Adesão às aulas presenciais em Montes Claros é de pouco mais de 1%

A Escola Normal, que tem com aproximadamente 1.100 alunos, apenas 13 estudantes compareceram no retorno das aulas presenciais

A maior do Norte de Minas, a escola estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), recebeu, ontem (12), apenas 13 alunos; sendo que a escola tem aproximadamente 1.100 alunos. O diretor Danilo Cordeiro explica esse baixo número se deve ao fato de ser um período de recuperação e fechamento do bimestre e quem já entregou as atividades cumpriram suas obrigações. Ontem, 751 escolas estaduais de Minas Gerais, sendo 41 do Norte de Minas voltariam a receber os alunos depois de quase um ano e meio longe das salas de aula, devido à pandemia da Covid-19. Com todo cuidado e segurança, respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Além disso, com as novas determinações do Comitê Extraordinário Covid-19, com as atualizações nas ondas do Plano Minas Consciente da última quinta-feira (8/7), todas as regiões do estado estão aptas para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede pública estadual, desde que não tenha impedimento por parte da prefeitura local. O novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento realizado nas primeiras unidades de ensino reabertas.

Houve reforço na segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar como um todo. Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.

Com as novas determinações, 17 unidades de ensino, de cinco municípios que estavam em localidades enquadradas na onda vermelha, porém, na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, puderam começar com o acolhimento de professores ontem (12/7) para um retorno dos alunos após o recesso escolar. Nestes locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano.

Para os locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois estavam nas ondas amarela ou verde há mais tempo, desde ontem, as escolas começam a receber também os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. São 153 unidades escolares, de 26 municípios. Outro cenário é o das escolas de municípios em onda amarela ou verde, e que não haviam iniciado o processo de retomada das atividades com alunos dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Nesta situação estão 297 escolas, em 56 municípios.

Para os locais que estavam em onda vermelha, mas no cenário favorável e que fizeram o acolhimento dos professores e ontem (12) recebeu os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O total de 301 escolas de 45 municípios está nesta realidade. Com as novas mudanças de ondas do Plano Minas Consciente, mais municípios estão autorizados a progredir com o acolhimento de professores.

Sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisarem verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino estarão atualizadas. O contato com o gestor da escola também é fundamental para ficar por dentro de todas as informações sobre o ensino híbrido.

*Com Girleno Alencar – Jornal Gazeta

Deixe um comentário