Uma grande multidão compareceu à Praça da Matriz nesta sexta, 26, para participar das comemorações pelo 44º aniversário do Centro Cultural Hermes de Paula. Para marcar tão importante data, a Prefeitura de Montes Claros promoveu um grande show ao ar livre, bem em frente ao Centro Cultural, com o cantor montes-clarense Tino Gomes apresentando ao público o espetáculo musical “Catrumano”.

Presente ao evento, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, declarou ser “muito gratificante estar aqui nesse momento, nessa bela noite, ao lado do nosso Centro Cultural de grande história, recebendo Tino Gomes. Isso demonstra que Montes Claros é uma cidade cada vez mais acolhedora, alegre, amigável e feliz”.

“Muito feliz pelo convite da Prefeitura de participar dos 44 anos do Centro Cultural, que eu inaugurei. Acho importantíssimo, porque Montes Claros é um celeiro de talentos, e o Centro Cultural é o formador desses talentos. Viva Doutor Hermes de Paula!”, exclamou Tino Gomes.

CENTRO CULTURAL – O Centro Cultural Hermes de Paula é composto pela Galeria de Artes Godofredo Guedes, pelo Teatro Municipal Cândido Canela e pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho.

A Galeria de Artes Godofredo Guedes é um lugar onde são expostas as mais variadas manifestações artísticas em forma de telas, esculturas e materiais fotográficos de renomados artistas. Nas tradicionais Festas de Agosto, por exemplo, o espaço costuma receber obras e fotos que valorizam as manifestações dos catopês, marujos e caboclinhos.

O Teatro Municipal Cândido Canela é outro ambiente que respira cultura. Para incentivar a ida da população ao teatro, as atrações costumam ser a preços populares.

A Biblioteca Pública Dr. Antônio Teixeira de Carvalho é um ambiente onde o conhecimento e os saberes estão sempre presentes. O espaço conta com um acervo de mais de 70 mil livros catalogados, entre obras literárias e acadêmicas.  A biblioteca também oferece um acervo audiovisual, que auxilia os estudantes em suas pesquisas. Dentro das dependências da Biblioteca há um espaço onde ficam expostas, todos os dias, poesias de vários artistas convidados: o famoso Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto.

TINO GOMES – Natural de Montes Claros, o contato de Tino com a música e com a arte vem desde a mais tenra idade. Dos 10 aos 16 anos, período em que foi seminarista, cantava no coro e atuava no teatro da instituição religiosa, fazendo dramas e comédias.

Ainda adolescente, já fora do Seminário, montou sua primeira banda de rock, intitulada “The Wilds”. Com ela, se apresentava nos bailes da cidade. Tino fundou, junto com mais três atores (Charles Boavista, Ângela Linhares e Eliane Steves), o “Grupo Raízes”, cuja proposta era fortalecer a música regional do Brasil.

A ligação de Tino Gomes com o Centro Cultural é muito grande, já que ele participou da inauguração do local, em 1979.

Acom/Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =