– Em tarde de Fred, com três gols, Raposa bate Coelho por 3 a 2 e pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para se classificar à final . Equipes voltam a se enfrentar no sábado, às 19 horas, no Mineirão

 O Cruzeiro ampliou a vantagem sobre o América ao vencer o clássico deste domingo por 3 a 2, no Independência, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. O grande destaque da partida foi o atacante Fred, que marcou os três gols celestes e assumiu a artilharia do Estadual, com 10 tentos. Descontaram para o Coelho o zagueiro Diego Jussani e o atacante Jonatas Belusso, ambos em finalização de cabeça.

No próximo sábado, às 19h, Cruzeiro e América voltam a se enfrentar, desta vez no Mineirão. Como terminou a primeira fase com campanha superior à do Coelho, o time comandado pelo técnico Mano Menezes avançará à decisão mesmo se perder por um gol de diferença.

Antes de pensar no segundo duelo do regional, a Raposa terá compromisso contra o Emelec pela terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores, às 21h30 desta quarta-feira, no Estádio George Capwell. A delegação embarca em voo fretado para Guayaquil, no Equador, na tarde desta segunda.

O jogo

Tanto América quanto Cruzeiro precisaram efetuar mudanças em suas escalações. Givanildo Oliveira trocou o lesionado Juninho por Christian, além de manter Ronaldo na vaga do lateral-direito Leandro Silva, em tratamento de estiramento muscular na coxa esquerda. Já Mano Menezes, por orientação do departamento médico, poupou Edilson e Rodriguinho. Os respectivos substitutos foram Orejuela e Rafinha.

Os números do primeiro tempo calculados pelo Footstats mostraram vantagem cruzeirense na posse de bola (52,74% a 47,26%) e em troca de passes (266 a 195). No quesito finalizações houve empates: seis para cada lado, sendo apenas uma em direção ao gol. Foi justamente o faro de artilheiro que fez a diferença aos 17min. Após passe de Rafinha nas costas do lateral-direito Ronaldo, Egídio apareceu na linha de fundo e cruzou no segundo poste para Fred balançar a rede: 1 a 0.

No segundo tempo, Givanildo Oliveira tentou dar velocidade ao ataque americano colocando Neto Berola no lugar de Felipe Azevedo. Só que uma falha na intermediária do campo de defesa acabou custando caro à equipe. Aos 6min, Zé Ricardo errou domínio de bola, foi pressionado por Marquinhos Gabriel e Robinho e acabou desarmado. Livre na ponta esquerda, o camisa 19 cruzeirense tocou rasteiro para Fred fazer o segundo de dentro da grande área: 2 a 0.

O América deu indícios de que poderia buscar uma reação aos 11min. Em escanteio cobrado por João Paulo, o zagueiro Diego Jussani subiu mais que Egídio e cabeceou no ângulo esquerdo de Fábio: 2 a 1. Givanildo até colocou sangue novo na equipe, com a entrada de França na vaga de Matheusinho, mas o Coelho não transformou a supremacia na posse de bola em finalizações de perigo contra o goleiro Fábio.

O Cruzeiro, por outro lado, continuou explorando os ataques pelas beiradas de campo. Aos 27min, Dedé deu chutão, Marquinhos Gabriel passou pelas costas de Ronaldo e conseguiu alcançar a bola na linha de fundo. O passe rasteiro para o meio da área encontrou Fred, que marcou o terceiro dele no clássico e o 10º no Campeonato Mineiro: 3 a 1.

Tudo indicava que a Raposa levaria vantagem confortável para a segunda partida, mas o Coelho se manteve vivo na semifinal ao fazer o segundo gol em cabeceio de Jonatas Belusso, após nova assistência de João Paulo: 3 a 2. Agora, o time americano terá de conseguir uma façanha para ir à final: ganhar por dois gols de vantagem no Mineirão.

AMÉRICA 2X3 CRUZEIRO

AMÉRICA
Fernando Leal; Ronaldo, Paulão, Diego Jussani e João Paulo; Christian e Zé Ricardo; Marcelo Toscano (Jonatas Belusso, aos 31min do 2ºT), Matheusinho (França, aos 24min do 2ºT) e Felipe Azevedo (Neto Berola, no intervalo); Júnior Viçosa
Técnico: Givanildo Oliveira

CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Rafinha (Vinícius Popó, aos 39min do 2ºT), Robinho e Marquinhos Gabriel (Jadson, aos 32min do 2ºT); Fred (Sassá, aos 35min do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes

Gols: Diego Jussani, aos 11min do 2ºT (AME); Fred, aos 17min do 1ºT; aos 6min e aos 27min do 2ºT (CRU)

Cartões amarelos: França, aos 29min do 2ºT (AME); Robinho, aos 2min, Egídio, aos 37min, Orejuela, aos 44min do 2ºT (CRU)

Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro

Estádio: Independência

Data: domingo, 31 de março de 2019

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique

Assistentes: Bruno Boschilia e Felipe Alan Costa de Oliveira

Árbitro de vídeo (VAR): Wagner do Nascimento Magalhães

Assistente do VAR: Carlos Berkenbrock

Público: 6.746

Renda: R$ 99.035,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *