Setembro amarelo – Prefeitura alerta sobre a importância da prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, que é considerado um problema de saúde pública, com sua ocorrência aumentando muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A prevenção é o melhor caminho para combater os pensamentos e comportamentos suicidas. Por isso, neste Setembro Amarelo, mês da campanha internacional de combate ao suicídio e valorização da vida, precisamos alertar a população para falar abertamente sobre este tema, que continua, lamentavelmente, sendo um tabu e motivo de vergonha”, alertou a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta.
Segundo ela, durante todo este mês de setembro, várias atividades acontecerão na cidade, principalmente nos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) do Município, com oficinas terapêuticas e rodas de conversa.

SETEMBRO AMARELO

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo, e neste ano de 2022 tem como lema “A vida é a melhor escolha!”

Dados sobre suicídio

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, 38 pessoas, em média, cometem suicídio por dia, sendo a segunda principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Deixe um comentário