O Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro. Trata-se de uma data comemorativa importantíssima, que reforça o valor desses profissionais tão essenciais para a formação humana e desenvolvimento da sociedade.
CRIAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR
O décimo quinto dia do mês de outubro não foi escolhido para celebrar o Dia do Professor aleatoriamente. Nessa data, no ano de 1827, foi decretado, por Dom Pedro I, a criação do Ensino Elementar no Brasil. A Lei de 15 de outubro de 1827 buscava alfabetizar os cidadãos brasileiros, tendo como o primeiro artigo a seguinte definição:
“Em todas as cidades, villas e logares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que forem necessarias.”*
*a ortografia original foi mantida.
Uma outra definição da lei promulgada foi a definição do que seria ensinado nas escolas. Além de ler e escrever, os professores deveriam ensinar operações matemáticas básicas, a gramática da língua portuguesa, a história do país e os princípios da moral cristã. Para atrair mais docentes, também foi decretado alguns direitos dos denominados mestres e mestras, como salário igual independentemente do gênero e aumento da remuneração.
Muitos anos depois, em 1947, o professor do estado de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de transformar a data da lei no Dia do Professor, iniciando as comemorações nas instituições educativas e uma pausa nas atividades do segundo semestre letivo.
A ideia do professor foi muito bem aceita e realizada em outras escolas. Foi então, em 1963, que o Dia do Professor foi oficializado como um feriado escolar. A oficialização ocorreu por meio do Decreto Federal nº 52.682, e ainda ressalta a importância de envolver todos da comunidade escolar (como demais funcionários da escola, alunos e suas famílias) na comemoração para o professor.
HOMENAGEM DE DIA DOS PROFESSORES
O Dia do Professor é um momento excelente para prestar uma homenagem aos profissionais. E incluir os alunos da escola nessa homenagem torna tudo ainda mais especial.
Aproveite a data para planejar um momento de comunhão, no qual a comunidade escolar se reúna e demonstre o seu apreço por meio de apresentações, leitura de poemas e até presentes.