Editora Unimontes lança “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles” em homenagem ao seu centenário

Obra especial será destinada para bibliotecas públicas

O Brasil comemora o centenário de nascimento do educador, antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro, natural de Montes Claros, completado quarta-feira (26/10). Marcando a comemoração do centenário do nascimento de Darcy, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) presta homenagem ao educador e intelectual com o lançamento do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles” (Editora Unimontes, 212 páginas).

Organizado pelo professor João Batista de Almeida Costa (vinculado ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS), a obra documenta e resgata a trajetória de Darcy Ribeiro, com uma coletânea de artigos elaborados por professores e pesquisadores que estudaram a vida e obra do intelectual e escritor.

A publicação, em edição especial, em capa dura, será destinada para bibliotecas públicas de escolas e instituições de ensino de pesquisa.

Marcando o lançamento da obra, nesta quarta-feira, 26 de outubro, quando foi comemorado o centenário de nascimento de Darcy (falecido em 17 de fevereiro de 2017), o diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Dimas Cardoso, fez a entrega simbólica do primeiro exemplar do livro ao reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, no Gabinete da Reitoria.

Na oportunidade, o professor Antônio Alvimar Souza enalteceu a relevância da iniciativa da Universidade e da Editora Unimontes ao homenagear Darcy Ribeiro. “Esse trabalho é magnífico e mostra a seriedade e a capacidade da Editora Unimontes”, assegurou o reitor.

O reitor Alvimar destacou ainda a importância do legado de Darcy como uma das maiores personalidades do Brasil em todos os tempos, e ressaltou que a proposta da Unimontes, por meio de sua editora, é publicar obras de outros escritores do Norte de Minas, valorizando a cultura da região. “Sou um apaixonado pela nossa região, pela nossa cultura e pelo nosso povo”, declarou o reitor.

COLETÂNEA INICIADA POR SOBRINHO – Dimas Cardoso lembro que, no ano de 2018, a Editora Unimontes, a partir de contato com Paulo Ribeiro (sobrinho de Darcy Ribeiro, falecido em abril de 2021), elaborou a proposta para a organização da coletânea de artigos sobre a obra do escritor e intelectual, a ser lançada na comemoração do seu centenário de nascimento em 2022

Ainda conforme o diretor da Editora Unimontes, na organização da coletânea, o professor João Batista Almeida Costa convidou pesquisadores de diferentes instituições que pesquisaram a obra de Darcy Ribeiro ou que trabalharam com o educador. Também foi convidado Mário Ribeiro Filho (Ucho Ribeiro), sobrinho de Darcy Ribeiro, que escreveu o artigo “Darcy Ribeiro, como eu o vi”. Ao todo, foram publicados 15 artigos.

A coletânea é dividida em duas partes ao apresentar a obra, o pensamento, a trajetória e o legado de Darcy Ribeiro. Ele ressalta que, além dos artigos, a produção bibliográfica é enriquecida com uma galeria de fotos, ao final do livro, que revela momentos marcantes da vida do intelectual nascido em Montes Claros. O diretor da Editora Unimontes lembra que na primeira edição foram publicados 1 mil exemplares do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles. A obra comemorativa foi produzida com recursos públicos, do orçamento da Universidade, não sendo permitida a sua comercialização.

Antônio Dimas explica que os exemplares do livro serão destinados, prioritariamente, para bibliotecas de escolas públicas do estado de Minas Gerais. Parceira no projeto, a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar) também contribuirá na divulgação da obra em nível nacional.

Os artigos do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles, são organizados pelo professor João Batista de Almeida Costa e contam com a participação dos seguintes autores:

“Darcy Ribeiro, como eu vi”, Ucho Ribeiro;

“Memórias Afetivas”, Cláudia Zarvos;

“Para lembrar Darcy Ribeiro”, Gisele Jacon de Araújo Moreira;

“Darcy Ribeiro 100 anos depois: uma justa homenagem”, André Borges de Mattos;

“Darcy Ribeiro: pensando os povos indígenas no Brasil”, Marivaldo Aparecido de Carvalho e Roberta Brangioni Fontes;

“O chabu da utopia Brasil”, Andrea Jakubasko;

“Darcy Ribeiro, mestre educador brasileiro”, Lúcia Velloso Maurício;

“Darcy Ribeiro e a universidade necessária”, Idenilson Meireles;

“Darcy Ribeiro: as utopias e fazimentos de um intelectual brasileiro”, Lia Ciomar Macedo de Faria e Rosemaria J. V. Silva;

“Espaço Biográfico: política da memória e arquivo em Darcy Ribeiro”, Haydée Ribeiro Coelho;

“Raça”, classe e nação em Darcy Ribeiro; contribuições a um debate incandescente”, Adélia Miglievich-Ribeiro;

“Eneida Tropical: o povo brasileiro como grande narrativa sobre o Brasil”, Demetrius Ricco Ávila.

Ascom/Unimontes

Deixe um comentário

sky77 liveslot168 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 mantap168 koko303 bosswin168 slot5000 dewagame vegas4d lemacau gen777 okeplay777 ligaplay88 idngg gem188 kaisar888 mild88 toto slot sbobet idn poker gas138 ajaib88 menang123 megahoki88 luxury333 kdslots777 gas138 vegasgg brobet77 jakartacash  vegas77 pokerseri warungtoto autowin88 judi online