Prefeitura promove debate no Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e com o apoio do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, realizará nesta quinta-feira, 17, uma live comemorativa ao Dia Mundial de Combate à Desertificação.

O evento online terá formato de mesa-redonda, e contará com a participação de diversos pesquisadores e estudiosos do tema no Norte de Minas. “Esta live faz parte das comemorações do mês do Meio Ambiente em Montes Claros, e abordará a Desertificação no Norte de Minas: realidades, métodos de controle e experiências de soluções alternativas. A transmissão será realizada a partir das 9 horas, no youtube”, informou a gerente de educação ambiental da Prefeitura de Montes Claros, Mônica Durães.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Sóter Magno, este debate é de suma importância. “O Norte de Minas é uma das regiões mais pobre do país, e ficará mais empobrecido caso as autoridades não impeçam este processo de desertificação que está em ritmo acelerado, devido às ações desordenadas de desmatamento e outras medidas danosas ao meio ambiente, provocadas por decisões irresponsáveis tomadas ao longo dos anos”, alerta.

O Dia Mundial de Combate à Desertificação foi criado em 1995, e desde então é celebrado anualmente todo dia 17 de junho, a fim de promover a conscientização para combater a desertificação e a seca. De acordo com a ONU, a desertificação é a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e sub-úmidas, decorrente do manejo inadequado e variações climáticas. A desertificação compromete um ambiente que já é vulnerável, trazendo problemas ao sistema produtivo, meio ambiente e ecossistema do qual faz parte. A degradação da terra é uma ameaça à vida humana, pois impede as atividades produtivas, reduz o acesso à água e inviabiliza qualquer atividade econômica.

Via Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário