Esportes

Atlético e Cruzeiro vão se enfrentar nas quartas de final da Copa do Brasil

Essa será a terceira vez em que as duas maiores equipes de Minas Gerais se enfrentam na Copa do Brasil A Copa do Brasil será palco de mais um capítulo na história do clássico entre Atlético e Cruzeiro. Desta vez, as equipes irão se enfrentar nas quartas de final da competição. O confronto ficou definido em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira (12). Essa será a terceira vez em que Atlético e Cruzeiro se enfrentam na Copa do Brasil. A primeira vez em que as equipes se enfrentaram foi justamente na final da Copa do Brasil de 2014, e o Galo foi campeão, vencendo os dois jogos. No primeiro jogo, na Arena Independência, o alvinegro bateu o Cruzeiro por 2 a 0, com gols de Luan e Dátolo. Já no jogo de volta, no Mineirão, o gol solitário de Diego Tardelli garantiu o título para o Atlético. O clássico voltou a acontecer na edição de 2019 da competição. Desta vez, o Cruzeiro foi quem levou a melhor. A Raposa bateu o Galo na primeira partida, no Mineirão, por 3 a 0, com gols de Pedro Rocha, Thiago Neves e Robinho. No jogo de volta, no Independência, a vitória por 2 a 0 do Atlético não foi o suficiente para reverter o placar. A partida de ida está marcada para acontecer nos dias 27 e 28 de agosto e a de volta no dias 11 e 12 de setembro. O chavamento também já foi definido. Quem avançar vai pegar o vencedor da partida entre Corinthians e Athletico-PR nas semifinais. Atlético na Copa do Brasil O Atlético chega às quartas de final da Copa do Brasil, disputando todas as fases da competição até aqui. Na primeira fase, o Galo eliminou o Tocantinópolis por 2 a 0. Já na segunda fase, o Galo passou pelo Manaus com uma goleada de 4 a 1. Na terceira fase, a Copa do Brasil passou a ter jogos de ida e volta. O Galo eliminou a equipe do Maringá, após empatar o jogo de ida em 2 a 2 e vencer o jogo de volta por 4 a 0 na Arena MRV. Nas oitavas de final, o Galo teve seu maior desafio no ano e acabou eliminando o Flamengo, nos pênaltis, após vencer o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã e ser derrotado na Arena MRV pelo mesmo placar. Cruzeiro na Copa do Brasil Com a nona colocação no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Cruzeiro garantiu o direito de entrar na Copa do Brasil apenas na terceira fase. E chegou eliminando o Vila Nova, com duas vitórias, por 2 a 0 e 3 a 0. Nas oitavas de final, a Raposa passou pelo CRB. Após empatar no Mineirão, uma vitória por 2 a 0 no estádio Rei Pelé garantiu a classificação.

Leia mais... »
Esportes

É Campeão! North conquista o Módulo II do Campeonato Mineiro

Equipe de Montes Claros bate o Trovão Azul por 1 a 0 e conquista primeiro título do torneio Campeão! O North derrotou a URT por 1 a 0, neste sábado (9), em Montes Claros, pelo jogo de volta da decisão do Módulo II do Campeonato Mineiro. Após empate sem gols na ida, em Patos de Minas, o atacante Luiz Thiago marcou de cabeça em cruzamento de Foguinho, no segundo tempo, para anotar o gol do título da equipe nortenha. Com o resultado, o “Rei do Norte” volta a representar a cidade de Montes Claros na Primeira Divisão do futebol mineiro após 15 anos. Além disso, a equipe do norte de Minas fará sua primeira participação na elite do Campeonato Mineiro, em 2026. Vale destacar que, apesar da derrota, a URT também disputará a Primeira Divisão, por ter se classificado à final do Módulo II. As equipes foram as primeiras colocadas em seus grupos na fase Triangular Final. Primeira Divisão do Campeonato Mineiro Dessa forma, a edição de 2026 será marcada por um recorte geográfico amplo, que contempla diversas regiões do estado, dando ao torneio um caráter ainda mais representativo. North e URT ocuparão os espaços de Villa Nova e Aymorés, rebaixados nesta temporada A Região Metropolitana de Belo Horizonte segue como a principal força do futebol mineiro, com cinco representantes. Os gigantes Atlético, Cruzeiro e América seguem firmes na elite, acompanhados pelo Betim Futebol, da cidade homônima, e pelo Itabirito, que surpreendeu ao permanecer na divisão principal. Os 12 participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro em 2026 América (Belo Horizonte) Athletic (São João del-Rei) Atlético (Belo Horizonte) Betim Futebol (Betim) Cruzeiro (Belo Horizonte) Democrata-GV (Governador Valadares) Itabirito FC (Itabirito) North (Montes Claros) Pouso Alegre (Pouso Alegre) Tombense (Tombos) Uberlândia (Uberlândia) URT (Patos de Minas) O formato de disputa será definido em arbitral realizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O evento ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no fim do ano.

Leia mais... »
Esportes

Romário avisa a Valdemar Costa Neto que não assinará impeachment de Moraes

Ao não apoiar o impeachment de Moraes, Romário rompe com a maioria do PL e desafia a ala bolsonarista, mesmo sob avalanche de críticas nas redes sociais O senador Romário (PL-RJ) informou ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que não irá assinar o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão o coloca, junto com a senadora Eudócia Caldas (PL-AL), como um dos únicos parlamentares da legenda a não aderirem ao movimento liderado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até a manhã desta quarta-feira (6), 38 senadores haviam confirmado apoio ao pedido de afastamento de Moraes. Quase todos os membros do PL, partido de Bolsonaro e seus filhos, endossaram a iniciativa — com exceção de Romário e Eudócia, que seguem classificados como “indecisos” pelo portal votossenadores.com.br, que acompanha o posicionamento dos parlamentares. Romário tem sido alvo de intensa pressão nas redes sociais por parte de apoiadores bolsonaristas, especialmente devido à sua grande visibilidade online. Em suas duas publicações mais recentes no Instagram, o número de comentários ultrapassou os 37 mil, um salto significativo em comparação com a média habitual inferior a mil interações. A iniciativa de impeachment foi protocolada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), após decisões de Moraes relacionadas a aliados da família, incluindo a recente prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta ganhou apoio entre senadores de partidos de direita e de parte do PSD, enquanto o PT já se posicionou integralmente contra. Pedidos de impeachment contra ministros do STF não são incomuns no Senado, mas até hoje nenhum avançou. Para que um processo siga adiante, é necessário que o ministro seja acusado de crime de responsabilidade, conforme estabelece a Lei 1.079, de 1950. As infrações possíveis incluem, entre outras, envolvimento em atividade político-partidária ou conduta incompatível com o decoro do cargo.

Leia mais... »
Esportes

Nós contra eles: CLT impulsiona luta de jogadores do Galo

Os últimos dias revelaram uma grave crise em um dos maiores clubes do Brasil: o Atlético-MG, também conhecido como Galo Forte e Vingador. Um grupo de jogadores pressionou o clube para receber seus vencimentos atrasados, como salários, direitos de imagem e premiações — algo mais do que justo em qualquer sociedade. O que chama atenção, porém, é como os atletas do Atlético escolheram agir contra uma instituição administrada por bilionários que, pelo império que possuem (empresas como MRV, CNN e Inter), têm totais condições de arcar com a folha salarial dos trabalhadores. Se não fossem as leis trabalhistas brasileiras, popularmente chamadas de CLT, os jogadores mal teriam chance de cobrar seus direitos, já que a Justiça comum é ainda mais lenta e burocrática. O jogador Rony chegou a pedir a rescisão de contrato com o Atlético-MG com base na Justiça do Trabalho. Vale lembrar que a CLT foi criada no governo Getúlio Vargas, fruto da luta de milhões de trabalhadores cansados da exploração. A indignação popular foi tão forte que se tornou um dos motores da Revolução de 1930, forçando o “mais mineiro dos gaúchos” a atender às demandas trabalhistas para evitar uma convulsão social. Ou seja, a CLT não nasceu por benevolência, mas como conquista histórica. Na década de 1940, após greves e pressões, Vargas consolidou direitos como salário mínimo, jornada de 8 horas e férias remuneradas, mudando para sempre a relação entre patrões e empregados. Há quase um século, a CLT protege os trabalhadores contra salários atrasados, jornadas exaustivas, desvalorização salarial, acidentes de trabalho e exploração da saúde. Alguns defendem que a informalidade “facilitaria” a relação entre patrão e empregado, reduzindo a burocracia. Mas a prática mostra até mesmo atletas milionários, como os do Galo, dependendo da CLT para se proteger — prova de que, sem leis, até quem tem grandes salários fica vulnerável. Para quem acha que o discurso do “nós contra eles” é exagero, o conflito entre o elenco e a SAF bilionária do Atlético escancarou a realidade: essa divisão é mais atual do que nunca. Enquanto desinformados atacam as leis trabalhistas, alegando que “não há mais exploração”, a história se repete. Bilionários, quando conveniente, ignoram promessas e contratos — e só a pressão organizada, respaldada pela lei, garante que a justiça prevaleça.

