Número representa 91% do total de violações de 2023; “É extremamente alarmante”, diz deputado Daniel Almeida sobre o crescimento de casos, destacando aumento de 300% na Bahia

Foto: Tânia Rego/AgBr

O número de violações à liberdade religiosa no Brasil atingiu 1.940 registros no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos. Esse total representa 91% do número total de violações registradas em 2023.
As religiões afro-brasileiras são as mais afetadas, com 276 das 525 violações identificadas envolvendo adeptos dessas crenças. O candomblé lidera com 166 violações, seguido pela umbanda com 124, e registros que envolvem ambas as religiões somam 22. Correntes evangélicas são predominantemente acusadas de cometer essas violações, com 55 casos distribuídos em 34 denúncias.
Os estados com maior número de violações são São Paulo e Rio de Janeiro, com 434 violações cada um, seguido da Bahia com 145, Distrito Federal com 132 e Minas Gerais com 121. O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), autor da Lei 11.635/07, que institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, expressou preocupação com o aumento significativo dessas denúncias.
“É extremamente alarmante que as denúncias de intolerância religiosa tenham crescido mais de 300% na Bahia nos últimos dois anos. Esse dado nos chama a reforçar a luta contra o ódio e a discriminação. A Bahia é um estado de grande riqueza cultural e religiosa. Atos de intolerância como esses precisam ser erradicados. Garantir o respeito às crenças de cada cidadão é um dever de todos nós para vivermos em harmonia”, destacou Daniel.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Sancionada em 2007, a Lei 11.635 estabelece o dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data homenageia a Iyalorixá baiana Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda, fundadora do Ilê Axé Abassá de Ogum, que faleceu após sofrer violência física e verbal devido à destruição de seu terreiro.

Disque 100
O Disque 100 é um serviço ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O canal recebe demandas relacionadas a violações de Direitos Humanos, principalmente ataques contra grupos em situações de vulnerabilidade social. O serviço funciona diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, e pode ser acessado por meio de discagem direta e gratuita, email ou WhatsApp (61 99611-0100).

__

com agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 13 =