Projeto recebe homenagem da Câmara Municipal

O projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, executado pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria de Educação, recebeu na noite dessa quinta-feira, 14, uma homenagem especial da Câmara Municipal, pelos 10 anos dedicados ao incentivo à leitura. Na oportunidade, também foi outorgado o Título de Cidadã Honorária de Montes Claros à coordenadora do projeto, professora Ellen Santa Rosa.
A sessão especial foi realizada no Plenário da Câmara e contou com a participação da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, de professores participantes do projeto ao longo desses 10 anos, servidores municipais, autoridades e demais convidados, além dos vereadores.
Durante o evento, foi recordado que o Trilha da Leitura é parceiro da TV Câmara, em uma colaboração iniciada no período de pandemia, o que possibilitou levar aulas aos alunos por meio do canal institucional. Além de suprir uma necessidade em um momento difícil, as aulas contribuíram para a programação da TV Câmara, que passou a incluir em sua grade um horário voltado para as crianças e adolescentes, que continua mesmo com o fim da pandemia.
O Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura é desenvolvido pelo Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros desde 2013. O objetivo é incentivar a prática da leitura literária, nos mais diferentes espaços, utilizando suportes e estratégias que visam o desenvolvimento da leitura e, consequentemente, da escrita. “É um projeto que foi construído a várias mãos ao longo desses dez anos e, hoje, está gigantesco, com um papel fundamental na formação dos nossos alunos, contribuindo para melhorar os índices de aprendizagem nas escolas do município, mas que também leva arte e alegria para toda a população”, ressalta a secretária Rejane Veloso.
O projeto é formado por uma equipe de professores do próprio município, que se veste de teatro e poesia para despertar a criatividade e a imaginação, através dos personagens exclusivos que compõem a Turma da Leitura: a Lalinha, o Leleu, a Leleia, a Vovó, a Fadinha, entre tantos outros, que, de forma lúdica, contribuem para desenvolver a capacidade cognitiva, o letramento literário, o pensamento crítico, potencializando a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
Para dar suporte ao projeto, de 2017 a 2023 o Município investiu mais de R$ 2,6 milhões na aquisição de livros literários, totalizando 69.043 livros de diversos autores, disponibilizados nas bibliotecas das escolas, para alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Homenageada especial, a professora Ellen Santa Rosa destacou que são dez anos de muitas histórias para contar. “Histórias contadas nas escolas, nas praças, nos parques, nas feiras, nos hospitais. E também são dez anos de muita gratidão a todas as pessoas que colaboraram, que fizeram parte dessa história, de forma especial à Administração Municipal, por acreditar e investir nesse projeto que é tão transformador”, reconhece a coordenadora, que participa do projeto desde sua fundação.
Mais nova Cidadã Honorária de Montes Claros, Éllen Santa Rosa nasceu na cidade vizinha de Josenópolis, onde passou sua infância, vindo para Montes Claros para estudar aos 10 anos de idade. Professora e supervisora efetiva no Município de Montes Claros desde 1992, Ellen é formada em Pedagogia, especialista em Educação Infantil e mestre em Letras – Estudos Literários. Também é escritora, com seis livros infanto-juvenis publicados: “O jacarezinho mordedor”, “Isto sim, Aquilo não!”, “Tico aprende a dormir sozinho”, “Minha cidade, meu futuro”, “Na trilha da Leitura” e ”Fio do tempo”, um livro em coautoria com Marismar Borém, que traz a história de Montes Claros através da literatura de cordel. “E tenho outros dois livros prontos que serão lançados em breve, o ‘Chazinho da Vó Zefa’ e ‘Retalhos de História’ ”, informa.
Além do título especial à coordenadora, ao final da sessão especial foram prestadas homenagens a todos os professores participantes do projeto Trilha da Leitura ao longo desses anos, que receberam um certificado de reconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *