É isso mesmo, bocaiuvense, arte e cultura em sua extensão tem residência e porto seguro há 28 anos: ABA-Associação Bocaiuvense de Artesãos.

Iniciou sua jornada com a missão de ajudar a melhorar a vida dos artistas e artesãos de Bocaiuva-MG, através da divulgação e promoção da comercialização de suas obras de arte. Numa luta incansável e repleta de esperança, garra e persistência, vencendo as dificuldades de toda ordem, a presidenta Ismênia Aparecida de Oliveira, liderava uma escalada de sucesso, até os dias atuais, sustentada pela sua visão: fazer com que a ABA fosse a embarcação que navegasse com sustentabilidade pelos rincões do norte e noroeste das Minas Gerais.
Essa navegação segura e gloriosa, só foi possível porque sempre se deu em águas de humildade, união, fé, ética, perseverança, respeito, transparência, franqueza e compromisso com os associados. Estes valores imprimidos e cultivados levou a ABA e seus associados a trabalharem constantemente com o senso de responsabilidade social e ambiental, sem nunca deixar de exercitar a inovação e a criatividade. Processos de capacitação foram sempre a tônica o que proporcionaram a qualidade e excelência dos artesanatos em todas as áreas, o que levou a ABA a aportar em portos seguros além Bocaiúva-MG, pois transformou-se em Agência de Desenvolvimento, alcançando o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri.
Seu poder de navegação aumentou com a credibilidade alcançada pela sua gestão e capacidade profissional dos seus associados, que alcançou os mares da Feira Nacional do Artesanato-Mão de Minas e participando de quase a totalidade das edições dos Festivales. Se fosse aqui descrever as participações em Minas Gerais e no Brasil, isto não seria uma matéria jornalística e se transformaria em um livro. Inclusive, fica aí a dica: escrevam um livro contando o diário de bordo dessas gloriosas navegações.
Como resultado de suas vitoriosas e robustas navegações, não faltaram navegadores poderosos que se aproximaram e firmaram parcerias como: Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Banco do Nordeste do Brasil, Servas, FIEMG, CODEVASF, SEBRAE, várias instituições como Prefeitura, Sindicato Metalúrgicos, ACI/CDL, empresas como Café Três Corações, V&M Florestal, escolas e comunidades rurais de Bocaiúva e das Minas Gerais como SEDE /IDENE, EMBRAPA, AMAMS, PAB, EMATER, Inter TV Grande Minas, dentre outras e até o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Exterior.

É…bocaiuvense, pode se orgulhar em saber que mais de 800 famílias de sua querida cidade, são os braços fortes de remadores dessa sua cultura, que até os dias atuais continuam produzindo e “remando”…, guiados pela competente gestão da “capitã dessa embarcação” Ismênia Oliveira, nossa excepcional artista reconhecida internacionalmente, Parabéns capitã e remadores da cultura bocaiuvense!
Bocaiúva 04-08-2024

Uma resposta

  1. Isso é um exemplo para ser seguido em vários setores da vida humana. O planeta Terra precisa cada vez mais de pessoas como Ismênia. Parabéns pelo seu despojamento, dedicação e legado artístico. Parabéns artesãos e artesãs e muito obrigado pelo belíssimo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *