, o primeiro grande Ato Público contra a ditadura militar.
Foi presidente da Fundação Darcy Ribeiro, no período de 2008 e 2016 e permanece membro do seu Conselho Curador. Instituição cultural e educacional, de pesquisa e desenvolvimento científico, criada por Darcy Ribeiro, com o objetivo de manter vivos seu pensamento e ideias.

Foi assessor de Darcy Ribeiro na Secretaria Extraordinária de Ciência e Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e no Senado Federal. Presidiu: A Fundação Roquette Pinto, administradora da TVE Brasil e da Rádio MEC, vinculada à Secretaria Nacional de Comunicação da Presidência da República; A Rede Minas de Televisão; A Companhia de Habitação de Minas Gerais – Cohab. Criou e implantou em Montes Claros a TV Geraes, emissora educativa e com forte produção local.
Nos últimos três anos, como Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, articulo a criação dos parques Sagarana, Canelas, Belvedere, Mangues e Jardim Olímpio; a implantação do Onda Verde, programa que leva internet de graça para os parques e praças da cidade, e o Artes nas Praças, programa que vem impactando Montes Claros, com várias esculturas espalhadas pela cidade.

Leia também

Paulo Ribeiro exibindo o título de Reconhecimento de Reserva Particular de Patrimônio Nacional, que recebeu do Instituto Estadual de Florestas (IEF) – Foto: Divulgação

https://emcimadanoticia.com/2017/08/22/raiz-de-paulo-ribeiro-e-transformada-em-rppn/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *