O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quinta-feira (17) sua caravana pelos estados do Nordeste. Serão cerca de 4 mil quilômetros percorridos, com atividades confirmadas em 25 municípios. O objetivo do projeto “Lula pelo Brasil” é debater um modelo de desenvolvimento para o Brasil, que, segundo o ex-presidente, foi “abandonado” pelo governo de Michel Temer.
“A maior aula que tive sobre o Brasil foi viajando o país. Por isso, vou fazer novamente as caravanas. Agora com mais experiência e mais organização para entender as necessidades do povo”, disse Lula, quando anunciou a viagem.
Já nesta quinta, Lula embarca para Feira de Santana (BA), onde será recebido com um ato público, às 19 horas, em defesa das políticas para o semiárido e agricultura familiar.
Ainda na programação, está prevista participação no lançamento da 3ª Fase do Memorial da Democracia, em Salvador, às 10 horas do sábado (19). Também na capital baiana, o ex-presidente participa de mais um ato de lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula, já lançado em eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Já no dia 26, ele estará no ato de trabalhadores em defesa da indústria petroquímica e naval.
Durante o percurso, Lula se encontrará com políticos, empresários e sindicalistas, como o ex-ministro Jaques Wagner (PT) e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
Lula também seguirá para Recife, João Pessoa, Campina Grande (PB), Currais Novos (RN) e Mossoró (RN). No dia 29, o ex-presidente chega ao Ceará, onde estão previstas atividades em Quixadá e Juazeiro do Norte. Na sequência, ele passará por Granito (PE), Marcolândia (PI), Picos (PI), Teresina e Timon (MA), encerrando as atividade em São Luís, no dia 5 de setembro.
O projeto das novas caravanas está sendo organizado pelo PT e pelo Instituto Lula, com participação da Fundação Perseu Abramo.
Prêmios e títulos
Durante a viagem pelo Nordeste, Lula receberá quatro títulos de Doutor Honoris Causa: na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, na sexta (18); na Universidade Federal do Sergipe, no dia 21; na Universidade Estadual de Alagoas, no dia 23; por último, na Universidade Federal da Paraíba, no dia 26.