Com 51% dos votos válidos, Lula pode ganhar eleição no 1º turno

Ex-presidente tem mais intenções de voto do que a soma de todos os outros pré-candidatos à Presidência da República e continua com sólida vantagem na liderança da corrida eleitoral. Na foto, Lula em evento do PT, em Minas Gerais – Ricardo Stuckert

Uma nova pesquisa da Quaest, encomendada pela corretora Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (11), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem grandes chances de vitória no primeiro turno das eleições presidenciais. Clique aqui para fazer o download da íntegra.

Com 46% das intenções de voto, Lula possui mais votos que todos os outros candidatos somados (44%), o que garantiria a vitória no pleito ainda no primeiro turno. No entanto, considerando a margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, o cenário ainda está longe de uma definição. A pontuação em votos totais garantiria a Lula um patamar de 51,1% dos votos válidos.

O petista oscilou positivamente em 1 ponto percentual. Seu principal oponente, o presidente Jair Bolsonaro (PL), não teve alterações na pontuação e se manteve como segundo colocado, com 29%. Nas duas pesquisas anteriores (março e abril), Bolsonaro havia ganhado 3 e 5 pontos percentuais, respectivamente.

Atrás dele, aparecem: Ciro Gomes (PDT), com 7%, André Janones (Avante), com 3%, João Doria (PSDB), com 3%, Simone Tebet (MDB), com 1%, Felipe D’Ávila (Novo), com 1%, e Luciano Bivar (União), com 0%.

A categoria ‘branco/nulo/não vai votar’ chega a 6%, enquanto 3% estão indecisos. Em todos os outros cenários considerados, Lula lidera com ampla vantagem.


A pesquisa ouviu 2 mil pessoas de 27 estados, face a face, entre os dias 5 a 8 de maio. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01603/2022.

Segundo turno

Cenário 1

Lula: 54%;

Jair Bolsonaro: 34% ;

Branco/nulo/não vai votar: 9% ;

Indecisos: 2%.

Cenário 2:

Lula: 53%;

Ciro Gomes: 24%;

Branco/nulo/não vai votar: 21%;

Indecisos: 2%.

Cenário 3:

Lula: 58%;

Simone Tebet: 17%;

Branco/nulo/não vai votar: 22%;

Indecisos: 3%.

Deixe um comentário