O sistema de proteção da central nuclear de Zaporozhia foi fortalecido devido a uma possível tentativa do Exército ucraniano de atacar a instalação – Usina nuclear de Zaporizhia (Foto: Reuters)
Sputnik – O sistema de segurança da usina nuclear de Zaporizhia foi reforçado após a ameaça de novos ataques à instalação, disse Vladimir Rogov, membro do Conselho da Administração Cívico-Militar da Região de Zaporozhia.
Em um comunicado à imprensa, Rogov destacou que a segurança da usina foi reforçada, embora não seja possível divulgar todos os detalhes. “Estamos bem preparados, pois tudo pode ser esperado do regime Zelensky”, comentou.
O sistema de proteção da central nuclear de Zaporozhia foi fortalecido devido a uma possível tentativa do Exército ucraniano de atacar a instalação, disse ele à Sputnik.
O representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, o tenente-general Igor Konashenkov, disse que o regime de Kiev estava preparando uma “provocação” na usina nuclear de Zaporozhia durante uma visita à Ucrânia do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
Em caso de falha dos geradores a diesel de reserva e bombas móveis, em caso de situação de emergência, o núcleo pode superaquecer.
Como resultado, “a destruição dos reatores na maior usina nuclear da Europa vai liberar substâncias radioativas na atmosfera por centenas de quilômetros”, disse Igor Kirillov.