Audiência pública será realizada na tarde de quarta-feira, com presença da Adunimontes

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realiza nessa quarta-feira, a partir das 14h30, audiência para discutir as medidas restritivas ao funcionamento das universidades estaduais.
Em pauta, os cortes patrocinados pelo governo do Estado no orçamento da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), incluindo a redução nos salários dos professores. Capitaneados pela Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), os professores debaterão em torno da necessidade de se fazer a defesa da carreira e da universidade pública e de qualidade.
De positivo, até o momento, há a abertura do diálogo com a reitoria, deputados e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que resultou, por enquanto, na disposição do governo de voltar a pagar o adicional por dedicação exclusiva, que havia sido cancelado.
Gustavo Cepolini, primeiro-secretário da Adunimontes, disse que o encontro servirá, ainda, para propor medidas com vistas à carreira docente. Já há um plano de carreira elaborado, mas ainda sem ser implementado, segundo o governo do Estado por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Na avaliação de Cepolini, esse imbróglio aumenta ainda mais a defasagem salarial dos professores da Unimontes, que já recebem o menor salário entre as universidades públicas do país.

Via Waldo Ferreira – Ascom Adunimontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *