Entre os dias 21 e 24, quem passar pelo entorno da praça da Matriz e pelo Corredor Cultural poderá apreciar grandes instalações e projeções luminosas que já encantaram os observadores nos últimos três anos em Belo Horizonte
Montes Claros recebe a partir desta quinta-feira, 21, a Festa da Luz, festival já tradicional na capital mineira que chega pela primeira vez ao norte do estado. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros.
Durante o festival serão apresentados dois projetos: Mostra Minas, com uma seleção de artistas mineiros; e a Mostra Mundo, com obras de artistas nacionais e internacionais.
A Festa da Luz conta com grandes esculturas iluminadas que interagem com obras de artistas como Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Grace Passô, Thiago Mazza e Daiara Tukano. Ao todo serão 11 instalações, 6 vídeomappings e 3 Djs.
O circuito inclui o Centro Cultural Montes Claros, o Museu Regional do Norte de Minas, o Beco da Vaca, os arredores da Igreja Matriz, o Corredor Cultural, o Prédio dos Correios e o Prédio do Artesanato Flor do Pequi.
Com uma programação 100% gratuita, as atividades serão realizadas todos os dias, das 18h às 23h. Quem for ao circuito poderá acompanhar exposições como “Homem Gaiola”, “Paisagens Digitais” e “Plantas Pulsam”.
Também no circuito haverá letreiros de importantes nomes da literatura brasileira, como “A vida é uma dança cósmica”, de Ailton Krenak. As palavras da escritora Conceição Evaristo também estarão no local, além de obras de diversos outros artistas.
“É uma grande alegria para Montes Claros receber pela primeira vez um festival de arte urbana. A realização da Festa da Luz no centro da cidade traz uma dinâmica nova para o nosso cenário cultural, mostrando as mil possibilidades dessa linguagem, da criatividade e da tecnologia. A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoia a Mostra Minas e a Mostra Mundo, que contam com renomados artistas que encantarão o público nas edificações históricas. Fruto de parcerias importantes, a Festa da Luz traz instalações de grandes dimensões: esculturas iluminadas que estarão dispostas no entorno da praça Dr. Chaves e no Corredor Cultural, nos 4 dias do evento”, destaca a secretária municipal de Cultura, Junia Velloso Rebello.