O presidente Jair Bolsonaro acena para apoiadores fazendo o sinal de apoio ao ex-presidente Lula (Foto: Rogeriano Cardoso)
* Por Waldo Ferreira
Em Montes Claros, o por enquanto presidente desceu do avião, andou de motocicleta (sem capacete e sem ser multado), montou num cavalo, deu uma volta de carro, subiu no avião e foi embora. Mas, não sem antes fazer, inadvertidamente, um gesto com os dedos característico dos apoiadores do seu oponente na disputa pela presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, líder em todas as pesquisas de opinião.
Montado num cavalo, no recinto do Parque de Exposições João Alencar Ataíde, Bolsonaro fez o “L” de Lula ao acenar para seus apoiadores. A imagem, captada pelo fotógrafo Rogeriano Cardoso, mostra ainda uma sugestiva placa onde está escrito “Saída”, logo acima do presidente.
Outro fato inusitado que marcou a presença do presidente em Montes Claros foi protagonizado pelo senador Carlos Viana, candidato ao governo de Minas. Ele passou mal e chegou a vomitar enquanto Bolsonaro discursava, no Centro de Convenções. Mas, conseguiu correr e se aliviar atrás de uma grade. Seus assessores trataram de encobrir a cena com um pano preto.
Segundo a assessoria do candidato, ele teve uma indisposição estomacal mas está bem. Tanto que no domingo à noite Viana ele participará do debate entre os candidatos ao governo mineiro, promovido pela Band Minas.
A passagem de Jair Bolsonaro pela cidade durou menos de 3 horas. Ele estava acompanhado por seu candidato a vice-presidente, general Braga Netto, e pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.
* Jornalista