Brasil mostra evolução sob comando de Ancelotti e goleia Coreia do Sul

Seleção volta a entrar em ação na próxima terça contra o Japão A seleção brasileira goleou a Coreia do Sul por 5 a 0 em partida amistosa, e mostrou que começa a evoluir sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti quando falta pouco menos de um ano para o início da próxima Copa do Mundo. A principal virtude do Brasil, na partida disputada nesta sexta-feira (10) no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, foi o bom entendimento do quarteto ofensivo formado por Estêvão, Matheus Cunha, Vinicius Júnior e Rodrygo. No aspecto individual as boas notícias são o bom futebol apresentado por Rodrygo, que no Real Madrid (Espanha) vive um momento de incerteza desde a chegada do técnico espanhol Xabi Alonso, e o maior protagonismo de Estêvão, que coroou sua boa atuação com dois gols. Atitude da seleção Mesmo sob chuva fina e baixas temperaturas, o Brasil mostrou desde os primeiros minutos de bola rolando a atitude que o técnico Carlo Ancelotti falou, em entrevista coletiva, que seria necessária para compensar a falta de treinos para alcançar as vitórias. Assim, a seleção brasileira abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Após boa trama coletiva, Bruno Guimarães deu passe de qualidade para Estêvão, que precisou de apenas um toque para superar o goleiro Jo Hyeon-Woo. Com o bom futebol apresentado o Brasil conseguiu ampliar antes do intervalo. Aos 40 minutos, Vinicius Júnior deu passe para o meio da área, onde Rodrygo fez corta-luz e Casemiro dominou e tocou para o camisa 10, que se livrou da marcação com um drible antes de bater colocado para marcar. Mesmo com a boa vantagem construída no primeiro tempo, a equipe canarinho manteve o controle das ações após o intervalo. E o Brasil precisou de apenas um minuto para chegar ao terceiro gol. E o lance nasceu do comprometimento de Estêvão, que roubou a bola na entrada da área e bateu cruzado para marcar pela segunda vez na partida. A seleção brasileira precisou de apenas mais dois minutos para ampliar sua vantagem graças a uma nova falha da defesa adversária. Casemiro aproveitou o vacilo e encontrou Vinicius Júnior, que serviu Rodrygo, que não perdoou. Mas ainda faltava o gol de Vini. E o jogador do Real Madrid deu números finais ao marcador aos 32 minutos, quando, em jogada de contra-ataque, Matheus Cunha lançou em profundidade para camisa sete do Brasil, que, com grande liberdade, partiu em velocidade para bater na saída do goleiro adversário. Após medir forças com os sul-coreanos, o Brasil encarará o Japão, na próxima terça-feira (14) a partir das 7h30 no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.  

Leia mais... »

ESTADO LAICO – TJMG suspende uso da Bíblia como ‘material paradidático’ em escolas de BH

Na decisão, a relatora indicou que a lei fere o princípio da laicidade do Estado A partir de uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi suspensa a lei que previa o uso da Bíblia como material paradidático em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A medida tem efeito imediato e foi tomada, no âmbito de uma ação movida pelo Psol, no fim de setembro. A legislação recomendava, e em alguns casos determinava, o uso de passagens do evangelho em disciplinas do ensino básico, incluindo História e Literatura. De autoria da vereadora Flávia Borja (DC), a Lei 11.862/2025 foi aprovada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) no dia 8 de abril deste ano e sancionada em maio pelo presidente da Casa, uma vez que o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) não se manifestou dentro do prazo previsto. As principais críticas apontavam que a legislação feria o princípio da laicidade do Estado e favorecia discriminação religiosa, por priorizar somente o texto de tradição cristã. Na ação, o Psol destacou ainda o princípio de pluralismo e de neutralidade exigido nas escolas públicas, e que a determinação estaria além das competências do legislativo. “Não cabe ao legislativo — federal, estadual ou municipal — definir conteúdos pedagógicos de nossas crianças e adolescentes. A política educacional do país compreende instâncias específicas que tomam decisões embasadas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, indicou, na época, em artigo publicado no Brasil de Fato MG, a vereadora Luiza Dulci (PT). “Se a Bíblia for utilizada em aulas de história e geografia, como sugere o projeto, ficarão sem aula as e os estudantes que optarem por não participar? O projeto não leva em conta que há outros textos sagrados que deveriam, em iguais condições, ser objeto dos estudos religiosos”, acrescentou a parlamentar. A decisão do TJMG Para a relatora do caso no TJMG, desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, a decisão de materiais pedagógicos seria de competência privativa da União, ente responsável por legislar sobre educação. Além disso, referindo-se a determinações anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF), ela entendeu que, ao impor o uso da Bíblia, a CMBH fere o princípio de um Estado laico e pode causar práticas discriminatórias. O tribunal também pontuou na sentença que, segundo as diretrizes nacionais da educação, materiais paradidáticos só poderiam ser definidos por meio do debate democrático com a comunidade escolar, respeitando os projetos pedagógicos e, portanto, não por intervenção do legislativo local. Por fim, o TJMG reiterou o caráter plural da educação pública e a obrigatoriedade em respeitar diferentes credos, sem privilegiar conteúdos religiosos e sem ferir a liberdade de escolha de alunos e professores.

