Prefeitura inaugura “fábrica de sonhos” em Aparecida doMundo Novo

Prédio da Pré-Escola no Distrito chama a atenção pela modernidade e estrutura completa para a iniciaçãoescolar de crianças * Por Waldo Ferreira Uma fábrica de sonhos. Assim o vereador Rodrigo Cadeirante se referiu ao prédio da Pré-Escolainaugurado pelo prefeito Guilherme Guimarães no Distrito de Aparecida do Mundo Novo, o mais distantedo centro de Montes Claros (100 quilômetros).Além da satisfação pessoal – foi ele quem fez o trabalho de interlocução com a Prefeitura para viabilizar aobra, inclusive empenhando recursos de suas emendas impositivas – Cadeirante se disse sensibilizado coma alegria das crianças, que passarão a ter um local estruturado para o processo de iniciação na vida escolar.“O que foi feito aqui não se resume a entrega de uma escola, pois, se a pré-escola é o lugar onde a criançacomeça a sonhar, o que fizemos foi entregar para elas uma fábrica de sonhos”, disse. O prédio conta cominfraestrutura moderna e completa: 3 salas de aula, 3 banheiros, biblioteca, secretaria, cozinha, refeitório,área de serviço, além de uma sala dedicada ao atendimento psicossocial. A obra recebeu um investimentototal de R$ 710 mil, com recursos próprios da Prefeitura. Além da unidade pré-escolar, também foi entregue aos moradores uma quadra coberta modelo educação,com área coberta de 326,64 m2 e custo de R$ 634 mil, destinada à prática de atividades esportivas,recreativas, culturais e pedagógicas. A estrutura dispõe de banheiros masculino e feminino acessíveis,além de um depósito para armazenamento de materiais.As construções, que se destacam pela modernidade e acessibilidade, se somam a outros investimentos queestão sendo feitos no distrito, como acesso dos moradores à água potável em todas as residências,iluminação em led, construções e reformas de unidades de saúde e educação, academia ao ar livre,internet, coleta de lixo, ponte de acesso, pavimentações das ruas.Rodrigo Cadeirante destaca que, por seu intermédio, Aparecida foi a primeira localidade da zona rural deMontes Claros a receber uma academia ao ar livre e a coleta de lixo. Ele também viabilizou a instalaçãode uma torre de telefonia móvel na localidade, dentro do programa “Minas Comunica”.“Em outras épocas, locais como Aparecida do Mundo Novo tinham que se contentar com ruas de lazer ecaminhões-pipa em vésperas de eleições, até que alguém teve a coragem de pautar o que realmenteimporta para as pessoas”, comparou.O novo momento vivido em Aparecido é reconhecido até por quem não mora lá. Michelley Borges eNatália Cardoso são da vizinha São Pedro das Garças, mas conhecem bem a transformação vivida emAparecida. Elas, que foram prestigiar a festa de inauguração das obras, acreditam que o papel atuante deRodrigo Cadeirante foi o fator fundamental para o desenvolvimento do distrito. Edinaldo Soares Pereira tem uma mercearia na rua Antônio Caetano e sabe bem o drama de conviver comlama, poeira e buracos. “A gente aqui era esquecido, mas agora a realidade é outra”, reconhece, citando asobras e serviços realizados e atribuindo os melhoramentos ao trabalho desempenhado por Cadeirante. Eleé um dos que comemoraram a construção da quadra e da escola. Chama a atenção dele o salto que odistrito deu no setor de educação. “Aqui a transformação foi tanta que tá sobrando escola e faltandoaluno”, resume. * Jornalista

Jarbas Soares articula candidatura ao Governo de Minas em Montes Claros

Pré-candidato a governador pelo PSB, o ex-procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares cumpre agenda em Montes Claros, no Norte de Minas, nesse sábado, 27 de junho, com entrevistas, encontros políticos e participação em eventos ao lado de lideranças do PSB, do PT e da sociedade civil A programação começa com uma entrevista coletiva à imprensa, ao lado do presidente estadual do PSB, Otacílio Neto Costa Mattos, da pré-candidata ao Senado, Marília Campos (PT), e de pré-candidatos a deputado estadual e federal pelo PSB. Na sequência, Jarbas Soares participa do Encontro de Lideranças do Norte de Minas, ao lado do presidente estadual do PSB, Otacílio Neto Costa Mattos. A agenda inclui visita a Expomontes. Ao iniciar a série de encontros que percorrerá todas as regiões do estado, Jarbas Soares destacou que a construção do projeto para Minas Gerais será baseada na escuta da população e das lideranças locais. “Começar esta jornada por esta região tem um significado muito especial. Este é o primeiro passo de um grande diálogo que queremos realizar em todas as regiões de Minas Gerais. Vamos conhecer de perto a realidade dos municípios, ouvir lideranças e a população para construir um projeto conectado às necessidades de cada região”, disse o pré-candidato do PSB. Ainda de acordo com Jarbas Soares, “Minas precisa voltar a crescer, gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da sua gente. Esse caminho será construído com diálogo, respeito às diferentes realidades e compromisso com o futuro das mineiras e dos mineiros”, afirmou. Para o presidente estadual do PSB, Otacílio Neto Costa Mattos, a construção do projeto para Minas passa pela escuta da sociedade e pela valorização das lideranças que atuam nos municípios. Segundo ele, o partido reúne uma trajetória construída ao lado dos movimentos sociais, dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, dos empreendedores e dos gestores municipais. “O PSB tem uma trajetória construída ao lado dos movimentos sociais, dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, dos empreendedores, dos gestores municipais e de todos aqueles que acreditam na força do diálogo para transformar a realidade. Temos orgulho de contar com lideranças qualificadas, experientes e preparadas para representar esse projeto. Mais do que definir candidaturas, estamos construindo uma proposta coletiva para Minas Gerais, valorizando o municipalismo, o diálogo e a participação democrática. É ouvindo a sociedade que queremos construir um estado mais forte, mais justo e preparado para os desafios do futuro”, destacou o presidente estadual do PSB e prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto Costa Mattos.

Veículos de luxo e R$ 27 mil são apreendidos em operação que investiga contratos de rodeio em Manga

Ação apura possíveis crimes contra a Administração Pública, lavagem de capitais e organização criminosa. Operação Palco Oculto foi realizada pelo Ministério Público, com apoio da Polícia Civil, nesta quarta-feira (29). Por Marina Pereira, Taislane Antunes, g1 Grande Minas Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação Palco Oculto, realizada pelo Ministério Público, com apoio da Polícia Civil, em Manga, no Norte de Minas, nesta quarta-feira (29). A ação apura possíveis crimes contra a Administração Pública, lavagem de capitais e organização criminosa.Os mandados foram cumpridos em endereços públicos, residenciais e empresariais vinculados aos investigados. Segundo o MPMG, a investigação envolve contratações e pagamentos relacionados à estrutura e ao suporte do 1º Rodeio de Manga, realizado durante as festividades do aniversário de 102 anos do município, entre os dias 5 e 7 de setembro de 2025.“Segundo a apuração, há indícios de que recursos públicos pagos a empresa contratada para o evento possam ter sido posteriormente movimentados por meio de empresas e pessoas interpostas, em fluxo financeiro que está sendo investigado pelo Ministério Público”, informou o MPMG.As diligências tiveram como objetivo a apreensão de documentos, processos administrativos, notas fiscais, registros contábeis, contratos, equipamentos eletrônicos e outros elementos capazes de auxiliar na reconstrução do fluxo contratual e financeiro investigado.Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos, R$ 27.038 em espécie e veículos de luxo vinculados aos investigados.“Os elementos arrecadados serão analisados para aprofundar a apuração sobre a origem, a circulação e a destinação dos valores, bem como para verificar eventual incompatibilidade patrimonial”, disse o MPMG. A Polícia Civil informou que os mandados foram cumpridos em desfavor de dois investigados: um agente público municipal e um particular com vínculo familiar com integrante do Poder Executivo local.A investigação prossegue sob sigilo. O que diz a prefeituraEm nota, a Prefeitura de Manga informou que foi surpreendida com a operação nesta manhã e disse que os órgãos recolheram “documentos públicos para averiguação na Secretaria de Cultura, documentos esses já disponibilizados em anteriormente ao Ministério Público de Minas Gerais, e de acesso a qualquer cidadão pelo portal da transparência”.A Prefeitura esclareceu ainda que está à disposição das autoridades, colaborando de forma transparente para o total esclarecimento dos fatos.Fonte G1 Grande Minas

Ex-Prefeito de Buritizeiro usa veículo da Prefeitura para transportar muambas para sua loja

