Presidente questiona formulários eleitorais e sistema de contagem; campanha de Iván Cepeda apresentou 57 mil reclamações ao escrutínio oficial

Gustavo Petro – Foto: Daniel Munoz / AFP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, voltou a questionar nesta segunda-feira (22) o processo eleitoral que apontou, na pré-contagem dos votos, a vitória do candidato da extrema direita Abelardo de la Espriella sobre o governista Iván Cepeda.

Em publicações nas redes sociais, Petro afirmou que existem evidências de irregularidades nos sistemas utilizados durante a apuração preliminar e defendeu que o resultado da eleição só pode ser reconhecido após a conclusão do escrutínio oficial, etapa prevista na legislação colombiana para revisar manualmente os registros de votação.

Segundo o presidente, formulários eleitorais conhecidos como E-14 teriam sido alterados após o envio aos sistemas da Registradoria Nacional. 

Petro também afirmou que sua equipe identificou mudanças em registros digitais e vulnerabilidades no software utilizado durante o processo eleitoral.

“A manipulação eleitoral já está comprovada; não posso afirmar que o que foi descoberto garanta uma vitória eleitoral, mas é um fato”, denunciou Petro.

A disputa ocorre em um cenário extremamente apertado. De acordo com a pré-contagem divulgada pela Registradoria, De la Espriella recebeu 12,95 milhões de votos (49,66%), enquanto Cepeda obteve 12,70 milhões (48,70%), diferença de aproximadamente 250 mil votos.

A campanha de Cepeda, porém, evitou até o momento falar em fraude eleitoral. Em pronunciamento após a divulgação dos resultados preliminares, o candidato afirmou que sua coligação apresentou 57,1 mil reclamações às comissões eleitorais responsáveis pelo escrutínio.

“Estamos em todo nosso direito legal e constitucional de esperar os escrutínios”, declarou Cepeda, acrescentando que reconhecerá o resultado final após a análise das impugnações apresentadas.

Na Colômbia, a pré-contagem divulgada na noite da eleição possui caráter apenas informativo e não tem valor jurídico para definir o vencedor. O resultado oficial é produzido durante o escrutínio, processo conduzido por juízes eleitorais que conferem os formulários físicos de votação e analisam recursos apresentados por partidos e candidatos.

Petro também criticou setores da imprensa internacional que trataram suas declarações como uma tentativa de deslegitimar o processo eleitoral. O presidente reiterou que aceitará o resultado proclamado ao final do escrutínio, mas insistiu que as denúncias devem ser investigadas.

“Somente ao final da apuração dos votos é declarado o vencedor, e eu o reconhecerei. Essa é a lei da Colômbia”, afirmou.

Enquanto isso, missões internacionais de observação eleitoral, incluindo a Organização dos Estados Americanos (OEA), defenderam que o processo siga seu curso institucional e pediram que a população aguarde a conclusão da apuração oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *