O mais novo boletim da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), divulgado na manhã desta terça-feira (15), informa que o número de mortos em decorrência da Covid-19 no Estado chegou a 30, um crescimento de três óbitos em relação a ontem. O que chama a atenção neste último levantamento é que a quantidade de óbitos entre homens chegou ao dobro do mesmo índice registrado de mulheres.
Os mais novos números oficiais divulgados pelo Governo de Minas são:
30 óbitos (aumento de 11% em relação ao último boletim)
63 óbitos em investigação (aumento de 5%)
903 casos confirmados (aumento de 2%)
67.177 casos suspeitos (aumento de 5%)
Homens x Mulheres
Apesar da primeira morte oficial em Minas ter sido de uma mulher, confirmada no boletim do dia 30 de março, a quantidade de óbitos entre os homens disparou em relação ao gênero oposto. A disparada ocorreu a partir do último dia 6, já que o boletim do dia anterior listava equilíbrio: naquele momento, eram seis mortes, três de cada sexo.
Essa estatística não é observada apenas em Minas, mas sim uma tendência em vários cantos do mundo – e ainda não tem uma explicação definitiva por parte dos especialistas.
O jornal britânico The Guardian levantou a hipótese de que a maior incidência de óbitos entre homens possa ser uma combinação de três fatores: hábitos (tendo tabagismo como destaque), higiene e hormônios.
A publicação europeia, ocorrida no dia 26 de março, aponta que essa estatística foi registrada na China, França, Alemanha, Irã, Espanha e, na Itália, o percentual de mortes entre os homens superou os 70% em comparação ao de mulheres.
“A resposta honesta é que nenhum de nós sabe o que está causando a diferença”, resumiu Sarah Hawkes, diretora do Centro de Gênero e Saúde Global da UCL (University College London).
Covid-19 em Minas
Voltando à realidade mineira, ainda de acordo com a secretaria, 25 dos 30 mortos possuem mais de 60 anos. Além disso, 80% das vítimas estavam em algum grupo de risco, sendo que 16 delas tinham hipertensão.
O número de casos confirmados passou de 884 para 903, nas últimas 24 horas. São investigados 63 óbitos e outros 222 já foram descartados. Veja o perfil abaixo:
Onde estão os casos?
Reforce a proteção contra o vírus
A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Fonte: BHAZ