Sob coro de “Patrus guerreiro do povo mineiro” direção da Executiva estadual petista e membros da bancada legislativa e federal cravam o nome do parlamentar

Quase uma semana após o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT nacional cravar o nome do deputado federal Patrus Ananias para a disputa ao Palácio Tiradentes, a Executiva estadual da legenda oficializou a pré-candidatura do parlamentar na manhã desta segunda-feira (20/7). A consolidação ocorreu durante reunião em um hotel na região central de Belo Horizonte, com a presença massiva das bancadas petistas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e na Câmara dos Deputados.
Patrus chegou ao encontro acompanhado da presidente do PT em Minas, a deputada estadual Leninha, da pré-candidata do partido ao Senado Federal, Marília Campos, e do vereador e vice-presidente da sigla no Estado, Pedro Rousseff.
A confirmação ratifica a declaração dada à reportagem pelo coordenador nacional do GTE, Jilmar Tatto, de que o ex-prefeito da capital era unanimidade tanto na cúpula mineira quanto no diretório nacional e contava com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Desenho da chapa e a busca pelo PSB
Com o nome do encabeçador da chapa pacificado no PT, as atenções dos bastidores políticos se voltam agora para a vaga de vice. A expectativa de interlocutores petistas é que a composição seja selada com o PSB, repetindo, no cenário mineiro, o desenho da aliança nacional que mantém Geraldo Alckmin como vice de Lula.
No cenário local, dois quadros do PSB postulam espaço na corrida ao governo: o ex-procurador-geral de Justiça Jarbas Soares e o ex-senador Clésio Andrade – ambos pré-candidatos da legenda ao Palácio Tiradentes. Entre os petistas, no entanto, a aposta recai sobre o nome de Jarbas Soares para ocupar o posto de vice na chapa de Patrus.
Jarbas Soares confirmou recentemente que mantém diálogo com a sigla e que aguarda uma agenda com o presidente Lula. Embora já tenha descartado compor chapa como vice do presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo (MDB), ao ser questionado se aceitaria ser vice de Patrus Ananias, o ex-chefe do MPMG adotou tom cauteloso e preferiu não adiantar posições, afirmando que “não responde com base em conjecturas”.
As negociações entre as legendas devem se intensificar nos próximos dias para a definição oficial da composição e a formalização do arco de alianças no Estado.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *