PANDEMIA – Kalil decide prorrogar fechamento do comércio de Belo Horizonte

Lojas de roupas e outras atividades não essenciais continuarão fechadas em Belo Horizonte
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Comitê de enfrentamento à COVID-19 se reuniu na tarde desta terça-feira (6/4) e optou pela manutenção das restrições em Belo Horizonte

Em reunião na tarde desta terça-feira (6/4), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) decidiu manter as restrições no comércio não essencial de Belo Horizonte por tempo indeterminado. A decisão ocorreu depois de encontro que inicialmente seria nesta quarta-feira (7/4), mas foi antecipado, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e dos infectologistas Estevão Urbano, Carlos Starling e Unaí Tupinambás.

Desta forma, a capital mineira segue apenas com o comércio essencial em funcionamento, atendendo ao decreto assinado por Kalil no mês passado.

Bares e restaurantes (exceto para delivery), cinemas, feiras, escolas, lojas de vestuário, academias, eventos e parques, entre outros, não poderão abrir as portas.

Aos domingos, o município continuará com padarias, supermercados e açougues fechados para evitar aglomerações.

Segundo a PBH, continuarão liberados para funcionar os estabelecimentos de artigos farmacêuticos (incluindo as de manipulação), postos de combustíveis, óticas, artigos médicos e ortopédicos e o comércio de medicamentos e atendimento veterinários.

Os centros de saúde e hospitais permanecerão com as portas abertas.

Já o toque de recolher foi revogado por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em contato com o Estado de Minas, a prefeitura alega que acatará as decisões do governo de Minas.

UTIs lotadas

Em seu último boletim epidemiológico, Belo Horizonte conta com 98,8% de ocupação de UTIs para COVID-19.

Já a ocupação de leitos de enfermaria está com 82,5%.

Ambos os indicadores se mantiveram no vermelho, nível considerado o mais grave na classificação do município.

O fator RT, que mensura a taxa de transmissão por infectado, caiu e está em 0,99, no nível verde. Isso quer dizer que 100 pessoas são capazes de contaminar outras 99.

Via Estado de Minas

Deixe um comentário