Montes-clarense Luciana Santos será a nova presidente do Ipea

Filha do ex-deputado constituinte José da Conceição Santos, Luciana é doutora em economia e tem atuação focada na saúde

A economista Luciana Mendes Santos Servo será presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), anunciou nesta sexta-feira (20/1) a ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet.

Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana torna-se a terceira mulher a comandar o órgão – a primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995; a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012 – e a primeira mulher negra.

Servidora do Ipea desde 1998, Luciana vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.

A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), de um estudo sobre a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida no contexto da pandemia de Covid-19 e de um trabalho sobre o gasto dos municípios em atenção primária à saúde no Brasil.

Ipea

Criado em 1964 como Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea é uma fundação pública vinculada ao MPO. Conta com sete diretorias e um corpo técnico de pesquisadores na sede, em Brasília, e na unidade descentralizada, no Rio de Janeiro. A missão do Instituto é aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas.

Zé da Conceição

O professor e advogado José da Conceição Santos foi deputado federal constituinte, recebendo nota Dez do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar); Vereador, em Montes Claros; Deputado Estadual, por Minas Gerais, além de secretário municipal em Montes Claros exerceu o cargo de Secretário dos Transportes do Estado de Minas Gerais.

Zé da Conceição também foi consultor jurídico do sindicato dos trabalhadores na Indústria do Açúcar e do Álcool, em Bocaiúva; e dos sindicatos dos Metalúrgicos, Comerciários e Construção Civil, em Montes Claros.

 

Deixe um comentário