Divulgado recentemente, o Índice Firjan de Gestão Fiscal traz Montes Claros como a cidade melhor colocada em Minas Gerais, quando considerados os 10 municípios com o maior número de habitantes.

A pesquisa é elaborada anualmente pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), e leva em conta quatro indicadores:

AUTONOMIA: relação entre a Receita do Município e o gasto para manter a estrutura da Prefeitura e da Câmara;

PESSOAL: relação entre Receita e Folha de Pagamento;

INVESTIMENTOS: relação entre Receita e investimentos em infraestrutura;

LIQUIDEZ: relação entre restos a pagar e disponibilidade no Caixa.

Em cima destes indicadores, é feita a Média Geral, que pode ter um valor entre 0 e 1. A análise da Média é feita da seguinte forma: uma nota superior a 0,8 indica uma Gestão de Excelência; entre 0,6 e 0,8, uma Boa Gestão; entre 0,4 e 0,6, uma Gestão em Dificuldade; já uma nota inferior a 0,4 mostra uma Gestão Crítica.

No caso de Montes Claros, a nota obtida foi de 0,7323, ou seja, ela possui uma Boa Gestão, quase atingindo a Excelência. Entre os 853 municípios de Minas, Montes Claros ocupa a 35ª posição. Mas o destaque mesmo vem quando colocamos a “Princesinha do Norte de Minas” no contexto das 10 maiores cidades do estado em população.

Confira abaixo a posição das cidades mais populosas de Minas no Índice Firjan de Gestão Fiscal:

A pesquisa, feita com base nos dados de 2018, mostra que Montes Claros obteve sua melhor pontuação em 6 anos (de 2013 pra cá). Ela ainda revela que a cidade está em uma posição privilegiada em relação à maioria dos municípios do país. Afinal, o Índice Firjan revela que 73,9% das cidades brasileiras possuem gestão fiscal em dificuldade ou em situação crítica. São 3.944 municípios nessa situação, sendo que: quase 2.000 não são capazes de gerar localmente recursos para arcar com as despesas da estrutura administrativa; 50% deles gastam mais da metade do orçamento com Pessoal; e mais da metade tem dificuldade em pagar fornecedores.

Na opinião do economista Reinaldo Cézar Sandes (professor aposentado da Unimontes e servidor efetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros), os bons números obtidos na pesquisa são resultado de “uma gestão séria e responsável”. Ainda segundo ele, a posição alcançada no índice “torna a cidade mais atraente para investidores, e o resultado são empresas querendo e vindo pra cá”.

Via Ascom/Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *