Artistas indígenas e quilombolas expões suas obras no Centro Cultural

GERAIS EM ARTE – Exposição que conta com recursos repassados pela Prefeitura iniciou na última nesta terça-feira (13) e vai até o próximo dia 17

 Em virtude da pandemia de COVID-19 e da necessidade da adoção de medidas de restrição de circulação, alguns setores da economia brasileira foram afetados de forma mais contundente, como o setor cultural, por exemplo. A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Montes Claros, utilizando recursos da Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura, lançou um edital com o objetivo de fomentar artistas locais e minimizar os efeitos socioeconômicos causados pela pandemia. Dessa forma, nesta quarta-feira, 13, às 20 horas, acontecerá a abertura da exposição “Gerais em Arte”, um dos projetos selecionados e beneficiados pela Lei.

Cecília Patrocínio Leite é uma das curadoras do exposição e autora do projeto que foi selecionado pela Secretaria de Cultura. Cecília conta que a exposição é composta por obras produzidas com matérias-primas e técnicas diversas como entalhe em madeira, cerâmica e bordado em folhas de vegetação natural, como fibra de bananeira. As obras, que poderão ser adquiridas pelos visitantes, são de autoria de artistas do Norte de Minas, alguns deles indígenas e quilombolas.

Participam da exposição os artistas: Ricardo Bacchi, Osmar Oliva, Willi de Carvalho, Walmir Alexandre, Capitania das Fibras (José Ramon, André Mascarenhas e Berenice Mascarenhas), Felicidade Patrocínio, Neli Escultor, Mestre Liko, Célio Escultor, Vítor Caldeira Brant, Mário Soares, Central das Veredas (rede de artesãs) e integrantes da etnia Xacriabá (Dona Dalzira, Nei, Ivanir, Datorran e Carlim).

Após a vernissage, que acontece nesta quarta-feira, 13, às 20 horas, a exposição ‘Gerais em Arte” poderá ser visitada gratuitamente, das 10 às 18 horas, até o dia 27 de abril, no Atelier/Galeria Felicidade Patrocínio, que está localizado à rua São José, nº 293, no bairro Vila Guilhermina.

Fonte: Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário