Bolsonaro completa 36 horas de silêncio sobre derrota nas urnas para Lula

Na segunda-feira (31), Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada pela manhã e foi ao Palácio do Planalto, onde teve reuniões com ministros e aliados — Foto: Evaristo Sá/AFP

O TSE anunciou que o petista estava matematicamente eleito às 19h54 de domingo. Desde então, Bolsonaro não emitiu nenhuma manifestação pública, seja por escrito, discurso ou pelas redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue, na manhã desta terça-feira (1º), sem reconhecer o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, mesmo após completadas 36 horas desde a confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o petista estava matematicamente eleito às 19h54 de domingo (30). Desde então, Bolsonaro não emitiu nenhuma manifestação pública, seja por escrito, discurso ou pelas redes sociais.

Ainda não há previsão oficial de quando o presidente deve se manifestar sobre o resultado do pleito. Aliados acreditam que isso pode acontecer nesta terça e tentaram convencer o chefe do Executivo a reconhecer a derrota já nesta segunda, mas sem sucesso.

Dois de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL-RJ), também não se pronunciaram até a noite desta segunda (31). O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi ao Twitter para agradecer aos eleitores do pai e pedir para “erguer a cabeça e não desistir do Brasil”.

Na segunda, Bolsonaro foi pela manhã ao Palácio do Planalto, onde teve reuniões com ministros e aliados. Entre eles, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

No fim da tarde, o presidente retornou ao Palácio da Alvorada. Uma das visitas que recebeu foi do presidente de seu partido, o PL, Valdemar Costa Neto. Depois, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também fez uma visita a Bolsonaro.

Desde a redemocratização, Jair Bolsonaro é o primeiro candidato derrotado à presidência da República a não reconhecer ou se posicionar sobre o resultado nas primeiras horas após a conclusão do pleito.

 

Deixe um comentário