Leia mais... »
Esportes

Em final emocionante, Brasil bate Colômbia e é campeão da Copa América

Apesar de perder pênalti, Marta faz 2 gols e é estrela da final Juliano Justo – Repórter da EBC Emocionante, imprevisível, de tirar o fôlego e no embalo da craque Marta e da goleira Lorena. Nem mesmo o melhor roteirista do mundo poderia prever uma final de Copa América Feminina tão perfeita para o Brasil. O placar final ficou em 4 a 4. E, nos pênaltis, as brasileiras confirmaram a conquista do título por 5 a 4. A conquista no Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador), confirmou a hegemonia verde e amarela no continente. São nove títulos em 10 edições do torneio. Além do Brasil, apenas a Argentina já foi campeã. A primeira atleta a balançar as redes na tarde de Quito foi Linda Caicedo. Aos 24 minutos da etapa inicial, a estrela do Real Madrid, de apenas 20 anos, aproveitou a desatenção da zaga brasileira para concluir com talento a jogada que passou por Izquierdo e Mayra Ramírez. O jogo estava muito difícil para o Brasil. O técnico Arthur Elias fez três substituições, ainda na primeira etapa. E, praticamente no último lance da etapa inicial, Carabalí acertou uma cabeçada em Gio Garbelini. Com auxílio do VAR, Dione Rissios confirmou a penalidade para o Brasil. E a capitã Angelina deixou tudo igual aos 53 minutos. Na etapa final, quando o Brasil era melhor, a zagueira Tarciane recuou errado uma bola para a goleira Lorena e acabou marcando contra. Placar: Colômbia 2 x 1 aos 23 minutos da etapa final. Aos 34 minutos, a artilheira Amanda Gutierres mostrou o faro da goleadora. A atacante do Palmeiras ajeitou no peito o cruzamento de Gio e soltou a bomba de esquerda para igualar o placar: 2 a 2. Gutierres finalizou a Copa América dividindo a artilharia geral do torneio com a paraguaia Claudia Martínez (seis gols para cada uma das atletas). Seguindo o ritmo frenético, aos 42 minutos, Mayra Ramírez finalizou com muita categoria o excelente contra-ataque puxado por Linda Caicedo. Já nos acréscimos, aos 50 minutos (praticamente no último lance do tempo normal), entrou em cena a rainha Marta. A maior jogadora da modalidade de todos os tempos pegou o rebote, soltou uma bomba de perna esquerda e deixou tudo igual mais uma vez. Golaço de craque e placar em 3 a 3. Prorrogação Na prorrogação, ela de novo. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Marta recebe cruzamento na área e finaliza com o pé direito para colocar o Brasil na frente. Só que a decisão ainda estava longe de acabar. Aos 9 minutos da etapa final da prorrogação, um golaço de falta da Colômbia. Leicy Santos, a camisa 10, mandou um lindo chute no ângulo. Com um incrível placar de 4 a 4, ficou tudo para os pênaltis. Pênaltis Nas cobranças, Angelina perdeu o primeiro para o Brasil. Mas Paví bateu muito alto e recolocou o Brasil no jogo. A zagueira Mariza fez. E Leicy Santos bateu para defesa da goleira Lorena, que já havia defendido duas penalidades na campanha brasileira durante os Jogos Olímpicos no ano passado. Era a primeira chance de título da Seleção Brasileira. E, quis o destino que fosse a vez da craque Marta cobrar. Ela, que estava fazendo a última partida em uma Copa América e buscava aquele que seria o tetracampeonato da carreira e o nono título da Seleção, acabou batendo rasteiro e facilitando para a defesa da goleira Kathe Tapia. A grande estrela acabou perdendo a primeira chance de finalizar a competição e dar o título ao Brasil. Na sequência, chegaram as cobranças alternadas. E aí voltou ao palco uma das personagens dessa final. A zagueira colombiana Carabalí, que havia cometido o pênalti no primeiro gol do Brasil, foi para a cobrança. E a goleira Lorena escreveu mais um capítulo dessa incrível final. A ex-jogadora do Grêmio e medalhista de prata e melhor goleira dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 defendeu o chute e confirmou a conquista. Brasil campeão da Copa América. O nono título da equipe nacional em 10 edições do torneio continental.