Caminhonete de prefeitura de Buritizeiro foi apreendida com mercadorias ilegais na Fernão Dias. Segundo a PRF, o veículo público era usado para transporte de produtos destinados a loja privada. Quatro pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária em Varginha Quatro pessoas foram detidas na manhã desta quarta-feira (15), durante uma operação de combate ao crime na Rodovia Fernão Dias, em Carmo da Cachoeira (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o grupo estava em uma caminhonete vinculada à Prefeitura de Buritizeiro (MG), que estaria sendo utilizada de forma irregular para fins particulares.Durante a abordagem, os policiais encontraram diversos volumes na caçamba do veículo contendo mercadorias de origem estrangeira, como maquiagens, ferramentas e eletrônicos, sem documentação fiscal válida.Conforme a PRF, apurações iniciais indicam que o veículo, abastecido com recursos públicos e conduzido por um servidor municipal em horário de serviço, teria sido usado para ir até São Paulo (SP) com o objetivo de adquirir produtos destinados ao abastecimento de uma loja privada em Pirapora (MG). Além do motorista, também estavam no veículo outros ocupantes, incluindo servidores públicos municipais, o que, segundo a ocorrência, aponta para o uso de mão de obra custeada pelo poder público em benefício de atividade comercial particular.Ainda segundo a PRF, com base em relatos colhidos no local, a ação teria sido realizada a pedido de um ex-prefeito do município, reforçando os indícios de desvio de finalidade no uso da estrutura administrativa. A situação pode configurar, em tese, crimes como peculato, prevaricação e associação criminosa.Os quatro envolvidos — dois homens, de 70 e 44 anos, e duas mulheres, de 43 e 36 anos —, além do veículo e das mercadorias, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária em Varginha (MG). Após contato com a Receita Federal, foi determinado o envio dos itens apreendidos ao órgão para as providências legais cabíveis. Fonte: G1 Sul de Minas

Em MG, mulheres do sertão transformam memória ancestral em dança e protagonismo

2ª edição do encontro cultural e político Aquilombar-se foi realizada na Chapada Gaucha (MG) O distrito de Serra das Araras, na Chapada Gaúcha, em Minas Gerais, foi tomado por cantigas, rodas e histórias compartilhadas durante a segunda edição do Aquilombar-se, no último sábado (11). O encontro reuniu mulheres de comunidades quilombolas e tradicionais do território do Grande Sertão Veredas em um movimento que articula cultura, memória e fortalecimento coletivo.A atividade integra o projeto Relembranças: Memórias Dançadas de um Tempo Velho, realizado pelo Instituto Rosáceas com financiamento da Fundação do Banco do Brasil. A iniciativa envolve mulheres das comunidades de Barro Vermelho I, Buraquinhos, Morro do Fogo e Serra das Araras, e aposta na dança, no canto e na oralidade como instrumentos de resgate e transmissão de saberes ancestrais.Durante o encontro, apresentações culturais revelaram tradições que atravessam gerações e que, segundo as participantes, nem sempre tiveram visibilidade fora dos territórios. Para Evanilde Ferreira, da comunidade de Barro Vermelho, o projeto representa uma oportunidade inédita de reconhecimento.“Sem o evento, nós não teríamos a oportunidade de ter saia, blusa, vestido, calçado e ser filmada, ser levada para longe. Às vezes a gente fazia aqui, mas não tinha a oportunidade de ser mostrada. Para mim, ficou tudo maravilhoso, tudo lindo”, afirmou.Além das apresentações, o projeto também inclui a produção de um documentário construído a partir do olhar das próprias mulheres. Elas participam de todas as etapas do processo audiovisual, da direção à atuação, garantindo autonomia na forma como suas histórias são contadas. A iniciativa ainda envolve a confecção de figurinos por costureiras locais, gerando renda e valorizando o trabalho artesanal. ‘Mulheres do sertão podem muito’A idealizadora e coordenadora do projeto, Marta Andrade, explica que o trabalho é resultado de um processo contínuo de escuta e reconstrução de memórias iniciado há mais de três anos.“Criamos espaços de troca para que essas mulheres pudessem falar sobre como é ser mulher no sertão. Nesse processo, as danças e cantigas foram sendo retomadas. É uma lembrança que passa pelo corpo”, destaca.Segundo ela, muitas dessas tradições estavam adormecidas e foram reativadas a partir das vivências coletivas.“As mulheres foram se fortalecendo e retomando essas práticas, transmitindo para filhas e netas. É um saber que segue de voz em voz, de corpo a corpo, fortalecendo o território”, afirma.O Aquilombar-se, de acordo com Marta Andrade, é um espaço político de encontro, onde as mulheres celebram conquistas e também debatem os desafios enfrentados no sertão, marcado por desigualdades históricas e vulnerabilidades socioambientais.“É um evento de resistência, de fortalecimento e de celebração. Eu tenho dito muito que mulheres do sertão não podem tudo, mas podem muito. E isso vale para qualquer lugar”, conclui. Brasil de Fato MG

Agência do INSS de Montes Claros, faz mutirão neste fim de semana

O INSS vai realizar, no próximo fim de semana, um mutirão de perícias médicas em 32 agências localizadas em 12 estados brasileiros. No total, serão realizadas quase 13 mil perícias médicas. O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) farão, nos dias 11 e 12 de abril, um mutirão de perícias médicas em cidades de 12 estados. A expectativa é fazer mais de 13 mil tanto para benefícios por incapacidade como assistenciais.A lista de municípios com vagas para agendamento pode ser acessada no site do MPS. Em Minas, a ação ocorre em duas cidades: Montes Claros, com 268 vagas, e Pedra Azul, com 106.Segundo o ministério, os mutirões visam garantir mais agilidade na análise dos benefícios, reduzindo o tempo de espera dos cidadãos. SERVIÇOOs segurados que desejarem antecipar suas perícias podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h; ou acessar o serviço pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular.Ao confirmar o agendamento da avaliação médico pericial, o requerente deverá comparecer à agência no dia e horário marcados.Quem não conseguiu participar dos últimos mutirões pode ficar atento e se programar, já que a ação acontece de 15 em 15 dias, com atendimentos em todo o pais. A próxima data prevista para a realização de mutirões é nos dias 25 e 26 de abril.

Baixa exclusividade compromete qualidade na Unimontes

De acordo com a Adunimontes, a defasagem salarial dos professores da Unimontes, acumulada em 10 anos, chega a 85%. * Por Waldo Ferreira Universidades estaduais de São Paulo (USP) e de Campinas (Unicamp), além da federal do Rio de Janeiro (UFRJ) têm entre 80 e 90% dos seus professores com dedicação exclusiva às instituições, enquanto na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) esse percentual é de irrisórios 16%. A distorção é uma das principais queixas da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes).O presidente da entidade, Wesley Helker Silva, explicou que pelo regime de dedicação exclusiva (DE) o professor não pode acumular cargo em outro local, ficando exclusivamente por conta do ensino, pesquisa e extensão na universidade.“E isso que faz com que instituições de ensino superior como a USP, Unicamp e URFJ sejam referências no Brasil e no mundo”, destaca. Além do baixo índice, a Unimontes está há 10 anos sem pagar as novas DE`s. A questão em torno delas é um dos pontos do acordo de greve firmado com o governo do Estado em 2016, que não foi cumprido.O documento também prevê a incorporação das gratificações ao salário, composto entre 40 e 60% por esses penduricalhos. Isso, porque o vencimento básico da categoria é considerado muito baixo, o quinto pior das carreiras do Estado.Na eventualidade de o professor precisar se ausentar, por questão de saúde ou para estudar, perde a gratificação. “Ou seja, será penalizado por adoecer ou querer se qualificar”, assinala Silva. Ao incorporar as gratificações, essas distorções serão corrigidas, entende o presidente da Associação.De acordo com ele, a defasagem salarial dos professores da Unimontes, acumulada em 10 anos, chega a 85%. Nesse período não houve reajuste salarial nem concurso público para a docência.Dia 26 de março os professores protestaram contra a proposta de reajuste de 5,4% do governo estadual, considerada inaceitável pela Adunimontes e pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), que buscavam recomposição maior.Apesar da pressão dos servidores, as emendas que propunham um índice maior de reajuste (9,36%) foram derrotadas em plenário, graças aos votos da base governista na Assembleia Legislativa. * Jornalista

Paralisação dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros

Categoria protesta contra descaso do governo de Minas e descumprimento do acordo de greve * Por Waldo Ferreira Professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) paralisaram as aulasnesta quinta-feira (26), em protesto contra o descumprimento do acordo que pôs fim à greve de2016, homologado na Justiça, e em defesa de um reajuste salarial que cubra as perdas salariasdos anos de 2024 e 2025.Houve manifestações no campus da Unimontes e na Assembleia Legislativa, para onde seguiuuma delegação de professores para acompanhar reunião extraordinária que discutiu a revisãodos vencimentos dos servidores do Estado.Eles reclamam que há 10 anos a Unimontes não paga novas Dedicações Exclusivas (DE),sendo que o número de professores com esse regime de trabalho vem diminuindo a cada anona Instituição. Hoje, apenas cerca de 16% dos professores possuem DE`s, enquanto nasuniversidades federais de Minas Gerais esse percentual chega a 85%.O não cumprimento do acordo de greve agrava as condições salariais da categoria, já que ossalários estão defasados em mais de 85%. Isso faz com que professores tenham que trabalharmesmo em tratamento de doenças graves, pois ao se afastarem podem perder até 60% da suaremuneração.Outra distorção apontada pela Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes) dizrespeito à remuneração de doutores, considerada muito abaixo de sua titulação.Como o acordo nunca foi cumprido, os professores realizaram vários atos nosúltimos anos. Em 2018, decidiram manter protestos após cortes de salários e, em 2021,houve uma audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG) para tentar por fim aoimpasse.“Valorizar os professores é fortalecer a Unimontes e a educação pública do Norte de Minas.Que os deputados e o governo realmente se empenhem em buscar alternativas para ocumprimento do acordo de greve e pelo pagamento imediato das Dedicações Exclusivas”,defende o presidente da Adunimontes, Wesley Helker. * Jornalista

Bonito de Minas terá eleições suplementares no dia 21 de junho

Novo pleito foi determinado pela Corte Eleitoral do TRE-MG Na sessão de julgamentos dessa terça-feira (17), o TRE marcou para o dia 21 de junho de 2026 as eleições suplementares para prefeito e vice em Bonito de Minas, no Norte de Minas. As eleições foram marcadas após aprovação pela Corte da resolução contendo o calendário e as demais instruções que vão reger as eleições no município. A norma está publicada no Diário da Justiça Eletrônico. Bonito de Minas é a quarta eleição suplementar em Minas Gerais referente ao pleito de 2024 e acontece em razão do indeferimento do registro do candidato a prefeito mais votado nas urnas.  Calendário Eleitoral  De 12 a 17 de maio, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia 20 de maio, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registro de candidatura à Justiça Eleitoral, sendo que o encaminhamento pode ser feito por transmissão pela internet, em sistema próprio da Justiça Eleitoral (CANDex), até as 8h do dia 20 ou mediante entrega em mídia ao cartório eleitoral até as 19h.  A partir do dia 21 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução TSE nº 23.610, de 2019, que trata das regras relativas à propaganda nas eleições, e pela Lei nº 9.504, de 1997.  Estão aptos para votar as eleitoras e os eleitores inscritos no município até o dia 21 de janeiro de 2026. A votação será das 8h às 17h, com as mesmas mesas receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2024. As eleitoras e os eleitores que não puderem comparecer às urnas poderão fazer a justificativa no próprio dia 21 de junho pelo aplicativo e-Título. Quem não fizer a justificativa na data da votação terá 60 dias para o procedimento, podendo realizá-lo também no e-Título ou no sistema Justifica.  A diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 13 de julho de 2026. No período de 20 de maio a 13 de julho, o cartório eleitoral de Januária (148ª Zona Eleitoral), responsável pelo município de Bonito de Minas funcionará, além do expediente normal nos dias úteis, em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.  Bonito de Minas  Em Bonito de Minas, o candidato a prefeito mais votado, Dílson Barbosa Santana, o Dílson da Senhorinha (União), teve o seu registro de candidatura indeferido, em razão da condenação, pela Justiça Eleitoral mineira, por abuso de poder político nas eleições municipais de 2020, configurando a inelegibilidade prevista no art. 1º, I, alínea “d”, da Lei Complementar nº 64, de 1990. Enquanto não há candidatos eleitos e empossados nas novas eleições, o presidente da Câmara de Vereadores do município continua respondendo pelo Executivo municipal. 

Barragem de Lages, em Porteirinha, ainda tem risco de romper

Moradores do entorno não devem retornarOrientações foram repassadas pelo Corpo de Bombeiros e outros órgãos envolvidos no monitoramento do reservatório. Por conta do risco iminente de rompimento da Barragem de Lages, em Porteirinha, os moradores retirados da área de risco ainda devem permanecer fora do local. As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (4). Na última segunda-feira (2), a corporação já havia delimitado uma área crítica com 85 hectares, composta por 46 residências e 77 moradores. Ao todo, 114 pessoas foram retiradas de forma preventiva, sendo 77 moradores da zona crítica e 37 do entorno da área delimitada como medida de segurança. Conforme o tenente Kollek Pereira, do Corpo de Bombeiros, os envolvidos nos trabalhos – Polícia Militar, Defesa Civil Estadual e Municipal e a Prefeitura Municipal de Porteirinha – estiveram com moradores nessa terça-feira (3). “Essas agências realizaram algumas ações importantes, como uma reunião com os moradores que foram evacuados da área de risco, mostrando a importância de que eles não retornem para as suas residências, considerando ainda o risco iminente existente.”Conforme a corporação, a situação se tornou preocupante após as chuvas intensas que atingiram o Norte de Minas Gerais. Em Porteirinha, choveu 165 milímetros entre o último sábado (28) e domingo (1). Com isso, a água ultrapassou a crista da barragem, causando danos a partes da estrutura e do vertedouro. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência por conta do risco iminente de rompimento do reservatório. Para acompanhar a situação, um Posto de Comando, onde se concentram o planejamento, a coordenação e a tomada de decisões estratégicas, foi montado. “Ainda na parte da tarde, esteve presente no Posto de Comando algumas agências, como o Ministério Público de Minas Gerais e o NEA, Núcleo de Emergências Ambientais, ligado à Semad, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais. A Semad irá emitir uma recomendação aos responsáveis pela barragem para que sejam tomadas providências a fim de mitigar os riscos existentes na estrutura da barragem.” Ainda conforme o tenente, especialistas da Cemig também foram ao local para auxiliar na resolução do problema. Sobre a barragemSegundo a Defesa Civil Municipal, a barragem foi construída em 1983 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atualmente, a Copasa faz uso e tratamento da água, que é distribuída para moradores da comunidade de Tanque e adjacências. A Defesa Civil informou ainda que uma vistoria com participação da Codevasf deve ser realizada nesta segunda-feira. A análise irá determinar as providências que serão adotadas. A Codevasf informou que disponibilizou seu corpo técnico para realizar visita à Barragem de Lages, “com o objetivo de avaliar as condições da estrutura e prestar apoio técnico no âmbito de cooperação estabelecida entre as partes.” A companhia ainda destacou que “as ações de gestão, operação e manutenção da Barragem de Lages são de competência do município, ente empreendedor com o qual a Codevasf mantém Termo de Compromisso desde 1989.” Providências que devem ser tomadasPor meio de nota, a Gerência de Segurança de Barragens e Sistemas Hídricos (GESIH), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) informou que enviou ofício à Codesvasf para reiterar a necessidade de a companhia cadastrar 12 barragens, entre elas está a de Lages, em um período de 30 dias. “Também foi estabelecido o prazo de 90 dias para elaboração do Relatório de Inspeção de Segurança Especial (RISE) e da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) de cada uma das 12 estruturas, em conformidade com as normas da ABNT e as melhores práticas de engenharia, devendo os documentos ser encaminhados ao Igam acompanhados das respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).” Sobre Lages, RISE e a DCE deverão conter análise da situação registrada após as chuvas intensas que atingiram Porteirinha. Os documentos devem incluir “causas prováveis, riscos remanescentes e as medidas estruturais e não estruturais adotadas e planejadas para restabelecer e garantir a estabilidade da estrutura.” “O Igam determinou que sejam comunicadas, no prazo máximo de cinco dias, todas as ações emergenciais realizadas e planejadas na barragem de Lajes desde o evento de 1º de março de 2026, incluindo monitoramentos adicionais, articulação com Defesas Civis e Prefeituras, além do cronograma imediato de obras e serviços necessários à garantia da estabilidade da estrutura.” O Igam ainda determinou que, em 90 dias, sejam apresentados os Planos de Segurança de Barragem (PSB), os Planos de Ação de Emergência (PAE), quando exigíveis, e as Revisões Periódicas de Segurança de Barragem (RPSB) das estruturas que se enquadrarem nos critérios legais Fonte G1 Grande Minas