Obra começa na próxima segunda-feira e será inaugurada no dia 3 de julho, aniversário da cidade
Luta do vereador Rodrigo Cadeirante, a pista para manobras sobre motos e bicicletas começa a ser construída na próxima segunda-feira (24), nas proximidades do aeroporto. É unânime entre autoridades de trânsito e agentes políticos: a obra reduzirá a preocupação dos órgãos de fiscalização em coibir essa prática nas ruas de Montes Claros. Ao mesmo tempo, a medida garantirá espaço apropriado para que seus praticantes possam se divertir sem colocar em risco sua segurança e a de terceiros.
A ideia de tornar real o sonho de milhares de jovens praticantes do “Grau” – expressão popular para definir a prática do “Wheeling”, que significa empinar – é do vereador Rodrigo Cadeirante, que convenceu o ex-prefeito Humberto Souto, já falecido; e o atual, Guilherme Guimarães, da importância de reservar um espaço para a prática da modalidade e, ao mesmo tempo, livrar as ruas dessas manobras, que podem ser perigosas e são consideradas ilegais pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As manifestações de apoio à iniciativa de Cadeirante por parte das autoridades foram feitas durante o anúncio da ordem de serviço para a construção da pista, cujas obras se iniciam no próximo dia 24, em área adjacente ao Anel Rodoviário Leste, no bairro Jardim Independência, nas proximidades do Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira.
O serviço será executado pela Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização de Montes Claros (Esurb) e está orçado em R$ 400 mil, recursos do tesouro municipal. Na sequência, o vereador vai encaminhar à Câmara Municipal projeto de lei transformando o “Grau” em modalidade esportiva no município.
O ativista da Tribo 244, que reúne os praticantes dessa modalidade, Vander Emanuel, fez coro à necessidade de garantir o direito dos “grauzeiros” e, ao mesmo tempo, respeitar a lei. “Estamos correndo atrás dessa conquista desde 2021, buscando a legalidade para a nossa prática”, lembrou, enaltecendo o trabalho de Rodrigo Cadeirante e reiterando que, a partir do momento em que a pista estiver funcionando, haverá punição rigorosa para quem insistir em fazer manobras arriscadas nas vias públicas. Ele informou que os praticantes terão uma carteirinha de identificação.
Vander Emanuel comemorou o fato de agora não ser mais necessário viajar até 1.000 quilômetros para poder praticar o “Grau” em cidades fora do estado, que mantêm pista apropriada. Além de tirar a prática ilegal das ruas, ele acredita que a medida vai movimentar a economia da cidade. Outra questão relevante apontada pelo “grauzeiro” é o fato da legalização do “Grau” ser um fator de combate ao preconceito. De fato, outrora skatistas eram discriminados, sendo que hoje são festejados, pois o esporte passou a ser olímpico e tem como referência Rayssa Leal, a “fadinha”, medalhista olímpica. “Podem esperar que daqui também sairá um campeão olímpico”, projetou Vander Emanuel.
Ao falar sobre a conquista Rodrigo Cadeirante citou trecho de uma canção do cantor Hungria, segundo a qual, “maior que o temporal é a fé que habita em mim”. A menção tem a ver com seu ato de coragem em levar á frente um projeto inicialmente incompreendido por muitos, por desinformação e preconceito. “Passei por um temporal de incompreensões, mas mantive a fé de que tudo valeria a pena. O ´Grau´ não é crime, desde que praticado em local adequado”, ressaltou. E mandou um recado aos praticantes: “o pai dá um brinquedo ao filho, mas toma quando ele não se comporta bem”, disse, reforçando que o oferecimento da pista caminhará paralelamente ao endurecimento das ações da Polícia Militar e da MCTrans contra aqueles que teimarem em infringir a lei e empinar moto nas ruas. Para o vereador, a construção da pista será um marco contra o preconceito e a discriminação. “Qual a diferença entre o ‘Grau’ e o Motocross? É o tipo de moto e a classe social dos seus praticantes”, comparou. “Se o Brasil é o país do futebol, Montes Claros será a cidade do ´Grau´”, projetou.
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães elogiou a fibra de Cadeirante, que não desanimou com as dificuldades e levou a ideia à frente. Ao anunciar o início das obras, Guimarães deu outra grande notícia aos presentes: a pista será inaugurada no aniversário da cidade, em 3 de julho. Presente à solenidade da ordem de serviço, o prefeito de Olhos D`Água, Rodrigo Ribeirão, entusiasta da modalidade, disse ao vereador que é sua intenção também viabilizar espaço semelhante em seu município.
O “Grau” consiste na execução de manobras e acrobacias radicais em motocicletas ou bicicletas. O condutor anda somente em uma roda, enquanto empina a moto ou fica de pé no banco, segurando o guidão.
Texto e fotos do jornalista Waldo Ferreira