A programação começa às 14 horas do dia 1º de dezembro, próximo sábado, na Praça dos Jatobás.

 Por Laura Murta (*)

Montes Claros é sem dúvida uma cidade singular. Na contramão da onda de medo, preconceito e intolerância que paira sobre o país, a cidade será palco da Parada do Orgulho LGBT no próximo dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Este ano, a Parada é especialimente simbólica. 2018 marca os 40 anos de luta pelos direitos LGBT no Brasil, como movimento de cidadania e a luta é justamente pela universalização dos direitos sociais. O Movimento LGBT luta pela consciência do direito a ter direito, que não pode ser reduzido às conquistas legais ou ao acesso a direitos previamente definidos.

A luta é por (re)existir na diferença. A luta é pelo respeito à diversidade de pensamento, gênero e orientação sexual. A luta é contra o preconceito que impede o diálogo e estimula a violência.
Em Montes Claros, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Movimento Gay dos Gerais (MGG), com apoio de diversos órgãos de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, realizará uma grande festa da tolerância e da alegria.
A programação começa às 14 horas do dia 1º de dezembro, próximo sábado, na Praça dos Jatobás.
“Fizemos uma grande festa no ano passado e faremos uma ainda maior este ano. Com o apoio de todos os órgãos de segurança, com a parceria do Movimento Gay dos Gerais e de apoiadores e simpatizantes como o colunista Maicon Tavares, faremos da Parada do Orgulho LGBT um dos mais festivos eventos do calendário oficial da cidade”, comentou o secretário municipal de cultura João Rodrigues.
O presidente do Movimento Gay dos Gerais, José Cândido Macedo, comemora o apoio da Prefeitura, por meio das suas diversas secretarias. “Diante do temor se conseguiriamos ou não realizar a parada, tivemos a alegria de contar com a parceria da Prefeitura que através de várias secretarias estão nos dando todas as condições de fazer uma festa linda, para celebrar a diversidade e a tolerância”.

* Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dois =