A Prefeitura de Montes Claros, em convênio com o Governo Federal, por intermédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), construirá em breve o trevo de acesso ao bairro São Geraldo II. A perigosa travessia, pela BR-365, é um dos maiores gargalos enfrentados pelos moradores daquela parte da cidade e já provocou vários acidentes, vitimando moradores.
O compromisso foi firmado pelo prefeito Guilherme Guimarães, com apoio do deputado federal Marcelo Freitas, em resposta à cobrança do vereador Rodrigo Cadeirante feita durante solenidade para anúncio de asfaltamento de ruas do bairro. O vereador revelou que o município já cogitou se responsabilizar em resolver o problema, mas enfrentou resistência por parte do DNIT, uma vez que o local está sob a jurisdição de uma rodovia federal.
Rodrigo reforçou que a obra é primordial para garantir a segurança e solicitou empenho de Freitas para intermediar o diálogo com o DNIT como forma de agilizar a execução da obra. O deputado anunciou que empenhará recursos de emenda parlamentar para o serviço tão logo o projeto esteja pronto.
Guilherme Guimarães determinou ao secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Vanderlino Silveira, a elaboração de projeto para a construção do trevo de acesso. Antes disso, porém, prometeu dotar o local de iluminação, como forma de amenizar a situação enquanto o problema não é resolvido de forma integral. Outra demanda ao DNIT será a recolocação do radar, pois sua retirada aumentou os riscos de acidentes, devido ao abuso na velocidade empreendida pelos veículos.
Durante o encontro, para a assinatura da ordem de serviço de pavimentação de nove ruas com recursos de emenda impositiva de Rodrigo Cadeirante, ele também cobrou do prefeito o asfaltamento da estrada de acesso à Comunidade de Gameleira.
Texto e fotos: jornalista Waldo Ferreira