Leia mais... »
Esportes

TJD-MG toma decisão e confirma acesso do North ao Módulo I do Mineiro

Julgamento realizado nesta segunda-feira (29) manteve vitória do time norte-mineiro sobre o Patrocinense, na quinta rodada do triangular do Módulo II O North está confirmado no Módulo I do Campeonato Mineiro de 2026. O julgamento, realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) na noite desta terça-feira (29), na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), em Belo Horizonte, homologou a vitória do time de Montes Claros sobre o Patrocinense, na quinta rodada do triangular, e ratificou o acesso à elite do estadual. Responsável pela ação, a Águia de Patrocínio tentava impugnar a derrota para a equipe norte-mineira por um possível erro de direito. O Patrocinense reclamou de um apito externo que teve influência no primeiro gol do North na partida. A arbitragem não invalidou o lance. Por unanimidade, o TJD-MG manteve o 2 a 0 para o Gladiador do Norte. Ainda cabe recurso. O North Esporte Clube garantiu acesso à elite do futebol mineiro após o Tribunal de Justiça Desportivo de Minas Gerais (TJD-MG) homologar o resultado da partida com o Patrocinense nesta terça-feira, 29. O julgamento ocorreu após o CAP entrar com pedido de impugnação depois da derrota por 2 a 1 no dia 17 de julho. O confronto foi válido pela 5ª rodada da fase triangular do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Ainda cabe recurso da decisão. A alegação feita ao TJD era de que um apito externo confundiu os atletas durante a jogada que terminou com o primeiro gol da equipe norte-mineira, aos oito minutos do primeiro tempo. Por conta do que chamou de “interferência externa”, o Patrocinense destacou que o árbitro principal deveria interromper o confronto e reiniciá-lo com a bola no chão. Como isso não foi feito, a jogada prosseguiu e o North marcou o gol. Com o resultado do julgamento, o North terminou a fase triangular na liderança do grupo D, com oito pontos, seguido pelo Democrata SL com seis e o Patrocinense com 1. A equipe de Montes Claros enfrentará a URT na final da competição. A data ainda será definida, já que com o processo judicial a Federação Mineira de Futebol suspendeu a realização das partidas que valerão o título do Módulo 2. Mesmo antes da bola rolar e independente de quem for campeão, os dois times já estão com a vaga garantida na elite do futebol mineiro.

Leia mais... »
Esportes

North garante vaga na primeira divisão do Campeonato Mineiro em 2026

A equipe de Montes Claros ficou com a vaga após o empate entre Democrata e Patrocinense neste Domingo (27 de julho), em Sete Lagoas *Por Albano Machado O North, time de futebol SAF, conseguiu a inclusão na Série A do futebol mineiro. Com o resultado de empate, 1 X 1, de Patrocinense, de Patrocínio, com o Democrata de Sete Lagoas, North ficou em primeiro lugar, com 8 pontos. Classificou- se para a primeira divisão do Campeonato Mineiro de Futebol de 2026. Assim, poderemos ter jogos do North contra América-MG, Atlético e Cruzeiro, em Montes Claros . Ou então, em BH, no Mineirão, na Arena MRB e no Independência * Jornalista

