Os torcedores repudiam “aqueles que não tem a capacidade de entender o significado de democracia” e tentam “ressignificar” a história do clube
Um grupo de mais de 500 torcedores do Palmeiras divulgou um manifesto nesta sexta-feira (5) em favor da democracia e contra a intolerância. A publicação foi feita pelo movimento Palestra Sinistro dias após uma grande manifestação ter tomado a Avenida Paulista com torcedores de diversas equipes em favor da democracia.
“Repudiamos todos aqueles que negam esta história, mas que a usam, esquecendo de como nascemos e nos fortalecemos, repudiamos aqueles que não tem a capacidade de entender o significado de democracia e tenta, à força, ressignificar nossa história, repudiamos a violência, a intolerância, a mentira e não vamos nos calar”, diz trecho do documento.
“Não precisamos falar quem somos para aqueles que não nos conhecem e/ou aqueles que acham que nos conhecem. Apenas somos, Palmeirenses, que bradam por justiça e democracia”, afirmam.
O manifesto não menciona os atos marcados por antifascistas no próximo domingo na Avenida Paulsita, mas sinaliza apoio às manifestações que tem surpreendido os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro é torcedor do Palmeiras e já tentou usar o clube para se promover. Um grupo de apoiadores do presidente ainda se organizou sob as cores do clube para enfrentar corinthianos antifascistas.
Confira:
MANIFESTO DE PALMEIRENSES QUE APOIAM A DEMOCRACIA E A CIÊNCIA E QUE REPUDIAM A MENTIRA E INTOLERÂNCIA
Nós Palmeirenses temos o histórico de lutas, temos a dignidade de vestir o nosso manto, então nos organizamos e de nossa organização nascemos dentro da ditadura e nela lutamos pelo nosso espaço na sociedade, pelo nosso espaço nas arquibancadas, brigamos pelo direito de ir e vir e com orgulho de vestir a nossa camisa e empunhar nossas bandeiras.
As nossas bandeiras são pintadas com o suor de homens e mulheres, brancos, negros, índios, de todos os credos, de brasileiros e estrangeiros. Viemos de todos os rincões desta país, viemos de todas as quebradas e nosso grito não se calou e não vai se calar. Nossas bandeiras são tremuladas com a cor da inclusão social, são tremuladas pela força de nosso grito que pede respeito à democracia e ao direito de opinião. Nossas bandeiras são tremuladas pelo clamor de nossas gargantas que não se calam pelo direito ao trabalho, à moradia, à saúde e educação, nossas bandeiras tremulam pela razão de ter e ser um Palmeiras, gigante e de todos e todas.
Brigamos contra a imposição do sistema, levamos o Verde, de nossas camisas e de nossas bandeiras, em nossas vidas, é um lema, e a nossa união nos permitiu termos dignidade. Quiseram nos acabar, ressurgimos mais fortes, estamos presentes em todos espaços, participamos de manifestações populares, sejam elas culturais ou políticas, somos parte dos excluídos, lutamos por nossas ações sociais, cantamos contra a opressão nos estádios, e nada nos fará calar. Não precisamos falar quem somos para aqueles que não nos conhecem e/ou aqueles que acham que nos conhecem. Apenas somos, Palmeirenses, que bradam por justiça e democracia.
Repudiamos todos aqueles que negam esta história, mas que a usam, esquecendo de como nascemos e nos fortalecemos, repudiamos aqueles que não tem a capacidade de entender o significado de democracia e tenta, à força, ressignificar nossa história, repudiamos a violência, a intolerância, a mentira e não vamos nos calar.
Somos arquibancada, somos torcedores, somos pela vida, somos pela ciência, somos sempre PALMEIRAS.