Montes Claros libera atividades sem restrição de horário e limitação de público

Medidas entram em vigor neste sábado (20) e segundo o município, será obrigatório apresentação do comprovante do esquema vacinal a partir do dia 10 de dezembro.

A Prefeitura de Montes Claros publicou um novo decreto que permite o funcionamento das atividades sem restrição de horário, limitação de público ou regras de distanciamento. As medidas entram em vigor a partir deste sábado (20) e valem para lojas de conveniência, bares, restaurantes e similares, casas de festas e eventos, clubes de lazer e serviço, reuniões maçônicas, cinemas, shows artísticos, teatros e eventos desportivos, reuniões de qualquer natureza, bem como as atividades e eventos em locais públicos.

De acordo com o município, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços coletivos abertos e fechados, bem como em vias e logradouros públicos. A partir do dia 10 de dezembro, só será permitida a entrada de clientes com esquema vacinal completo. A comprovação para pessoas com mais de 18 anos deverá ser feita com o cartão de vacinação ou aplicativo digital oficial. Na ausência da vacinação, poderá ser apresentado teste negativo de RT-PCR com antecedência máxima de 72 horas.

O comprovante de vacinação também será obrigatório no embarque e desembarque de passageiros na rodoviária e no aeroporto. O município também vai exigir o comprovante de funcionários que atuam em instituições credenciadas na rede municipal de Saúde.

“A doença está controlada há mais de um mês e não havia mais razão de manter determinadas restrições. Por outro lado, a nossa preocupação hoje é com o controle da vacinação. Estamos com muitas pessoas que não procuraram para receber a segunda dose. O objetivo do decreto é flexibilizar, permitindo a abertura de todas as atividades normalmente, mas exigir que todos que possam frequentar estejam vacinados. Essa é uma maneira de conseguir o objetivo que é proteger a sociedade como um todo”, disse o prefeito Humberto Souto, em entrevista ao MG1.

Para publicar o decreto 4325 a Prefeitura considerou:

A criação do plano municipal ‘Avança MOC, com Responsabilidade’
Estabilidade nos índices epidemiológicos da Covid-19 no Município
Estágio atual da vacinação que permite a todos os interessados, maiores de 12 anos, completarem seu esquema vacinal

Vacinação
Mais de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em Montes Claros. Ao todo, o município recebeu 632.120 doses dos imunizantes.

Primeira dose: 304.663
Segunda dose: 232.803
Dose única: 7.999
Dose de reforço: 20.369

Via G1 Grande Minas

Deixe um comentário