Funemp destina 3 milhões para a construção do Aterro Sanitário em Icaraí de Minas

Com recursos do Fundo Especial do Ministério Público, seis lixões no Norte de Minas serão encerrados após convênio firmado entre o MP e o Codanorte

O Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram, nessa quinta-feira (9), em Montes Claros, o convênio no valor de R$ 2.999.950,00 milhões para a construção do Aterro Sanitário em Icaraí de Minas, que vai atender as cidades de Brasília de Minas, Ubaí, São Francisco, Campo Azul, e Luislândia. Encerrando, então, seis lixões. Além disso, o recurso também será destinado à construção de Unidade de Triagem e Compostagem Intermunicipal (UTC), e implantação da coleta seletiva, para que somente o que não tiver valor agregado seja enterrado nos aterros. E, ao mesmo tempo, seja potencializada a reciclagem.

O presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, comenta que com a construção das obras de Aterro sanitário e Usina de Triagem e Compostagem, a estimativa é que cerca de 120 toneladas de resíduos sólidos deixem de ser jogados diariamente nos lixões.

“Hoje a sensação é de dever cumprido ao poder anunciar que mais seis lixões serão encerrados nos nossos municípios. Com isso, estamos contribuindo para o meio ambiente, principalmente nesta semana que se comemora o Dia Mundial do meio ambiente para lembrarmos que precisamos encontrar medidas eficazes para essa preservação. Esse é o nosso propósito: continuarmos firmes nesse objetivo de um Norte de Minas mais sustentável”, celebrou Eduardo Rabelo.

Na ocasião, o Codanorte prestou Homenagem de reconhecimento ao MPMG, ao Funemp, ao procurador-geral Jarbas Soares, e ao promotor Paulo César Vicente pela aquisição de equipamentos pelos trabalhos prestados ao meio ambiente. Também foi feita a entrega simbólica do maquinário do Aterro Sanitário do Arranjo de Icaraí de Minas.

“O Codanorte é uma entidade representativa dos municípios e quê tem feito um trabalho interessante, nesse caso, abriu as portas do Fundo do Ministério Público para as prefeituras, para os prefeitos e para as comunidades. E com um projeto de alcance social, pois a proteção do meio ambiente é uma das finalidades também do ministério público. Por isso, é importante que os projetos que forem apresentados ao Fundo, tenho essa vertente social. Parabenizo o Codanorte, o presidente Eduardo Rabelo e todos os prefeitos do Norte de Minas”, destacou o procurador Jarbas Soares.

Para o prefeito de Icaraí de Minas, Gonçalo Antônio Mendes Magalhães, as obras colocam fim a uma luta de anos. “O município vai receber todo esse resíduo produzido nas seis cidades. Dando uma solução ambientalmente adequado para o lixo. Conseguimos alcançar um grande feito com essas obras que vai beneficiar tanta gente”, disse.

Compuseram a mesa de autoridades o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o presidente do Funemp, Jacson Rafael Campomizzi; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; a presidente do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC), procuradora de Justiça Thaís de Oliveira Leite; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo; o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo Fonseca; o deputado federal Igor Timo; a deputada estadual Leninha; o deputado estadual Gil Pereira; o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues; o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e prefeito de Patis, Valmir Morais, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), prefeito de Padre Carvalho José Nilson Bispo de Sá, e o tesoureiro da OAB de Montes Claros, Henrique Tondineli Neto.

Deixe um comentário

sky77 liveslot168 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 mantap168 koko303 bosswin168 slot5000 dewagame vegas4d lemacau gen777 okeplay777 ligaplay88 idngg gem188 kaisar888 mild88 toto slot sbobet idn poker gas138 ajaib88 menang123 megahoki88 luxury333 kdslots777 gas138 vegasgg brobet77 jakartacash  vegas77 pokerseri warungtoto autowin88 judi online