Lula sobe quatro pontos em uma semana e pode vencer eleição no 1º turno

 Crescimento do petista reverte tendência de aproximação do atual presidente após início do “Pacote de Bondades”

 Uma nova pesquisa da FSB Pesquisa, sob encomenda do Banco BTG Pactual e publicada nesta segunda-feira (15), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral pela Presidência da República, com 45% das intenções de votos. Na sequência, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

Em relação ao estudo da mesma empresa de pesquisa divulgado na semana passada, Lula teve crescimento de quatro pontos percentuais. Bolsonaro, por sua vez, ficou estacionado. A diferença entre os dois principais candidatos ao Palácio do Planalto, portanto, subiu de 7 para 11 pontos percentuais em 7 dias.

Lula empatou, na margem de erro, com a soma de todos os outros candidatos (45% a 46%), o que poderia garantir sua vitória no primeiro turno. O resultado surpreende, pois inverte a tendência de aproximação de Bolsonaro, que vinha apresentando crescimento após o início do “Pacote de Bondades”, com o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 e outros benefícios sociais.

No levantamento, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro, com 8% das intenções de votos, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 2%. Os demais candidatos não pontuaram.

Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022, segundo pesquisa FSB/BTG / Reprodução

Segundo turno

Em um eventual segundo turno das eleições, Lula venceria todos os outros candidatos. O ex-presidente aparece com 53%, enquanto Bolsonaro fica com 38%. Se a disputa for com Ciro Gomes, Lula tem 50% contra 29% e com Simone Tebet, Lula teria 54% contra 26% respectivamente.

O instituto ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 12 e 14de agosto de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00603/2022.

Deixe um comentário