Leia mais... »

Barroso anuncia aposentadoria do Supremo Tribunal Federal e Rodrigo Pacheco é cotado para assumir a vaga

Ministro poderia ficar na Corte até 2033, mas optou por antecipar saída após o fim de seu mandato na presidência, encerrado em setembro O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) que deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) antes do prazo legal de aposentadoria compulsória, previsto para 2033. “É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas”, afirmou Barroso no final da sessão do STF de hoje. O ministro, que presidiu o Supremo até setembro deste ano, comunicou a decisão ao atual presidente da Corte, Edson Fachin, e a colegas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele pretende fazer um retiro espiritual ainda em outubro, em um centro ligado à Brahma Kumaris, antes de definir a data detalhes da aposentadoria. O ministro foi indicado ao STF em 2013 pela presidente Dilma Rousseff (PT). Durante sua recente presidência na Corte, o STF julgou e condenou envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Com o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá indicar em breve o novo nome para o Supremo, ainda não definido. Pacheco Com a antecipação da aposentadoria de Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal, a corrida pela sucessão já começou nos bastidores de Brasília O senador Rodrigo Pacheco, amigo de Lula, já foi citado pelo decano do STF, Gilmar Mendes, como “nosso candidato ao STF”. O parlamentar também tem o apoio do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil). No entanto, integrantes do entorno do presidente Lula avaliam que Pacheco não é o nome cotado para a sucessão. O primeiro motivo é político: Pacheco é tratado como o plano A de Lula para disputar o governo de Minas Gerais em 2026, o segundo maior colégio eleitoral do país — considerado estratégico para qualquer presidenciável, já que historicamente vencer em Minas tem sido determinante para o resultado nacional. O segundo motivo é técnico. Interlocutores do governo veem o senador como inclinado a favorecer interesses da iniciativa privada em litígios envolvendo a União, como demonstrou ao se posicionar contra o fim imediato da desoneração da folha de pagamentos. Outro nome cotado para o assumir o lugar de Barroso é o do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Leia mais... »

“QUÍMICA” – Trump se pronuncia sobre conversa com Lula e confirma encontro

Presidente dos EUA fez postagem em tom elogioso e positivo em relação ao contato estabelecido com seu homólogo brasileiro, por vídeo conferência, na manhã desta segunda (6) O presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma postagem há pouco em seu perfil na Social Truth, a rede social de sua propriedade, para comentar a conversa que teve com o presidente Lula (PT) na manhã desta segunda-feira (6), por vídeo conferência. O líder da Casa Branca foi bastante elogioso e positivo ao falar sobre o diálogo direto aberto com o mandatário brasileiro, que passou a ser ventilada após os dois se encontrarem rapidamente e por acaso na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, há duas semanas, ocasião em que o norte-americano ressaltou ter sentido “uma química” com o estadista sul-americano. “Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o Presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa, nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu Trump. Pelas redes sociais, o presidente Lula também se pronunciou sobre a conversa de cerca de 30 minutos que teve com Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6), após a “boa química que tivemos no encontro em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU”. “Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”, escreveu o chefe de Estado brasileiro em seu perfil oficial no X (antigo Twitter). “No telefonema, recordei que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os EUA mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitei ao presidente Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”, emendou Lula sobre a guerra tarifária declarada por Trump contra o Brasil. De acordo com o presidente brasileiro, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula ainda afirmou que pode encontrar Trump pessoalmente durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que ocorrerá na Malásia a partir de 26 de outubro. “Nós concordamos em nos encontrar pessoalmente em breve. Sugeri a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterei o convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e também me dispus a viajar aos EUA”, disse o presidente, que estava acompanhando também do assessor especial Celso Amorim e do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira.

