Reportagem do ‘Fantástico’ aponta indícios de quebra de regras da Fifa e da CBF por parte do clube mineiro
O Cruzeiro, que acumula dívidas de mais de 500 milhões de reais e atuações irregulares no Brasileirão, agora enfrenta também problemas com a Justiça. A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para apurar denúncias sobre falsificação de documento particular, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e possíveis infrações às regras da Fifa e da CBF, segundo reportagem divulgada no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo 26.
O clube mineiro teria cedido direitos de jogadores e mentido em balanço financeiro, entre outras irregularidades. A atual gestão é suspeita de ter realizado uma venda de 20% de um jogador de 12 anos, que atua na base. Isso é ilegal e, de acordo com a publicação, nem mesmo o pai da criança sabia do ocorrido.
A reportagem também citou casos de empréstimos junto ao empresário Cristiano Richard dos Santos Machado e o pagamento com cessão dos direitos de atletas. No entanto, desde 2015, é proibido ceder direitos a empresas – o passe só pode pertencer a um clube ou atleta.
A diretoria é acusada de ter mentido em balanço financeiro ao incluir a venda do uruguaio Giorgian de Arrascaeta ao Flamengo em 2018, quando na verdade isso só ocorreu em janeiro de 2019 – algo que foi amplamente divulgado pela imprensa mineira e carioca.
Ainda segundo o Fantástico, dirigentes recebem “bichos” e premiações irregulares. O nome do vice-presidente Itair Machado foi citado diversas vezes, assim como de Sérgio Nonato, diretor-geral do clube. Vale ressaltar, inclusive, que Itair autorizou aumento do próprio salário em três oportunidades diferentes. Torcidas organizadas, como a Máfia Azul, também receberam pagamentos suspeitos.
Os investigadores da polícia já ouviram quinze pessoas, todas relacionadas de alguma forma ao Cruzeiro, entre funcionários e ex-funcionários, dirigentes e prestadores de serviços, segundo o Fantástico.
Desde que Wagner Pires de Sá assumiu a presidência do clube, no fim de 2017, a dívida aumentou de 384 milhões de reais para 520 milhões de reais. O time, no entanto, conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil e mantém atletas com salários altíssimos, como Fred e Rodriguinho, além do técnico Mano Menezes.
Nota antes da hora
O Cruzeiro se defendeu das acusações antes mesmo de a reportagem do Fantástico ser veiculada. O clube publicou uma nota oficial em seu site, às 18h13 (de Brasília), na qual acusou conselheiros derrotados na mais recente eleição presidencial de divulgar denúncias falsas e documentos confidenciais: “Lamento que a eleição ainda não tenha acabado para alguns indivíduos”, diz um trecho.
A nota, no entanto, não rebate especificamente nenhuma das acusações e diz que “a atual diretoria quer apenas fazer o nosso trabalho em paz e recolocar o Cruzeiro nos trilhos, consertando diversos erros, alguns que ultrapassam os limites da absurdez, cometidos pela gestão passada.”
Confira a nota oficial do Cruzeiro completa.
Nação Azul,
Me dirijo a vocês para me manifestar em nome do Cruzeiro Esporte Clube, de forma antecipada e imediata, a respeito de uma matéria realizada pelo Grupo Globo, que será exibida na noite deste domingo, 26 de maio de 2019, no programa Fantástico, conforme chamada realizada pela emissora durante a exibição da partida Flamengo x Athletico.
Primeiramente, lamento que a última eleição presidencial ainda não tenha acabado para alguns indivíduos. Adversários derrotados no pleito têm insistido, nos bastidores, em tentar tumultuar o ambiente do Cruzeiro, com o auxílio de um pequeno grupo, plantando notícias junto a alguns profissionais da mídia nacional, que infelizmente têm acreditado em tais conteúdos.
Nossa gestão assumiu o Clube de forma oficial no início do ano de 2018 com a maior e mais absurda e delicada dívida de sua história. No entanto, a nossa diretoria não tem medido esforços e já vem exercendo uma política de contenção de gastos, e tem trabalhado em um grande projeto de planejamento para tentar equacionar as dívidas do Cruzeiro.
Todas as perguntas enviadas pela reportagem do Grupo Globo, nesta semana, foram prontamente respondidas aos jornalistas, dentro do prazo pedido pelos mesmos, atendendo ao deadline da matéria.
Atualmente, o Cruzeiro possui 14 conselheiros que formam uma oposição. Nós apuramos que um deles teve acesso a documentos sigilosos e os divulgou de maneira proibida para o público externo, mesmo em se tratando de registros de cunho interno, de uma entidade privada.
O intuito deste comunicado não é, em momento algum, o de atrapalhar a veiculação da reportagem prometida pela emissora para a noite deste domingo. Mas, sim, o de tranquilizar a Nação Azul, aos verdadeiros cruzeirenses, reforçando nosso compromisso de tratar as coisas do Clube com a maior transparência e responsabilidade possível, dentro e fora das quatro linhas, pois, reforço, assumimos a instituição sabendo da constrangedora situação financeira do Clube.
Reitero minha lamentação em relação ao comportamento ressentido destes alguns indivíduos que se dizem cruzeirenses, mas que, na verdade, pensam apenas em seus benefícios próprios, colocando os aspectos político e pessoal acima de qualquer sentimento em relação ao Clube.
A atual diretoria quer apenas fazer o nosso trabalho em paz e recolocar o Cruzeiro nos trilhos, consertando diversos erros, alguns que ultrapassam os limites da absurdez, cometidos pela gestão passada.
Em nome da transparência e da lisura que o Cruzeiro merece ser tratado e nossa torcida merece ser informada, decidimos nos manifestar de forma imediata.
Atenciosamente,
Wagner Pires de Sá
Presidente do Cruzeiro Esporte Clube