Amigo do Planeta – troca óleo de cozinha por pães em Montes Claros

O projeto ‘Amigo Planeta’ que é desenvolvido em Montes Claros, garantiu pães para muitas crianças carentes do bairro São Geraldo 2. Os alunos do Voluntariado Estudantil Marista, da Educação Infantil iniciaram em 2022 este projeto para discutir sobre os cuidados com o planeta e o lixo produzido pelo homem, e além do aprendizado em sala de aula, os estudantes de todas as faixas etárias participar da troca de óleo de cozinha usado por pães que ajudaram a alimentar as crianças do bairro atendidas pelo projeto. Na última etapa de 2022, 50 litros de óleo viraram 200 pães para as crianças carentes. A iniciativa continuará sendo desenvolvida em 2023, em parceria com uma padaria de Montes Claros. Os estudantes iniciaram uma campanha interna para a arrecadação do óleo de cozinha, trazendo de suas casas e de vizinhos. O óleo coletado foi separado em galões para o armazenamento adequado do produto e recebeu semanalmente equipes para o recolhimento do material e troca pelo alimento. Foram feitas diversas coletas ao longo do ano de 2022.

O grupo Amigo do planeta estabeleceu a nível nacional 10 mandamentos do amigo do planeta: o 1º: só jogue lixo no lugar certo – Não jogue em calçadas, ruas, praças e estradas. Jogue o lixo nos locais apropriados, ou guarde no bolso e leve para colocar na lixeira da sua casa. O 2º, poupe água e energia – A água está cada vez mais escassa e cara. Poupe energia também, boa parte dela é produzida por carvão e petróleo, que poluem muito a natureza. 3º – não desperdice – consuma só o necessário, rejeite os descartáveis e reutilize as sacolas de compra, evite alimentos que produzem de lixo com as embalagens.

O 4º mandamento – proteja os animais e as plantas e assim garantirá a sobrevivência de todos nós. Nós temos capacidade para modificar o meio ambiente e temos usado essa capacidade para piorar as coisas. Precisamos fazer o contrário. O 5º: proteja as árvores – poupe papel, utilizando os dois lados da folha para cortar menos árvores. Faça coleta seletiva para reciclar papel e papelão, plante ou adote uma árvore e cuide dela com carinho e respeito. O 6º mandamento é evite poluir o meio ambiente – Use o menos possível o carro. Ouça música sem provocar poluição sonora. Não queime lixo que possa provocar fumaça tóxica.

O 7º mandamento é faça a coleta seletiva de lixo – Separe o lixo seco (papel, plástico, metal, vidro) do lixo molhado (restos de comida, cascas de frutas, lixo de banheiro etc.). Reúna o lixo seco até o dia de coleta ou junte para vender ou doar. O 8º use biodegradáveis – evite venenos e inseticidas nocivos para o meio ambiente e para a saúde. 9º conheça mais a natureza – estude e leia livros e revistas que falem sobre a natureza. Quanto mais você souber, melhor poderá agir em defesa da natureza e o 10º mandamento, participe dessa luta – Com sua família e amigos, ajude a organizar grupos para encontrar soluções aos problemas ecológicos. Oriente e lute contra os abusos, a poluição e a destruição da natureza.

Deixe um comentário