Leia mais... »

Everton Ribeiro, ex-Cruzeiro, revela diagnóstico de câncer de tireoide

Atual capitão do Bahia, meio-campista revelou que foi submetido a cirurgia nesta segunda-feira (6/10) Ex-jogador do Cruzeiro, Everton Ribeiro recebeu diagnóstico de câncer de tireoide aos 36 anos. Através de publicação compartilhada nas redes sociais, o meio-campista revelou ter sido submetido a uma cirurgia nesta segunda-feira (6/10), como parte do tratamento, e está se recuperando da operação com apoio da família e dos torcedores. Na legenda de uma foto com a família, aos pés do Cristo Redentor, Everton afirmou ter recebido o diagnóstico há cerca de um mês. “Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês”, escreveu na publicação compartilhada no perfil oficial dele, da esposa, Marilia Nery, e do Bahia. Horas antes de ser operado, na noite de domingo (5/10), o camisa 10 e capitão do Bahia foi titular em uma partida contra o Flamengo – time que defendeu entre 2017 e 2024, conquistando 11 taças e se sagrando ídolo – pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi encerrado com vitória do Esquadrão de Aço, com gol de Willian José. Além do Ninho do Urubu, Everton também foi ídolo na Toca da Raposa. Ao lado de nomes como Dagoberto, Ricardo Goulart, Dedé, Fábio, Nilton, Egídio e Borges, teve uma temporada brilhante, coroada com o título do Campeonato Brasileiro de 2013, após uma década de jejum. No ano seguinte, Everton Ribeiro e seus companheiros conquistaram também o Campeonato Mineiro e o bicampeonato da Série A. Leia nota publicada por Everton Ribeiro Oi, amigos. Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide.

Leia mais... »

Eduardo Bolsonaro faz chacota com Sergio Moro que virou réu no STF

Em meio à crise e às trocas de farpas na direita, Eduardo Bolsonaro publica vídeo com ataques de influenciador ao ex “super” ministro Sergio Moro. “Moro, você é um palhaço, você é um panaca, cala sua boca” Dos EUA, onde se refugiou, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) segue botando fogo no parquinho da direita brasileira. Desta vez, o alvo foi o senador e ex “super” ministro de Jair Bolsonaro, Sergio Moro (União-PR), que virou réu após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria e derrubar o recurso da defesa no caso em que o ex-juiz é acusado de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. O julgamento teve início nesta sexta-feira (3) de forma virtual. A relatora, ministra Cármen Lúcia, havia votado contra o recurso da defesa e foi acompanhada por Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Ainda faltam votar Cristiano Zanin e Luiz Fux. Em caso de condenação, Moro poderá perder o mandato parlamentar. Nas redes, Eduardo fez chacota com o caso, lembrando que Moro apoiou a ação da Polícia Federal (PF), autorizada pelo STF, que cumpriu 29 mandados de busca e apreensão no inquérito das fake News em operação contra bolsonaristas em maio de 2020. “-27/MAI/2020: PF cumpre 29 mandados de Moraes contra conservadores, derivados do Inquérito do Fim do Mundo (Fake News). -02/JUN/2020: MJ Moro posta apoio ao STF. -HOJE: O já SENADOR Moro vira réu por fazer piada com Gilmar Mendes”, escreve Eduardo. O deputado ainda compartilhou um vídeo do influenciador bolsonarista Kim Paim, que desfere xingamentos contra Moro. “Moro, você é um palhaço, você é um panaca, cala sua boca, não se defenda porque a Suprema Corte sabe o que faz”, diz o influenciador bolsonarista. -27/MAI/2020: PF cumpre 29 mandados de Moraes contra conservadores, derivados do Inquérito do Fim do Mundo (Fake News) -02/JUN/2020: MJ Moro posta apoio ao STF -HOJE: O já SENADOR Moro vira réu por fazer piada com Gilmar Mendeshttps://t.co/XjzfB5iRbD pic.twitter.com/aXOrsYwDgN — Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) October 6, 2025

Leia mais... »