Leia mais... »
Esportes

Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

Marin presidiu a CBF entre 2012 e 2015, ano em que foi preso por envolvimento no escândalo conhecido como Fifagate O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu na madrugada deste domingo (21), aos 93 anos, em São Paulo. Ele passou mal em casa na noite de sábado e foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu e faleceu na unidade hospitalar. Marin enfrentava problemas de saúde nos últimos meses, agravados por um AVC sofrido no fim de 2023. Figura conhecida tanto pela influência quanto pelas controvérsias no esporte e na política, Marin vivia de forma reservada na capital paulista desde que deixou a vida pública. O velório está marcado para a tarde deste domingo na capital paulista. Da política ao escândalo internacional José Maria Marin construiu uma trajetória marcada por influência nos bastidores, envolvimento com o regime militar e, sobretudo, pelo escândalo de corrupção que abalou o futebol mundial: o Fifagate. Filho de imigrantes espanhóis e com formação em Direito pela USP, Marin iniciou sua carreira política nos anos 1960, quando foi eleito vereador em São Paulo pelo extinto Partido de Representação Popular (PRP), ligado ao integralismo. Com a ditadura militar, filiou-se à Arena e ocupou cargos de destaque, como deputado estadual, vice-governador e, por dez meses, governador de São Paulo, substituindo Paulo Maluf. Foi nessa época que ganhou fama de aliado fiel do grupo político de Maluf, chegando a ter as contas de seu governo reprovadas e sendo envolvido em suspeitas de má gestão de recursos públicos. No futebol, presidiu a Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1988, e, em 2012, assumiu a presidência da CBF após a renúncia de Ricardo Teixeira. Sua gestão à frente da entidade foi marcada por denúncias de corrupção e práticas obscuras nos bastidores do esporte. A queda veio em 2015, quando Marin foi preso na Suíça durante uma operação coordenada pelo FBI e pelo Departamento de Justiça dos EUA, no escândalo que ficou conhecido como Fifagate. Ele foi acusado de participar de um esquema de suborno e lavagem de dinheiro em contratos relacionados a transmissões e eventos esportivos. Extraditado para os Estados Unidos, foi condenado à prisão e permaneceu detido até 2020, quando foi autorizado a cumprir o restante da pena em prisão domiciliar no Brasil, devido ao seu estado de saúde. Outro episódio que o marcou publicamente ocorreu em 2012, quando foi flagrado por câmeras de televisão colocando no bolso uma medalha da Copa São Paulo de Futebol Júnior destinada a um jogador do Corinthians. Embora a Federação Paulista tenha tentado justificar o ato, a cena virou motivo de piada e alimentou a imagem de “corrupto” que pesava contra o então dirigente. Ao retornar ao Brasil, Marin vendeu bens para arcar com custos judiciais, incluindo uma mansão em área nobre de São Paulo.

Leia mais... »
Esportes

Sob a batuta de Palmer, Chelsea derrota PSG para conquistar o mundo

Equipe inglesa tem atuação de gala diante do campeão da Champions Agência Brasil – Sob o comando do meia-atacante Cole Palmer, o Chelsea (Inglaterra) teve uma atuação de gala para derrotar o PSG (França) por 3 a 0, na tarde deste domingo (13) no MetLife Stadium, em Nova Jersey, e garantir o título da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa que contou com a participação de 32 equipes. Considerando todos os formatos do Mundial de Clubes, o Chelsea somou neste domingo a sua segunda conquista na história, após vencer a edição de 2021, que contou com a participação de sete equipes. Ao contrário das previsões de amplo domínio do PSG (atual detentor do título da Liga dos Campeões e que, até então, tinha as atuações mais impressionantes da competição), o primeiro tempo do confronto foi marcado por uma atuação perfeita do Chelsea, que teve como destaque o meia-atacante Palmer, que marcou dois gols e deu passe para mais um. O camisa 10 da equipe inglesa começou a decidir o confronto aos 21 minutos do primeiro tempo, quando recebeu passe do lateral Malo Gusto e bateu colocado para abrir o marcador. 🔟🥶#FIFACWC | @ChelseaFC pic.twitter.com/n7oP9pRhkf — Mundial de Clubes da FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) July 13, 2025 Oito minutos depois Palmer voltou a brilhar para ampliar a vantagem do Chelsea. O camisa 10 do time inglês puxou contra-ataque pela ponta esquerda, tirou a marcação com um drible de corpo e chutou novamente com categoria para voltar a superar o goleiro Donnarumma. Com a desvantagem no placar, o time francês adiantou suas linhas e passou a oferecer mais espaços para a equipe adversária. E foi desta forma que o Chelsea chegou ao terceiro. Palmer puxou novo contra-ataque aos 42 minutos e acertou passe em profundidade para o brasileiro João Pedro, que, dentro da área, teve apenas o trabalho de bater por cobertura para marcar um golaço. Xerém ensina. 👨‍🏫#FIFACWC pic.twitter.com/jKqAhkmoVr — Mundial de Clubes da FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) July 13, 2025 Na etapa final a equipe inglesa mostrou maturidade e tranquilidade para fazer o tempo passar e garantir a vitória e o título da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Leia mais... »