Em breve o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) deve nomear através de uma lista tríplice, o novo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, a Unimontes. Entre os candidatos mais bem votados, está o Doutor em Sociologia, Professor Rômulo Barbosa.

Após o pleito e seus pesos, muito tem se falado a respeito dos candidatos da lista tríplice, no entanto, entre os principais argumentos levados em consideração antes de uma escolha de tamanha importância, o governador busca pelo nome que tem boa articulação com as classes profissionais e políticas e conhecimento acadêmico da universidade , com a capacidade de manter saudável interlocução com o Governo de Estado e também Federal; estar disposto a não perseguir aqueles que em sua opção democrática durante pleito, não tenha escolhido seu nome para apoiar e dar seu voto; e buscar de todas as formas a união acadêmica por uma universidade forte e pacificadora.

O professor Rômulo Barbosa reúne, reconhecidamente, tais requisitos. Egresso da graduação em Ciências Sociais da Unimontes, fez mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professor da Unimontes há 16 anos. Foi coordenador do curso de graduação em Ciências Sociais, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (nível de mestrado e doutorado) e fundador dos mestrados em Geografia e em Sociedade, Ambiente e Território.

Foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) e também Pró-Reitor de Pesquisa da Unimontes. Já publicou cerca de 35 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de 22 capítulos de livro. Integrante de redes nacionais e internacionais de pesquisa e extensão, já ministrou palestras e participou de eventos acadêmicos em universidades da Alemanha, Canadá, México e Portugal. Outro aspecto importante que deve ser destacado é a composição das candidaturas à reitoria. Há 17 anos como professor da Unimontes, o professor Ildenilson Meireles compõe a lista tríplice como vice-reitor de Rômulo Barbosa.

Engajado em defesa da Universidade Pública de qualidade, Ildenilson Meireles sempre participou ativamente da vida acadêmica representando seu departamento nos conselhos superiores da universidade, além de se dedicar a projetos de ensino, pesquisa e extensão na área das ciências humanas. Sempre pronto ao diálogo, ele demonstra ao longo da sua trajetória acadêmica a capacidade de inserção nas demandas da universidade, sejam elas estudantis, docentes ou do corpo técnico. Formado em Filosofia pela Unimontes, com mestrado em Filosofia pela UFPR, doutorado pela UFSCar também em Filosofia e pós-doutorado pela UFPR, o professor Ildenilson Meireles é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Violência, coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia e coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em História. Além disso, ele também coordena o Grupo de Pesquisa Pensamento Contemporâneo, tem livro e vários artigos publicados em periódicos nacionais.

Os dois reúnem os requisitos para que a Unimontes esteja em boas mãos!

*Marcos Fred é diretor da editora Coletiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 4 =